Autores
Magalhães, C. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Silva, D. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Cavalcante, I. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Evellyn, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Diniz, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE)
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma intervenção pedagógica baseada em questões sócio científicas atrelada a problemática sobre o uso de óleos industriais. Após observar o fenômeno e identificar os pensamentos iniciais, as relações conceituais por trás das propriedades observadas, foi realizado um júri simulado atrelando conceitos científicos e dos saberes cotidianos, para isso, foi utilizado como recurso o filme "O óleo de Lorenzo", usado para auxiliar no entendimento dos alunos sobre lipídios e gorduras. Logo mais, a professora realizou um júri simulado com a turma para abordar a temática. A participação dos alunos e os resultados obtidos nos leva a concluir que a combinação de inserir novos meios de aprendizagem mais didáticos em escolas como: (filmes, desenhos, jogos, etc).
Palavras chaves
Óleos; Questões sociocientíficas; Aprendizagem
Introdução
O presente trabalho busca verificar se os estudantes conhecem, compreendem e conseguem aplicar conhecimentos básicos de Química Orgânica, elaborando esquemas, interpretando informações com base em conhecimento prévio e aplicando-os na resolução de um problema. Além dessas habilidades, as demais questões exigem que o aluno estabeleça relações, não só entre conhecimentos científicos específicos, mas também entre eles e fatores sociais. A partir de então, foi solicitado aos alunos que avaliassem, criticassem se posicionassem diante de questões diversas, tais como o impacto de uma doença genética dentro da família ou a relação entre médico e paciente. Desta forma, além das alterações metabólicas e fisiológicas, foi abordado as implicações culturais, sociais e econômicas mostradas no filme. Os alunos assistem ao filme e após termos discutido em aulas anteriores conceitos básicos de química orgânica como lipídeos e cadeias carbônicas. O objetivo é trabalhar esses conceitos numa situação personalizada, de modo que o aluno possa se mobilizar e formar opinião sobre os vários aspectos envolvidos no diagnóstico de uma doença genética onde posteriormente, seria reforçado com um debate feito pela professora considerando os conceitos apresentados nele, logo mais, foi realizado o júri simulado para estudo e interpretação do filme. Uma discussão crescente no ensino de Química envolve estratégias instrucionais e mais importantes que discute sugestões para tornar o ensino mais realista na vida cotidiana dos alunos de forma mais geral, mobilizando assim o desenvolvimento dos alunos e habilidades diversificadas. Para isso é necessário avançar em estudos que avaliam as características dos métodos de ensino que atingem esse objetivo para podermos alcançar melhores resultados de aprendizagem em nosso ensino de química. Dessa forma, se queremos que na área de ensino de Ciências de modo geral tenham maior desempenho pelos professores em seus ambientes de ensino, precisamos nos preocupar mais em esclarecer sobre os aspectos teóricos e metodológicos das propostas que serão trabalhadas. Partindo dessa finalidade de que um ensino comprometido com a formação cidadãos, com a resolução de problemas e mais contextualizado com a realidade dos estudantes. No ensino de Ciências as questões sociocientíficas (QSCs) surgiram no contexto de discutir sobre a aplicabilidade das estimativas da educação com relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O ensino na perspectiva da educação CTSA busca, por meio de uma maior contextualização, criticidade e interdisciplinaridade, proporcionar um ensino mais humanitário e menos tecnicista (AULER; BAZZO, 2001). Assim, segundo Conrado Nunes-Neto (2018), a incorporação de (QSCs) no ensino deve proporcionar condições para que os estudantes discutam criticamente sobre valores e interesses sociais, desenvolvam atitudes e valores e tenham uma compreensão ampla sobre a atividade científica. Questões sociocientíficas (QSC) são ferramentas utilizadas para abordar questões controvérsias e polêmicas envolvendo sociedade e ambiente como por exemplo: usinas nucleares, destinação do lixo, agrotóxicos e transgênicos; para formar cidadãos críticos que sabem argumentar com embasamento científico. Entender determinada situação que faz parte da realidade dos estudantes, apenas certificando o conhecimento puramente científico não é o suficiente. A ideia é que os alunos se tornem mais conhecedores nas questões sociais que envolvem ciência e tecnologia. Dito isso, a intervenção fez uso do conteúdo estudado em química orgânica, lipídeos, cujo tema foi: óleos industrializados, usar ou não. A QSC busca ensinar química, mas busca ensinar química de maneira contextualizada e crítica, para que os discentes saibam não apenas o conhecimento químico mas ter um posicionamento de como esse conhecimento químico se aplica à sociedade e criticar como esse conhecimento é usado e as consequências, sejam elas positivas ou negativas no meio ambiente. Duarte e Sodré, (2015) trabalharam com alunos do primeiro ano do ensino médio abordando o conceito de lipídeos, o que eram gorduras e conscientizaram os alunos acerca do perigo que era jogar óleos no meio ambiente, na etapa prática os alunos produziram sabão, como maneira de aproveitar o óleo e não jogar no meio ambiente. Borges (2020), abordou o tema lipídeos de maneira investigativa, onde primeira havia a experimentação, os alunos fizeram sabão, a partir de óleos industrializados e soda cáustica, após a etapa de experimentação e observação, hipóteses foram levantadas para explicar a reação. Dessa forma os óleos, que estavam prestes a serem descartados no meio ambiente serviram para formação de um produto doado para comunidades carentes. A intervenção pautada numa questão sociocientífica permitiu aos alunos reconhecerem a estrutura de substâncias lipídicas, saber onde estas moléculas estão presente e como são formadas.
