Autores

da Silva, T.A. (UESPI) ; Sá, J.L.S. (UESPI) ; França, A.A.C. (UESPI) ; Costa, L.N. (IFMA) ; Sales, G.S. (UFPI) ; Rolim, H.D.S.L. (ESCOLA ESTADUAL PAULO FERRAZ) ; Carvalho, S.R. (UESPI)

Resumo

O processo de formação de professores de Química tem grandes adversidades, como evasão do curso, déficit de professores da rede básica de ensino, desvalorização da profissão e do magistério em geral. Neste trabalho, foi abordado a formação do docente de licenciatura em Química, levando em conta aspectos sobre a aplicação e o impacto que o PIBID têm. O trabalho utilizou um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa de artigos publicados pela Revista Química Nova na Escola nos anos 2012-2022. Conclui-se, no tocante a demonstrar a importância do aperfeiçoamento e continuidade da aplicação do programa nas licenciaturas em Química, como forma de valorização do magistério, melhora na formação docente, diminuição da evasão do curso e do déficit de professores do ensino básico.

Palavras chaves

Formação docente; PIBID; Professor de Química

Introdução

O ensino básico passa por mudanças significativas em sua forma de aplicação na rede pública de educação do país, em consequência as grades curriculares dos cursos de graduação em licenciaturas devem acompanhar tais ajustes levando em conta a necessidade de haver alinhamento com a formação superior (BRASIL, 2018). As iniciativas políticas públicas tomadas pelas instituições responsáveis pelo desenvolvimento do ensino no país como o Ministério da Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superior (CAPES) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pela primeira vez em 2007 em Universidades Federais, realizada pelo Edital MEC/CAPES/FNDE com o objetivo de apoiar os estudantes de cursos de licenciaturas, pela pouca valorização dos professores da educação básica(CAPES, 2012). O PIBID favoreceu que os licenciados pudessem ter contato com as pesquisas desenvolvidas na área de ensino de química, com as experiências no ambiente escolar e na formação da sua identidade docente (STANZANI; BROIETTI; PASSOS, 2012). Nas licenciaturas em Química, o PIBID atua como forte intermediador das vivências e relatos do licenciando em sala de aula culminando com o desenvolvimento intensificado na fase de graduação. Tendo em vista isso, as Tipologias dos Saberes Docentes na sua IV definição de saberes, que o saber Experiencial são aqueles desenvolvidos pelos professores baseados no trabalho cotidiano e no conhecimento do seu meio de trabalho. São saberes que emergem da prática e são validados por ela. No contexto evasão pontua-se que a frustração e desvalorização pode levar ao abandono do curso, aliado a fatores sociais, econômicos e psicológicos (TARDIF, 2012). A pesquisa possuí como objetivo geral demonstrar o impacto do PIBID na educação em Química, pelo olhar da Revista Química Nova na Escola e como objetivos específicos: mostrar a importância do projeto no ensino de Química. Quanto a formação docente, diminuição da evasão do curso e do déficit de professores da rede básica e valorização do magistério. A intenção deste trabalho é demonstrar o impacto do PIBID na Educação em Química, de acordo com artigos publicados pela Revista Química Nova na Escola entre os anos de 2012 à 2022 sobre PIBID-QUÍMICA em diferentes instituições e através de diversificadas metodologias, considerando suas principais finalidades de existir no contexto educacional em diversas frentes, evasão, formação inicial e continuada, déficit de professores, e valorização do magistério.

Material e métodos

Para o estudo bibliográfico realizado foram selecionados artigos da Revista Química Nova na Escola, uma revista científica de acesso aberto ao público, os mesmos foram limitados àqueles que abordam a aplicação, as estratégias e resultados da implementação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura em Química, e então diagnosticar o impacto na educação nesta área das ciências, tendo este projeto como incentivo à docência Na pesquisa, foram utilizados artigos escritos e publicados sobre o programa PIBID-Química entre os anos de 2012 á 2022 retirados do acervo da revista. Esse levantamento encontrou 24 trabalhos porém a mesma valeu-se de apenas 15. O processo de exclusão ocorreu pela repetição de informações ou inexistência delas sobre o programa ,ocasionando um agregamento de volume que não é a intenção deste trabalho, que busca se atentar às ações relevantes e eficazes na Educação em Química através do PIBID ,onde tais documentos foram agrupados em linha cronológica de publicação, a condução se deu através das palavras-chaves “Formação”, “PIBID”, “Professor” e “Química”. Os artigos foram analisados para entender como a aplicação diversificada e em diferentes instituições do PIBID-Química consegue alcançar seus objetivos específicos de forma integral, independente do estado, da cultura e da maneira como o mesmo é inserido no meio acadêmico e levado até o ensino básico, ocasionando um viés positivo e fortalecedor do ensino de Química no nível superior, bem como no ensino básico, uma espécie de ponte entre escola e universidade, entende-se que o projeto é de grande valia no processo de ensino e aprendizagem para uma educação básica e superior de qualidade.

