Autores
Medeiros de Magalhães Lima, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Alves Moreira, A.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Magalhães da Silva, N. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Gomes de Melo, W.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Figueiroa, J.A. (IFPE) ; Diniz Junior, A.I. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)
Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições de uma intervenção didática à luz das questões sociocientíficas para abordar a temática água com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As QSC trazem consigo a associação de conteúdos com questões do cotidiano. A metodologia foi de natureza qualitativa, na qual tivemos como sujeitos 35 estudantes do 1° ano do Ensino Médio Técnico de uma escola pública federal do estado de Pernambuco. A coleta de dados foi realizada a partir de uma intervenção didática aplicada a partir das seguintes etapas: desenvolvimento de uma avaliação para medir os conhecimentos prévios dos alunos com uma atividade, seguido de aulas com o tema de qualidade da água para consumo humano por intermédio de QSC’s. Foi realizada a averiguação da aprendizagem dos e
Palavras chaves
Questões Sociocientíficas; Ensino de Química ; Qualidade da água
Introdução
As diferentes abordagens metodológicas em sala de aula propõe meios para que a aprendizagem seja efetiva aos alunos, dentre os aspectos da educação com práticas que consistem em ampliar a construção dos conhecimentos, Libâneo (2013, p.65) destaca que "[...] a função mais genuína da educação é a de prover condições para promover e estimular a atividade própria do organismo para que alcance seu objetivo de crescimento e desenvolvimento". Dessa maneira, em virtude de diferentes métodos de ensino, as Questões Sociocientíficas (QSC’s) se constituem como uma abordagem importante de ser implementada no âmbito escolar. Em definição, as Questões Sociocientíficas (QSC’s) são "[...] questões sociais controversas que têm relações conceituais e/ou processuais com a ciência e podem ser caracterizadas como problemas abertos, sem soluções claras, ou que tendem a ter múltiplas soluções plausíveis. [...]" (BEZERRA e AMARAL, 2019, p. 42). Com base nisso, é estabelecido que as QSC's se baseiam em articulações possibilitando a abordagem de temáticas que englobam e abrangem conhecimentos científicos e o cotidiano. Em sala de aula, essa metodologia permite que os estudantes realizem associações com a temática abordada e os diversos aspectos e fatores que permeiam o problema relacionado ao estudo em questão. Baseando-se na perspectiva da utilização de QSC's em sala de aula, o conteúdo com esse viés problematizador se associa aos assuntos presentes no cotidiano e na ementa das aulas de Química no ensino médio, com o intuito de promover a visualização dos assuntos em uma perspectiva diferente. Dessa maneira, nesse contexto escolar, o tema norteador para a aplicação da QSC envolve a temática central relacionada com as misturas e seus respectivos métodos de separação, direcionando-se para a qua
Material e métodos
Este trabalho baseia-se em uma pesquisa de caráter qualitativo a qual se destaca por ter uma vertente pessoal, subjetiva e autônoma. (SEVERINO, 2007). Assim, a intervenção didática em sala, se deu através de uma sequência de aulas ministradas pelos discentes participantes do PIBID, numa turma 1° ano do Ensino Médio Técnico, com um quantitativo de 35 alunos, os quais tinham uma idade entre 14 à 16 anos, e foram identificados a partir da codificação de palavra e número, por exemplo, “Aluno 1”, “Aluno 2”, até “Aluno 35”. A nossa intervenção didática foi aplicada a partir das seguintes etapas, a saber: Etapa 1 - Aplicação de uma atividade contendo cinco questões com alternativas referentes ao assunto de misturas e qualidade da água, sendo esse questionário aplicado com o intuito de averiguar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema. Etapa 2 - Nessa etapa houve a ministração da intervenção didática pelos discentes do PIBID, com uma sequência de aulas acerca da temática de qualidade da água para consumo humano por intermédio de QSC’s, com uma exposição e explicação do tema em seus aspectos relacionados com a água e suas formas de tratamento realizados no sertão do Pajeú, com um exercício avaliativo entendo quatro questões, sendo duas discursivas, aplicado ao final da sequência com o foco de avaliar a aprendizagem dos alunos sobre o tema abordado em sala de aula, comparando esses dados com os conhecimentos prévios de cada estudante. Etapa 3 - A última etapa se refere a realização de uma entrevista com três alunos após as aulas, com o objetivo de obter as considerações desses estudantes acerca da metodologia de ensino envolvendo QSC. A análise de dados ocorreu a partir das falas dos estudantes, seguindo o princípio da descrição e do caráter inter
Resultado e discussão
Em virtude dos dados coletados através das
atividades aplicadas envolvendo a QSC e da
entrevista, serão discutidos os resultados
que objetivam a avaliação do desempenho
dos estudantes, analisando a perspectiva
deles, em relação à proposta de ensino e
aprendizagem com o uso de uma nova
metodologia em sala de aula.