Material e métodos
A escolha metodológica adotada neste trabalho é qualitativa, pois visa revisar os principais conceitos e aplicações dos óleos em nosso cotidiano, bem como as aplicações envolvidas no processo de sua composição. Boģdan e Biklen (1994) definiram a pesquisa qualitativa como um termo geral pelo qual diferentes estratégias de pesquisa são agrupadas, no entanto, em alguns casos, tais estudos compartilham características semelhantes. Os métodos qualitativos caracterizam-se por buscar a compressão dos dados, produzindo informações aprofundadas, com grande foco na interpretação e desquantificação. No caso da pesquisa qualitativa, esta utiliza mecanismos que intencionam criar informações descritivas, permitindo que o pesquisador observe a forma de pensar dos sujeitos e, assim, compreenda o fenômeno (MORAES; GALIAZZI, 2011; STAKE, 2011; BOGDAN; BIKLEN, 1994). Este estudo teve como objetivo investigar, por meio de um raciocínio mais elaborado, a aprendizagem de conteúdos de química orgânica relevantes para questões de ciências sociais por alunos do terceiro ano do ensino médio. Neste trabalho, 12 alunos participaram da avaliação de conhecimento prévio, porém, na avaliação de conhecimento após a aplicação da intervenção de ensino interdisciplinar, participaram 9 alunos. É importante ressaltar a importância de pesquisas mais aprofundadas sobre o uso de óleos industriais, pois seu consumo tem um impacto significativo no meio ambiente e na saúde humana. A abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) em sala de aula tem se mostrado cada vez mais relevante e necessária, pois essa abordagem permite que os alunos entendam como a ciência e a tecnologia se relacionam com os problemas do mundo real. Pelo tacto desta intervenção didática em sala de aula, o presente trabalho está dividido em 5 Etapas: Etapa 1 (Abordagem do Conteúdo); Etapa 2 (Questionário Preliminar); Etapa 3 (Aplicação da Intervenção); Etapa 4 (Pós-questionário da Intervenção) e a quinta etapa foi a aplicação de um júri simulado. Na primeira etapa, foi aplicada a importância de representar os conceitos fundamentais da Química Orgânica e o uso de questões sociocientíficas (QSC) relacionadas ao uso de óleos industriais em sala de aula. Nessa perspectiva, segundo Bandura (1986), a aprendizagem é essencialmente uma atividade de processamento de informações que permite que eventos comportamentais e ambientais sejam transformados em representações simbólicas que servem como guias para a ação. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário em sala de aula, com perguntas relacionadas aos assuntos abordados e conhecimento dos alunos, tais como: suas opiniões, interesses e limitações. Posteriormente, na terceira etapa, são realizadas intervenções em sala de aula que aprofundam com sucesso as questões das ciências sociais em estudo. Segundo Sá (2010), a abordagem da questão das ciências sociais tem sido amplamente recomendada em pesquisas na área de ensino de ciências,
Resultado e discussão
A pesquisa possui como principal objetivo analisar a aprendizagem dos alunos a partir da QSC e júri simulado aplicados em sala de aula, por meio de uma análise de caráter qualitativo. A análise de dados foi realizada na seguinte forma em três etapas, na qual a primeira etapa foi analisada as respostas dos alunos através do questionário pré-intervenção foi possível identificar que os mesmos não possuíam grande conhecimento prévio sobre o tema abordado. Como mostra de forma evidente no quadro 01.
Quadro 01: Perguntas utilizadas no questionário pré-intervenção e análise das respostas dos estudantes.
Perguntas
Aluno A
Aluno B
Aluno C
Aluno D
Aluno E
1) O que são óleos e gorduras?
