Autores
Tamiris, D. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UAST) ; Bezerra, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UAST) ; Souza, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UAST) ; Estefâneo, W. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UAST) ; Andreza, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG) ; Inácio, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO- UFRPE)
Resumo
Este estudo analisou os efeitos de uma intervenção de ensino sobre o efeito estufa com alunos do 2° ano do Ensino Médio do curso de logística em um instituto federal de Pernambuco, com o objetivo de analisar as contribuições de uma intervenção de ensino a partir das QSCs acerca do tema do setor de logística como um dos principais emissores dos gases do efeito estufa. Assim, foram utilizados métodos qualitativos, em que a coleta de dados foi feita a partir da aplicação de um questionário e estimulando a argumentação e criticidade com a execução do júri simulado. Diante disso, os resultados mostraram que os alunos possuem noção de termos científicos e conseguem relacioná-los a questões sociais em que com o júri foi eficiente para incentivar a reflexão crítica sobre assuntos controversos.
Palavras chaves
QSCs; Júri Simulado; Efeito Estufa
Introdução
As Questões Sócio-Científicas (QSCs) trazem à tona debates e discussões a partir dos temas contemporâneos, incentivando que os estudantes reflitam sobre os temas e busquem soluções ou alternativas, no qual (SOUSA, P. S. GEHLEN, S. T., 2017) envolvem controvérsias sobre questões sociais que estão intimamente relacionadas ao conhecimento científico atual e, consequentemente, em geral são veiculadas nos meios de comunicação em massa como por exemplo jornal, rádio, televisão e internet. Em adição, a abordagem de questões socio científicas com o júri simulado é uma forma eficiente de desenvolver habilidades de argumentação, comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico nos alunos; além de estimular o debate sobre temas que afetam a vida em sociedade. Com isso, estudos recomendam a inclusão das QSCs no ensino de conteúdos escolares pois abrangem controvérsias relacionadas ao conhecimento científico atual onde cria uma relação entre as experiências sociais dos alunos e seus conhecimentos curriculares que colabora para a transformação do ambiente ao seu redor (CIOFFI, A. B. P.; ALBRECHT M. P. S. 2017). Assim, o uso das QSCs é uma abordagem que está vinculada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais; como empatia, comunicação, cooperação e solução de conflito; em que o estudo do efeito estufa juntamente com as QSCs pode colaborar para que os alunos alcancem um entendimento mais amplo e aprofundado das complexidades da crise ambiental, sendo capaz de se posicionar não apenas como indivíduo mas como membro da sociedade. Assim quando os estudantes são incentivados a compreender a complexidade do tema dentro de um enquadramento mais específico, regional, engajando-se em um debate que é forçado a defender um ponto de vista que envolve questões relacionadas a impactos ambientais, justiça, social, sustentabilidade e bem-estar humano, mais colabora para o aumento da consciência dos alunos sobre sua responsabilidade social e ambiental como também se ver como um membro da comunidade. Destarte, o couro serve como matéria-prima para a produção de diversos produtos gerando altos lucros para os fabricantes, tendo em vista, sua resistência e durabilidade principalmente na produção de roupas que são comercializadas a alto preço no mercado. Sendo assim, foi abordado o tema, no júri simulado, “os efeitos no meio ambiente causados pelas ações antrópicas na Fábrica de Couro de Floresta” inserido na intervenção de Questão Sócio-científica sobre o setor de logística como um dos principais emissores dos gases do efeito estufa. Assim nota-se a importância da abordagem do tema em questão junto a essa estratégia em razão de combinar conhecimentos científicos com questões éticas, políticas e sociais, incentivando uma compreensão abrangente e interdisciplinar do problema. No qual incorporando o júri simulado pode permitir que os alunos experimentem o processo decisório e desenvolvam habilidades críticas de resolução de problemas, além de ser uma oportunidade para que expressem pontos de vista e opiniões sobre o assunto. Dessa forma, tivemos por objetivo principal analisar as contribuições de uma intervenção de ensino estruturada a partir das questões sociocientíficas para abordar a temática efeito estufa com com estudantes do Ensino Médio.
