Autores

Pereira, J.G.N. (IFCE) ; Sampaio, C.G. (IFCE)

Resumo

No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva o uso de novas abordagens pedagógicas na área de Ciências da Natureza durante o Ensino Médio. Desse modo, este estudo propõe analisar uma atividade interdisciplinar sobre soluções químicas através do enfoque educativo CTS e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Médio do curso técnico integrado em Química presente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú. Para isso, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo. Este ensaio pôde evidenciar, no pós-teste, a redução das concepções científicas, tecnológicas e sociais dos estudantes de natureza ingênua e plausível, bem como o acréscimo de concepções classificadas como adequadas.

Palavras chaves

Aprendizagem; CTS; Soluções Químicas

Introdução

A disciplina de Química é um campo dos conhecimentos que direciona os estudantes ao desenvolvimento de compreensões acerca das transformações químicas em seu cotidiano, em outros termos, de entendimentos sobre os fenômenos químicos de modo amplo, consistente e integrado em questões sociocientíficas (STADLER; AZEVEDO, 2021). Compreende-se que ensinar conceitos químicos requer dos docentes inúmeras desenvolturas comprometidas em um ato de contextualização entre o saber químico e seus vínculos com temas na ciência, na tecnologia e na sociedade (CTS). Desse modo, despertando entre aprendizes uma perceptível alfabetização científica apoiada na criticidade concreta da ciência (SILVA, SASSERON, 2021). Isto posto, entende-se que as abordagens em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) proporcionam tais elementos destacados (GUERREIRO; SAMPAIO; PÉREZ, 2021). A perspectiva de ensino CTS está concentrada na compreensão dos impactos oriundos dos avanços científicos e tecnológicos no meio social, empenhando-se a contextualizar postulados científicos para uma ampla acessibilidade de informações no corpo social. A reflexão CTS não está restrita a coeficientes isolados de uma sociedade particular ou de um campo do conhecimento, mas abrange peculiaridades sociais em preceitos gerais. Logo, preserva interdisciplinaridade científica e tecnológica. Nesse paradigma, esta investigação partiu do objetivo de analisar uma atividade interdisciplinar sobre soluções químicas através do enfoque educativo CTS e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes na disciplina de Química Analítica de uma turma de 2º ano do Ensino Médio do curso técnico integrado em Química presente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú.

Material e métodos

Esta investigação foi desenvolvida através de um estudo de caso. De acordo com Yin (2015), os estudos de caso se comprometem a conhecer e descrever exaustivamente um problema bem delimitado enfrentado por um certo agrupamento de indivíduos. Este estudo teve natureza aplicada e abordagem descritiva. Atuou como pesquisa descritiva conforme a caracterização da aprendizagem na proposta pedagógica. Os sujeitos investigados foram 25 estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Médio do curso técnico integrado em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú. A atividade envolvendo o ensino de soluções químicas a partir da abordagem CTS foi realizada em (04) quatro momentos: duas aulas expositivas dialogadas com duração de duas (02) horas cada sobre o conteúdo abordado, uma aula com duração de duas (02) horas para discussão entre equipes formadas pelos estudantes com temas CTS das soluções químicas e uma aula com duração de duas (02) horas para apresentação de projetos de pesquisa envolvendo o assunto analisado mediante a contextualização em CTS. A pesquisa também usufruiu de uma ótica quantitativa que, por sua vez, ofereceu uma interpretação adequada dos valores estatísticos atitudinais de aprendizagem atribuídos na pesquisa, produtos do Cuestionario de Opiniones de Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS), corroborando com a ideia de que a perspectiva quantitativa em trabalhos educacionais entende o problema pesquisado através da relação de variáveis que influenciam a obtenção de um resultado numérico (GATTI, 2004). Desse modo, o COCTS foi aplicado antes e após a intervenção, verificando possíveis alterações. Essa etapa da pesquisa está apresentada através de relações numéricas sobre o apanhado investigado.

Resultado e discussão

Nesta investigação foi aplicada a questão de numeração 10111 do Cuestionario de Opiniones de Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS) para medir os índices de compreensão CTS dos estudantes antes e após as intervenções realizadas. A referida questão está exposta na Figura 1. Os resultados obtidos através do COCTS foram calculados para que, a partir disso, fosse apresentado o valor médio dos índices atitudinais individuais dos 25 estudantes. Com isso, tais resultados estão expostos no Quadro 1. Observa-se, no Quadro 1, que a questão empregada apresentou 09 alternativas: 05 plausíveis, 02 adequadas e 02 ingênuas. Dentre as alternativas plausíveis, constatou-se que os sujeitos investigados reduziram, no pós-teste, todos os índices de compreensão parcialmente vinculada ao conhecimento científico no viés histórico, filosófico e/ou epistemológico. Todavia, o item adequado H manteve seu índice médio de atitudes e o item adequado de letra B apresentou um acréscimo de compreensão por partes dos educandos, o que significa o desenvolvimento de entendimentos científicos e tecnológicos. Por fim, as alternativas ingênuas apresentaram redução, significando que os estudantes diminuíram suas ideias irrefletidas da ciência.

Quadro 1 – Média dos Índices Atitudinais da Questão 10111 no pré-teste



Figura 1 – Questão aplicada antes e após a intervenção.



Conclusões

Esta pesquisa analisou uma atividade sobre soluções químicas através do enfoque educativo CTS em uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Os resultados expuseram que os estudantes aumentaram suas compreensões científicas, tecnológicas e sociais adequadas e reduziram suas concepções ingênuas, fatores almejados pelo estudo. Contudo, os sujeitos também reduziram suas concepções plausíveis. Portanto, cabe entender, em uma pesquisa vindoura, as razões que levaram a ocorrência desses fatores, por exemplo, sugere-se uma reaplicação da atividade na turma investigada e/ou em outras turmas da mesma série.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Referências

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 13 jul. 2023.
GUERREIRO, I. L.; SAMPAIO, C. de G.; PÉREZ, L. F. M. Ensino de ciências com enfoque CTSA: algumas reflexões. In: SAMPAIO, C. de. G.; BARROSO, M. C. da. S.; ARIZA, L. G. A. (Orgs.). Experiências em ensino ciências e matemática na formação de professores da Pós-Graduação do IFCE. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2021. p. 36-55.
MANASSERO, M. A.; VÁZQUEZ, A.; ACEVEDO, J. A. Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS). Princeton, NJ: Educational Testing Service, 2003. Información.
SILVA, M. B. S.; SASSERON, L. H. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. e34674, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/ZKp7zd9dBXTdJ5F37KC4XZM/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 13 jul. 2023.
STADLER, J. P.; AZEVEDO, M. da. S. A presença de aspectos sociocientíficos em livros didáticos de Química para o Ensino Médio. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. número extraordinário, p. 119-126, 2021. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15069>. Acesso em: 13 jul. 2023.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.