Substâncias classificadas como lipídios, podendo ser prejudicial à saúde ou não,como os vegetais peixe e castanhas ( bons) e de carnes vermelhas e industrializados.
Óleos são substâncias apolares que e seu consumo exagerado pode causar danos à saúde , como por exemplo entupir as artérias e causar infarto.
São lipídios que possuem hidrofobia, ou seja, não se misturam com água. Geralmente são extraídos de algum vegetal, planta, fruta ou animal.
Óleos são substâncias líquidas que podem ser prejudicial ou não para saúde, já as gorduras são uma junção de massas prejudiciais à saúde.
Óleo são substâncias insolúveis em água que são extraídas de vegetais ou animal.
2) Em sua opinião o consumo de óleos possui benefícios à saúde?
Sim,pois alguns auxiliam o melhor funcionamento do corpo, como o ômega 3 ou óleos para o cabelo.
Sim, Podem ajudar na síntese de proteínas e ajudar no bom funcionamento do organismo.
Depende da matéria que vai ser extraída.
Sim, porém depende do de óleo , e da quantidade
Vai depende da quantidade e qual tipo de óleo.
3) Qual a diferença entre gorduras saturadas e insaturadas?
Saturadas são as gorduras que só possuem ligação simple entre os
carbonos.
Insaturadas são aquelas que fazem ligação dupla ou tripla entre carbonos.
Saturados são aqueles que possuem uma cadeia de carbono insaturada com dupla cadeia de carbono.
Gorduras saturadas são gorduras que possuem cadeia com ligações de carbono, já a insaturadas não.
Saturadas são as gorduras prejudiciais e insaturada é quando a gordura não passa por tantos procedimentos químicos
Que possui cadeia de carbono-> saturada
insaturadas-> que possui outra substância( elemento).
4) Ao seu ver em relação a QSC que será abordada em sala de aula.Qual o seu conhecimento em relação ao descarte dos resíduos orgânicos?
Não respondeu.
Utilizamos como
forma de alimentar animais de ONGs de cidade.
Eu acho que muitos produtos orgânicos poderiam ser reutilizados, mas, das vezes, não sei.
Não respondeu.
Não respondeu.
5) Além dos óleos utilizados no consumo alimentar, quais os outros tipos de óleos você conhece?
Diesel, óleo de coco, óleo de argan, óleo de peroba, semente de girassol, rosa mosqueta, oliva, rícino.
Óleo de soja, rícino, girassol.
Óleo de girassol, óleo de peroba, óleo de rosa, etc.
Óleo de coco, rícino, óleo de comida,azeite óleo diesel.
Óleo de Lorenzo, óleo de soja e girassol.
Fonte: Dados da pesquisa.
Como fica evidente nos dados apresentados no quadro acima os alunos possuíam pouco conhecimento prévio acerca do conteúdo que iria set trabalhado, a quarta pergunta que está relacionada ao descarte de resíduos orgânicos possuiu o maior número de respostas não respondidas o que nos faz refletir a importância da utilização de QSCs em sala de aula.
Na terceira parte, foi realizada a nossa intervenção na qual abordamos o tema e conteúdos de suma importância relacionados ao tema segunda parte de análise referente ao processo de ensino-aprendizagem foram realizadas na quarta parte da pesquisa, do questionário pós-intervenção foi possível analisar a aprendizagem adquirida pelos alunos sobre o tema abordado. Como mostra de forma evidente no quadro 02.
Perguntas
Aluno A
Aluno B
Aluno C
Aluno D
Aluno E
1) O que são óleos e gorduras?
Os óleos e as gorduras são triglicerídeos com a única diferença de que os óleos possuem radicais
insaturados, e as gorduras possuem radicais saturados.
Os óleos e as gorduras são triglicerídeos com a única diferença de que os óleos possuem radicais
insaturados, e as gorduras possuem radicais saturados.
Óleos e gorduras são tipos de lipídios, que são compostos orgânicos essenciais para a vida. Eles são
formados por ácidos graxos e glicerol e são importantes fontes de energia para o corpo humano.
Os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), de origem animal ou vegetal,
formados predominantemente por ésteres de triacilgliceróis, produtos resultantes da esterificação
entre o glicerol e ácidos graxos
Óleos e gorduras são tipos de lipídios, ou seja, substâncias orgânicas compostas principalmente por
carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles são insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos
como éter, benzeno e clorofórmio.
2) Em sua opinião o consumo de óleo possui benefícios à saúde?
Depende do tipo do óleo.
Depende do tipo de óleo e da quantidade ingerida.
