Autores

Carolina Soares Jucá, A. (IFPI) ; das Chagas Alves da Silva, F. (IFPI) ; Alves Carvalho da Silva, R. (IFPI)

Resumo

Muitas metodologias têm sido aplicadas como alternativas para rediscutir as formas “tradicionais” de ensino amparadas na exposição e pouca participação dos alunos. Dentre as metodologias que vem sendo bem empegadas, têm-se o uso de jogos didáticos, proposta facilitadora do ensino e aprendizagem dos alunos, uma vez que tem a capacidade e tornar a aula mais atrativa e dinâmica. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica dos jogos didáticos sobre a tabela periódica no interstício de 2013 a 2023. Para a aquisição dos referenciais teóricos foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico e os periódicos Capes por meio da varredura de trabalhos publicados no período de 2013- 2023.

Palavras chaves

tabela periódica; jogos didáticos; ensino de ciências

Introdução

O ensino nas escolas contemporâneas a nível fundamental tem exigido cada vez mais adaptações e a criatividade dos professores na condução de estratégias metodológicas eficientes, bem como de metodologias diferenciadas e inovadoras para o ensino e aprendizagem do aluno (SOARES, 2008; COSTA, 2019). Dessa forma, as metodologias ativas têm se tornado uma alternativa eficaz determinada a mudar a realidade na sala de aula, principalmente das que ainda utilizam a pedagogia tradicional, com aulas ministradas apenas de forma expositiva, como principal metodologia de aprendizagem (SOUSA, 2020; BARROS; XAVIER, 2022). De acordo com Lovato et al. (2018) e Costa (2019), as metodologias ativas têm sido definidas como alternativas pedagógicas que têm o aluno como o principal agente do aprendizado, implicando em uma aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas e os professores como facilitadores do processo. Deste modo, excluindo a associação do professor e o livro didático como exclusivo meio dos saberes nas aulas. Nessa perspectiva, uma das metodologias ativas que vem sendo aplicadas são os jogos didáticos, materiais educativos alternativos, que possuem como a finalidade de complementar e facilitar a compreensão dos alunos com conteúdo na sala de aula, principalmente dos quais são tido como complexos (DO NASCIMENTO et al., 2012). Os jogos didáticos têm sido um instrumento muito importante, sendo estes capazes de transformar as áreas do conhecimento, uma vez que une o lúdico à aprendizagem, possibilitando benefícios tanto aos alunos como aos professores (DURAZZINI et al., 2018; CONCEIÇÃO; MOTA; BARGUIL, 2020).

Material e métodos

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, visando um panorama dos jogos didáticos aplicados como metodologia alternativa para o ensino da tabela periódica no ensino de ciências do 9° ano do ensino fundamental que respondessem as seguintes perguntas norteadoras: Quais trabalhos tem apresentado jogos didáticos para o conteúdo de Tabela Periódica? Quais os tipos de jogos? Quais os conteúdos abordados? Qual o tipo de análise (qualitativa ou quantitativa) está sendo empregada para avaliar a eficiência dos jogos? Quais materiais vêm sendo utilizados para a confecção dos jogos? Para a realização do levantamento bibliográfico foi utilizado duas bases de dados importantes: O portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico. O Periódicos Capes de acordo Freitas, Sampaio e Barroso (2022), consiste em uma base de dados de grande disseminação e democratização de informações, enquanto o Google Acadêmico de acordo com Souza, Oliveira e Barbosa (2021) trata-se de uma base intuitiva, acessível, confiável e possui uma grande cobertura para pesquisas relacionadas à educação. Assim, para a busca dos trabalhos, foram utilizadas as seguintes palavras chaves na plataforma Google Acadêmico: ensino de química + jogos + tabela periódica + ensino aprendizagem + ensino fundamental para ambas as bases de dados. Já para a base dos Periódicos Capes foi utilizada a busca simples utilizando o operador booleano AND e as seguintes palavras chaves: ensino de química AND jogos AND tabela periódica AND ensino aprendizagem AND ensino fundamental.

Resultado e discussão

Dos trabalhos analisados, nove atenderam aos pré-requisitos estabelecidos na pesquisa bibliográfica, que utilizaram os jogos como recurso didático facilitador do ensino da Tabela Periódica, bem como a banco de dados, modalidade e referências. Observou-se que dentre os 9 trabalhos, todos foram encontrados na plataforma Google Acadêmico com exceção do trabalho 9, encontrado em ambas plataformas (Google Acadêmico e Periódicos Capes). Além disso, é possível observar que a utilização dos jogos didáticos para o ensino da tabela periódica vem sendo bem trabalhado e explorado em diversas esferas acadêmicas, uma vez que dentre os resultados há publicações de artigos, tcc e anais de congresso na área de ensino de ciências. Com relação ao ano das publicações analisadas, em 2017 houve uma maior quantidade de trabalhos utilizando jogos para o ensino da Tabela Periódica quando comparado aos anos anteriores e posteriores, o que pode estar relacionado ao aumento do interesse pela inovação de métodos de ensino aprendizagem que despertassem o interesse dos alunos na sala de aula no recorrente ano (COSTA; HARDOIM, 2021; VITAL JÚNIOR; REZENDE; REZZADORI, 2021). Embora dentre os vários tipos de jogos aplicados, observa-se que o jogo de bingo (T2, T4, T5 e T6) foi o mais utilizado quando comparado aos outros tipos de jogos. MEDEIROS et al. (2021) relaciona tal aspecto ao fato do bingo ser um jogo adaptável, pois torna-se vantajoso em diversos tipos de atividade e em fixação de conteúdos, além de permitir que fatores como a: atenção, concentração, respeito à regras entre outros, podendo ser utilizado em várias áreas do conhecimento. Um dos trabalhos utilizou dois jogos para verificação da aprendizagem o que está associado com a função destes serem de fácil aplicação e pouco tempo para execuçã

Conclusões

Notou-se que nos últimos 10 anos os jogos didáticos utilizados no ensino de ciências no 9º ano como ferramenta auxiliar para o ensino de tabela periódica tem sido bem trabalho na área de ensino de ciências, além de ser eficientes no processo de ensino e aprendizado dos discentes. Existe uma variedade de assuntos que são abordados utilizando o tema tabela periódica e que o conteúdo de Elementos químicos (Nomenclatura e símbolos) é o que mais se destaca. Além disso, pode-se notar que na pesquisa realizada há uma grande variedade de tipos de jogos, onde o jogo de bingo tem sido o mais utilizado.

Agradecimentos

Referências

COSTA, L. M. C.; HARDOIM, E. L. Jogos didáticos: uma análise de pesquisas produzidas sobre métodos ativos com foco nos conhecimentos de Genética. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 48294-48307, 2021.

MEDEIROS, J. et al. A utilização do jogo de bingo como instrumento educativo nas aulas de matemática: um relato de experiência. In: Navarro, E. R.; SOUSA, M.C. Educação matemática em pesquisa: perspectivas e tendências. Guarujá: Científica, 2021.

VITAL JUNIOR, A. A. ; REZENDE, B. H. M.; REZZADORI, C. B. D. B. Jogos no ensino de química: panorama dos trabalhos publicados na Revista Química Nova na Escola. Scientia Naturalis, v. 3, n. 4, 2021.

FREITAS, H. W. S, SAMPAIO, C. G.; BARROSO, M. C. S. Metodologias para o ensino de ligações químicas na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e16411830638-e16411830638, 2022.