Material e métodos
Godoy (1995) aborda a pesquisa qualitativa de forma semelhante, enfatizando também a perspectiva integrada, em que o pesquisador vai a campo objetivando captar o fenômeno a partir da perspectiva das pessoas nele envolvidas. Assim, a pesquisa feita visou abordar questões científicas relacionados à sociedade em que vivem, centralizando o foco do estudo em uma fábrica de couro da região enfatizando os riscos que a mesma contribui para o efeito estufa. Diante disso, através das atividades do PIBID, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, onde os submetidos foram alunos do 2° ano do ensino médio de uma instituição federal de ensino técnico em Pernambuco. Para isso, foram identificados por siglas e números de A1 até A27. A pesquisa foi realizada em 2 etapas em que a primeira se tratou da aplicação de um questionário impresso que foi recolhido no período de uma semana. A análise de dados foi feita de forma interpretativa onde selecionamos 4 respostas para cada questão em que comparamos cada uma, notando semelhanças e percepção dos conceitos científicos da temática. As questões deveriam estar completas, respondendo adequadamente o que foi perguntado. Em adição, ja na segunda, foi realizada a aplicação do júri simulado onde coube dividir a sala de aula em dois grupos em que argumentaria a favor e contra a temática escolhida e um terceiro grupo para julgar a partir dos argumentos quem seria o melhor grupo, tomando uma decisão baseada nos critérios éticos, sociais e científicos. Nesta etapa incentivamos pesquisar informações, procurar documentos para basear seu ponto de vista que iria argumentar no momento. Por fim, analisamos os argumentos e a criticidade de cada aluno na atividade por meio da gravação da aula em que podemos ver como a estratégia do júri contribuiu para o estímulo da reflexão crítica e argumentação. Assim, foi discutido sobre o tema “Questões sociocientífica: o setor de logistica como um dos principais emissores dos gases do efeito estufa” correlacionando o tema com questões críticas relacionadas ao setor de logística, visto que, eram estudantes do curso técnico de logística; as perguntas estavam voltadas ao assunto do estudo dos gases, enfatizando os problemas ambientais ocasionados pelas ações humanas, interligando ao curso. A partir disso,trabalhamos essas questões através da aplicação do júri que abordou o tema controverso, “os efeitos no meio ambiente causados pelas ações antrópicas na Fábrica de couro de Floresta”. Portanto, foi possível incentivar o estudo para compreender melhor os conceitos e enriquecer os argumentos através do questionário, o qual conteve as seguintes questões:Quais os possíveis problemas gerados pelo efeito estufa? Alguns dos problemas climáticos são gerados, especificamente, pelo efeito estufa ou aquecimento global? qual a razão? Para você, quais as possibilidades que podem ser feitas para reduzir os impactos negativos do aquecimento global?O que seria e qual a importância do tratado de Kioto?
Resultado e discussão
A partir da pesquisa coletamos as respostas e selecionamos algumas para discutir
os resultados que estão inseridos na imagem 01 a seguir que apresenta o quadro 1
trazendo a resposta de alguns alunos da questão 01 e o quadro 2 da questão 02.
Assim, obtivemos os seguintes dados:Imagem 01: Resposta da questão 01 e 02
A pergunta 1 mostrou a compreensão das consequências sobre o efeito estufa,
processo natural que ocorre na atmosfera mantendo a temperatura do planeta em
níveis adequados. Segundo Dalcin (2022), a quantidade de gases de efeito estufa
liberada excede a capacidade do meio ambiente de absorvê-los, especialmente o
dióxido de carbono ((????????2),produzido pela queima de combustíveis fósseis,
petróleo e gás natural, aumentando o aquecimento global que tem consequências
graves como aumento do nível do mar, perda das calotas polares, mudanças nos
padrões climáticos, secas e inundações, além de efeitos na biodiversidade.
Em adição, era crucial compreender que essas questões iam além das mudanças
climáticas localizadas e poderiam afetar a área escolhida, onde eram da turma de
logística o que justifica a razão do tema da aula antes da aplicação do
formulário ser “o setor de logística como um dos principais emissores dos gases
do efeito estufa”.Na 2° pergunta, percebeu-se a compreensão dos alunos,
entendendo que tanto o efeito estufa quanto o aquecimento global são
responsáveis pelos problemas climáticos, onde reconhecem que o efeito estufa é
um fenômeno que pode se tornar prejudicial com o aumento da temperatura devido
ao acúmulo de gases na atmosfera através das ações humanas. Logo, o aumento
dessa temperatura pode levar a problemas climáticos, como o derretimento das
calotas polares, aumento do nível do mar, mudanças nos padrões de chuva e seca.