Resultado e discussão

A pesquisa bibliográfica foi realizada no acervo da Revista Química Nova na Escola entre os anos de 2012 e 2022 sobre PIBID-QUÍMICA, onde foram encontrados 24 trabalhos que serão apresentados de forma cronológica no gráfico 1. Nesta pesquisa, alguns documentos foram excluídos devido à repetição de informações ou à inexistência delas sobre o programa, assim, justifica-se a escolha de apenas 15 deles que serão explanados. No quadro 1 é apresentado os artigos selecionados neste trabalho. No artigo 1 o PIBID-QUÍMICA se deu no Instituto de Química de Araraquara, tendo início em 2010, com objetivo de analisar o saber Experiêncial no processo de formação docente através dos relatórios dos bolsistas (Licenciandos) e das respostas de questionários aplicados à toda equipe do subprojeto. O artigo 2 apresenta relatos de experiências do programa PIBID no curso de Licenciatura em Química na Universidade Estadual do Norte Fluminense, com atuação em duas escolas públicas da rede estadual. Tais relatos são referentes ao uso de metodologias diferenciadas na educação em química nas duas escolas. O terceiro artigo traz relatos de seis professores supervisoras que atuam na rede básica através de Rodas de Formação e escrita reflexiva, através do projeto PIBID, da Universidade Federal do Rio Grande, através de relatos de histórias de sala de aula por meio da plataforma Moodle. Foram narradas 48 histórias de sala de aula do ano de 2009 que falavam de como planejar e avaliar aprendizagem em Química. Os relatos trazidos neste artigo conseguem retratar o interesse dessas professoras em sua formação através da interdisciplinaridade e assim fortalecer a educação em química e firmar o PIBID como um projeto de alto poder de agregamento e fortalecimento da educação desde da rede básica ao ensino superior. O quarto artigo trabalha a influência do programa PIBID na formação dos acadêmicos de licenciatura em Química da Universidade Federal de Santa Maria. O desenvolvimento do PIBID-QUÍMICA na UFSM aconteceu em 4 escolas da rede pública de Santa Maria, inicialmente ocorreram reuniões sucessivas com os licenciandos, alunos, professores acontecendo então uma divisão de 4 grupos que realizaram visitas as escolas contempladas pelo projeto e, posteriormente foi efetuado a reorganização dos laboratórios existentes nelas, possibilitando assim o início das atividades experimentais por meio das oficinas temáticas. Portanto com base nos artigos avaliados o PIBID, cumpriu com seus principais objetivos, que é trazer os licenciandos à vivência da prática docente no ensino básico, aumentar o interesse pela permanência no magistério e a uma melhor formação com foco no importante ganho de conhecimento e evolução da educação em química. O artigo 5 trata do cenário, das dificuldades e perspectivas do programa no contexto de pesquisa, e traz informações importantes do projeto como a evolução do número de bolsas no primeiro edital em 2007 que foi um pouco mais de 3.000 mil para universidades federais, chegando até 41.000 bolsas em 2012. O artigo 6 aborda o poder que o projeto PIBID tem em unir a escola e a universidade no processo de formação do docente na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. O debate sobre a falta de interação entre teoria e prática no processo de formação do licenciado, lista fatores responsáveis pelos problemas enfrentados pelos recém-formados, dentre eles a desvalorização por parte da sociedade, falta de estrutura, a violência nas escolas e fora delas. O artigo 7 relata o PIBID na Universidade Federal do Rio Grande, por meio de rodas de formação constituídas por Licenciandos em Química, destacando a importância de registrar os momentos de sala de aula durante a aplicação do programa e o quanto essa interação enriquece a formação do professor de química, relatos esses que potencializam o saber e abrem discussões necessárias para o fortalecimento da aprendizagem tanto dos discentes quanto dos docentes. Na instituição criou-se Rodas de Formação, onde houve troca de vivências entre licenciandos, professores da escola e alunos por meio da escrita como meio efetivo de diagnosticar problemas na entrega de conteúdos em sala de aula que ocasiona o desinteresse do aluno pela disciplina O projeto analisou 220 histórias escritas nos dois anos do PIBID em 2009 e 2010. O artigo 8 tem por finalidade apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do subprojeto-Química da UnB- PIBID/Química/UnB. As principais vias de atuação do projeto era desenvolver 16 habilidades e competências, com o uso de experimentos, computadores, integrar os níveis da educação ensino básico e superior através de encontros entre bolsistas, coordenadores do projeto das universidades, os professores e supervisores dos discentes na sala de aula, por meio de quatros grandes encontros. O artigo 9 faz referência ao projeto PIBID no Instituto Federal Goiano e pontua a importância do incentivo financeiro dado pelo programa aos professores, coordenadores do projeto, bem como aos discentes. O IFG participou do PIBID pela primeira vez em 2010, para trazer inovação no ensino de química. Nesse contexto, foram desenvolvidas várias estratégias durante o projeto, como a realização de experimentos simples como o "O sangue do diabo", "chuva de ouro" e "varinha mágica", além de visitas técnicas e minicursos que trouxeram o uso de jogos lúdicos para ensinar química. O artigo 10 aponta a importância das atividades práticas na sala de aula desenvolvidas com apoio do PIBID no intuito de melhorar o ensino e aprendizagem de química, trazendo assuntos da disciplina que ocorrem no cotidiano do aluno. O projeto nesse artigo relatado se deu no complexo Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB) no município de Maceió (AL). Nesse contexto foram realizados 6 experimentos envolvendo conteúdos de química como separação de misturas, estudo dos gases, ligações químicas, preparo de soluções e pilha de limão. O artigo 11 discorre sobre a atuação do PIBID na Universidade Estadual de Santa Cruz com início em 2009, tendo 21 projetos desenvolvidos em escolas estaduais e municipais. As narrativas desse trabalho se deram através da produção de um diário pelos bolsistas, onde estes deviam anotar todas as atividades, experiências vividas durante a execução do PIBID e de como tal projeto fez diferença na sua formação. A autora pontua que apesar de todos os relatos advindos dos diários, pôde se observar a carência de discursões amplas sobre a vivência descritas nos diários. O artigo 12 refere-se a uma pesquisa realizada em 2015, da Universidade Federal de Juiz de Fora com ênfase nos alunos do ensino médio. A metodologia usada neste trabalho segue o uso de questionários para obter respostas sobre a cultura, condições sociais, o verdadeiro interesse dos alunos na área de ensino de Química e o conhecimento adquirido anteriormente. No artigo 13, de 2016, a pesquisa analisada tem como foco a inserção do discente no seu ambiente de atuação desde o início da graduação com a aplicação do PIBID, visando a vivência em sala de aula no ensino básico, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, utilizando uma metodologia de investigação, norteada pela pergunta: "Na percepção dos aluno e da professora supervisora, de que maneira ocorre a influência da atuação de um bolsista do PIBID/Química sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos?". No artigo 14, do ano de 2020, a pesquisa em questão trabalhou para mapear inventários descritivos, com um caráter bibliográfico, com consultas a teses e dissertações da CAPES de janeiro a novembro de 2018 e encontrou 28 teses e dissertações acerca do projeto. O artigo mais recente sobre a prática do PIBID refere-se a um trabalho publicado em 2022 (artigo 15) e estabelece aspectos importantes sobre a desistência e a permanência do licenciando em Química.