A princípio, em relação ao Questionário 1
sobre os conhecimentos prévios dos
estudantes, baseando-se nas respostas dos
alunos, tem-se que um percentual de alunos
obtiveram um nível mediano de acertos nas
questões propostas, em relação aos seus
conhecimentos prévios sobre o tema.
No que se refere ao processo de
intervenção envolvendo a temática de
conteúdo por meio de uma QSC, foi
identificado alguns aspectos durante o
decorrer dessas aulas acerca da
participação da turma, em decorrência da
interação efetiva dos estudantes com
questionamentos direcionados ao conteúdo
abordado em sala, de maneira positiva,
acrescentando no quesito da aprendizagem
desses.
A partir da efetivação da aula, com a
realização do questionário pós aula tendo
o formato de quatro de questões variando
entre subjetivas e objetivas, obteve-se os
resultados referentes ao nível de acertos
e erros dessas. No aspecto das questões
discursivas, foi considerado se a resposta
satisfazia a pergunta proposta e estava de
acordo com o que foi questionado e visto
na aula. No quadro abaixo estão dispostas
as duas questões discursivas presentes no
questionário e as respectivas respostas
dos cinco alunos.
Quadro 1: Respostas de uma amostra dos
alunos para as perguntas 1 e 2 da
atividade pós intervenção.
SUJEITO:
PERGUNTA 1: (O que é a água potável e como
ela deve ser para ser classificada deste
modo?)
PERGUNTA 2: (Como é chamada a água que
chega nas estações de tratamento retiradas
diretamente d
Conclusões
De acordo com a pesquisa realizada neste trabalho, foi possível estabelecer algumas análises a respeito da utilização de Questões Sociocientíficas no ensino de Química para estudantes do ensino médio através de uma problemática envolvendo a qualidade da água para consumo, na região do sertão do Pajeú. A partir dos conhecimentos prévios, os estudantes apresentaram um desempenho mediano significativo. Por meio da avaliação pós sequência didática, observou-se que os alunos obtiveram um desempenho satisfatório e maior com base em suas respostas discursivas, apresentando a habilidade de soluciona
Agradecimentos
Referências
BEZERRA, Bruna H.S; AMARAL, Edenia M.R. Identificando Compromissos Epistemológicos, Ontológicos e Axiológicos em Falas de Licenciandos Quando Discutem uma Questão Sociocientífica. Quím. nova esc, Vol. 41, N° 1, p. 41-54. São Paulo, 2019
Brasil, Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Manual de controle de qualidade da água para técnicos que trabalham em ETAS. Brasília: Funasa, 2014.
LIB NEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e ensino. In: . Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013, Cap. 3, p. 52-81.
SEVERINO, A. J. Metodologia de trabalho científico. 23 Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARTÍNEZ, LFP. Questões sociocientíficas na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2012, 360 p. ISBN 978-85-3930-354-0.
XAVIER, Manoel V. S. et al. Parâmetros de potabilidade da água para o consumo humano: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, e42511125118, 2022