Portanto, o efeito estufa e o aquecimento global são fatores que contribuem para
os problemas climáticos enfrentados atualmente. (GOODY, WALKER, 1996).
Dessa forma, foi possível concluir que os alunos são conscientes de que existem
fatores que influenciam as mudanças climáticas as quais estão diretamente
relacionadas com o aquecimento global. Porém, vê-se a dificuldade de associar o
problema a outras vertentes refletindo o quanto o ensino é mais sistêmico do que
dinâmico.
Em continuidade, diante da imagem 02 a seguir que apresenta a partir da pesquisa
coletamos as respostas e selecionamos algumas para discutir os resultados
inseridos, o quadro 3 trazendo a resposta de alguns alunos da questão 03 e o
quadro 4 da questão 04. Assim, obtivemos os seguintes dados: Imagem 02: Resposta
da questão 03 e 04. Em consonância, no quadro 03 da imagem 02 as respostas
apontam para uma responsabilidade individual não engloba apenas as fábricas de
produção, mas parte da iniciativa de todos de não poluir mares e a diminuição do
desmatamento. O combate à poluição e a reciclagem dos lixos foi uma resposta
constante, mostrando que entendem os riscos que essa ação proporciona ao efeito
estufa. Ademais, havia a necessidade de saberem que é amplamente aceito pela
comunidade científica que a concentração de gases de efeito estufa aumentou
devido a processos como queima de combustíveis fósseis e uso da terra para
agricultura; e assim, serem capazes de relacionar a compreensão dos impactos
ambientais com a atividade humana.
Em razão disso, saber sobre a modificação da composição química da atmosfera e o
aumento dos gases de efeito estufa ajuda os alunos a entenderem a importância de
adotar medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas; em que, essa
informação incentiva uma consciência ambiental e a busca por soluções
sustentáveis em relação ao uso de energia e recursos naturais. (JUNGE, A. L. et
al. 2018). Por fim, analisando as respostas correspondentes à pergunta 4, no
quadro 4 da imagem 02, pode-se perceber que os alunos definiram o tratado de
Kioto como uma tentativa de encontrar uma forma de reduzir as emissões de gases
de cada país. Entretanto, o tratado não teve êxito, pois análises de
pesquisadores sobre o assunto afirmam que um levantamento feito pelo grupo
internacional que analisa as metodologias usadas para gerar créditos de carbono
indica que até 50% dos projetos já em andamento podem ter sido "maquiados" para
a aprovação. O levantamento foi feito por amostragem, analisando cem projetos
dos 860 hoje em curso no âmbito do MDL. ( SCHAEFFER, R. Pág. 1. 2007).
Em seguida foram discutidos os dados obtidos com base nas gravações do júri
simulado em que foram analisados os argumentos utilizados durante a intervenção.
Assim, descrevemos abaixo, uma síntese dos principais pontos observados.
A A02 argumentou sobre questões ambientais, onde o grupo tinha preocupações em
relação às práticas da indústria, baseando-os na Constituição Federal, Art 225°,
que defende a proteção do meio ambiente contra a degradação e desmatamento,
mostrando que é ciente dos direitos garantidos pela CF. Abordou a poluição da
água através do processo de curtimento do couro, pois a água está relacionada
com etapas do curtimento para sua integração gerando poluentes intoxicando os
seres humanos e animais. Assim, COSTA, et al. (2019) afirma que ao apresentar
suas preocupações de acordo com a Constituição, o aluno cria oportunidade de
diálogo construtivo permitindo, diante de uma legislação válida, que suas ideias
sejam discutidas de forma mais objetiva.
Em contrapartida, a A26 questiona sobre os produtos que a pessoa está usando,
como roupas e cadernos afirmando que esses produtos são extraídos do meio
ambiente reiterando que o capitalismo pode ser sustentável; e defende que as
empresas utilizam recursos naturais a fim de diminuir o impacto no meio
ambiente, apresentando uma visão mais equilibrada do capitalismo e que as
empresas estão buscando práticas sustentáveis. Embora seja a partir do
capitalismo que tem novas ferramentas financeiras onde pode ajudar, e proteger o
meio ambiente, vale ressaltar que o capitalismo gerou grande progresso técnico e
material. (WOOD,E.M. 2003).