Gráfico 1: Tendências e Evolução do PIBID-QUÍMICA na Revista Química N

Gráfico 1: Tendências e Evolução do PIBID-QUÍMICA na \r\nRevista Química Nova na Escola (2012-2022)

Quadro 1: Artigos selecionados

Artigos selecionados na revista Química Nova da \r\nescola

Conclusões

A Química é um campo da ciência de alto poder de desenvolvimento humano. A continuação do aprendizado dos profissionais que atuam no magistério deve ser continua, bem como a criação de novos docentes. Neste sentido, o PIBID se mostra capaz e importante na intenção de preparar novos professores de Química e fortalecer os atuantes e assim obter resultados relevantes no processo de ensino e aprendizagem ,a utilização do programa na Licenciatura em Química é de importante valia, e deve permanecer , estruturar-se e aperfeiçoar-se cada vez mais com o intuito de fortalecer a formação docente , diminuição do déficit de professores e da evasão dos cursos , além Dale uma maior valorização do magistério pela sociedade, pois a educação deve seguir uma cadeia contínua, de constante aprendizado, buscas, descobertas, intenção e ação. Portanto, os artigos analisados nesta pesquisa demostram que nesses 10 anos da implementação do projeto nas licenciaturas em às todas as áreas , em especial na educação em Química obteve-se resultados concludentes sobre a intenção primária no PIBID-Química que é de atuar como uma política pública de incentivo a docência fornecendo resultados qualitativos significativos e comprovados através dos relatos de vivências e respostas de inúmeros questionários aplicados e expostos nos trabalhos , porém pouco volume de informações quantitativas , que retrata uma dificuldade de contabilizar a efetividade do projeto . É importante destacar que a educação é um direito fundamental e que políticas públicas como o PIBID são essenciais para garantir a formação e valorização dos professores, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Em resumo, o PIBID age como um fomentador para educação em geral, com relevância em Química, porém, é necessário que novos estudos quantitativos sejam realizados para que se mantenha em crescimento e desenvolvimento constante.

Agradecimentos

Referências

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