Portanto, viu-se a eficácia do uso do júri simulado na abordagem de QSCs que
envolve pesquisa, argumentação, senso crítico e tomada de decisão em que se
percebeu que os alunos refletiram criticamente, mas isso ainda pode ser
trabalhado através dessa metodologia. Alves (2003) enfatiza que o uso do Júri
Simulado como método pedagógico incentiva o desenvolvimento de habilidades
cognitivas e o pensamento crítico, permitindo que eles pratiquem o debate, a
argumentação e a tomada de decisões, aspectos fundamentais para a sua formação
acadêmica e pessoal. Sendo assim, o grupo de jurados decidiu como melhor
argumento a defesa, justificando que os argumentos levaram a repensar suas
opiniões e que o grupo de defesa apresentou falhas ao criticar as ações.
A seguinte imagem apresenta os resultados obtidos a \r\npartir da pesquisa realizada.
A seguinte imagem apresenta os dados obtidos por \r\nmeio da pesquisa realizada.
Conclusões
A importância de se trabalhar as questões sociocientíficas no âmbito escolar, está cada vez mais ganhando relevância não apenas na área da química, mas em todas as áreas do campo da ciência. Dessa forma, o presente trabalho buscou trabalhar as QSCs atrelados ao assunto de química referente ao 2° ano do ensino médio por meio de metodologias ativas como o júri simulado. Outrossim, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que a educação brasileira deve promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, além de incentivar a formação de valores éticos e cidadãos. Diante disso, realça as qualidades de abordar as QSCs como um processo construtivista que necessita de metodologias inovadoras onde influenciam não apenas na construção do senso crítico, mas revela uma mudança positiva na interação do professor e aluno. Diante disso, considera-se o júri simulado uma metodologia prática. As metodologias ativas estão relacionadas ao senso crítico-reflexivo que estimula diretamente o processo de ensino aprendizagem e a construção de uma situação-problema bem como, as suas formas de solução propostas por meio dos argumentos dos alunos. Com base na análise de dados, foi possível ver que os alunos conseguiram, em sua maioria, associar o assunto de química com a QSC, onde percebeu-se que, a maior dificuldade dos alunos,foi identificar quais as maiores causas dos problemas climáticos ocorridos pelo agravamento do efeito estufa, o que nos leva a uma conclusão de que é necessário redirecionar os assuntos atrelados a sociedade e ciência no Ensino Médio.
Agradecimentos
Referências
ALVES, L. P. ANASTASIOU, L. G. C.;. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora UNIVILLE, 2004. Disponível em: [Link]. Acesso em 12 jun. 2023.
CIOFFI, A. B. P.; ALBRECHT M. P. S. Inserção de Questões Sociocientíficas nas Atividades do PIBID para Alunos da Educação Básica. Rio de Janeiro: pág. 129-133. 2017. Disponível em: [Link]. Acesso em 18 maio. 2023.
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COSTA, J. L. R.; CABRAL, J. E. F. S.; MARQUES, D. A. F. A importância no ensino das noções constitucionais no meio escolar. 2019. Disponível em: [Link]. Acesso em 22 jun. 2023.
DALCIN, G. Quantificação e Análise das Emissões de Gases de Efeito Estufa: estudo feito em processos na avicultura. São Paulo: Editora Dialética. 2023. ISBN 978-65-252-6018-1. Disponível em: [Link]. Acesso em 05 jun. 2023.
GOODY, R. & WALKER, J. Atmosferas planetárias. São Paulo: Edgard Blucher. 1996.
GODOY, A . S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai/jun, 1995. [Link]. Acesso em 04 jun. 202233
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SOUSA, P. S. GEHLEN, S. T. Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Revista ensaio. Belo Horizonte, Vol. 19, No. 2569, pág. 1-22. 2017. Disponível em: [Link]. Acesso em 17 maio. 2023.
SCHAEFFER, ROBERTO et al. Mecanismo de Kyoto é ineficaz contra CO2: Mecanismo de Kyoto é ineficaz contra CO2. AMBIENTE BRASIL, PÁGINA, p. 1, 20 dez. 2007. Disponível em: [Link]. Acesso em 05 jul. 2023.
WOOD, E. M. O que é (anti)capitalismo?. Crítica Marxista, São Paulo, Ed. Revan, v.1, n.17, pág. 37-50. 2003. Disponível em: [Link]. Acesso em: 01 jun. 2023.