O consumo de óleo pode ter benefícios à saúde quando consumidos quantidades
adequadas. Isso ocorre porque os óleos são fontes importantes de ácidos graxos essenciais, que desempenham papéis importantes no funcionamento do
organismo.
Sim, alguns. Pois óleos são fontes de ômega 3, auxiliando no controle do colesterol ruim e da
hipertensão. Portanto há óleos que são benéficos para a saúde se consumido de forma adequada.
Depende. Os óleos e gorduras possuem ácidos graxos, que não são produzidos naturalmente no corpo
do ser humano, então a gente precisa os obter pela alimentação. Por outro lado, os óleos e gorduras
podem trazer bastante problemas para a saúde.
3) Qual a diferença de gorduras saturadas e insaturadas?
A gordura saturada é de origem animal e seu consumo deve ser limitado, seu
excesso pode causar o aumento do colesterol e doenças. Já a gordura insaturada é de origem vegetal,
mas pode ser encontrada também nos peixes.
A gordura saturada é de origem animal e seu consumo deve ser limitado a pequenas quantidades, seu
excesso causar doenças.
A principal diferença entre gorduras saturadas e insaturadas está em sua estrutura química.
As gorduras saturadas são compostas por ácidos graxos saturados, que não possuem ligações duplas
entre seus átomos de carbono.
A diferença está na composição molecular, já que as gorduras saturadas apresentam ligações simples
entre carbonos e a instaurada apresenta ligações duplas ou triplas. Vale salientar que as gorduras
instauradas são "mais benéficas" que as saturadas..
A principal diferença entre gorduras saturadas e insaturadas é a sua estrutura química.
Gorduras saturadas são encontradas principalmente em alimentos de origem animal, como carne
vermelha, leite e derivados, e também em alguns alimentos de origem vegetal.
4) Ao seu ver como a QSC aplicada em sala de aula, ajudou em seu aprendizado e demais colegas? Explique justificando.
Sim,tanto pela as apresentações de seminários ,quanto aconselhamentos em relação ao conteúdo,
ajudou bastante
Sim, entendi melhor o assunto, pois eles aprofundaram um pouco mais no conteúdo e interagiram com
a turma.
Sim. Foi uma aula expositiva que trouxe bastante conhecimento para a sala de aula e contribuiu para o
melhor entendimento acerca da Química e do conteúdo em si.
Sim, contribuiu de forma significativa em minha aprendizagem e vida.
5) Faça uma crítica relacionada ao consumo de óleos industriais.
Muitos desses óleos, como passam por muita modificações químicas, no seu consumo exagerado ou
até mesmo em pequenas quantidades, podem ser prejudiciais à saúde.
O consumo excessivo de óleos industriais traz consequências negativas tanto para a saúde humana
quanto para o meio ambiente. Os óleos mais comuns utilizados na indústria alimentícia são ricos em
gorduras trans, que elevam o nível de colesterol ruim e aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Conclusões
Após analisar os resultados da pesquisa, que encontrou um número considerável de opiniões positivas sobre o júri com essa abordagem temática, percebemos que o uso de filmes no ensino de química não é explorado com tanta frequência assim, se tornando uma atitude que é errônea, pois, os filmes são explorados como uma ótima ferramenta metodológica. Portanto, esta iniciativa deve ser cuidadosamente repensada, a fim de implementar com mais eficiência o uso de filmes em sala de aula, pois, a utilização de filmes deve ser entendida como uma estratégia de ensino, tão integral quanto às demais, e não vista como um complemento. Para divulgar, incentivar e promover o uso de filmes em sala de aula.
Agradecimentos
Referências
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto
educacional brasileiro. Ciência e Educação, v.7, n.1, pp. 1-13,2001.
Bandura, A. (1986). Social foundations of thought & action: A social cognitive theory. New Jersey: Prentice-Hall.
BATINGA, V. T. S. BARBOSA, T. V. S. Questão sociocientífica e emergência da argumentação no Ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, Vol. 43, N° 1, p. 29-37, Fevereiro 2021.
BOGDAN,R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à
teoria e aos métodos. Portugal: Porto,1994.
BORGES, R.COLOMBO. K.FAVERO. T.; BORGES. J. H. Uma visão multi e interdisciplinar a partir da prática de saponificação, Química Nova na Escola, São Paulo-SP, BR, 2021.
LEÃO, Marcelo Franco; DUTRA, Mara Maria; ALVES, Ana Cláudia Tasinaffo. Estratégias didáticas voltadas para o ensino de ciências: Experiências pedagógicas na formação inicial de professores. 1ª ed. Uberlândia–MG: Edibrás,
2018. 163p
MATTA, L. D. M.; NETO, L. S. Ensino de bioquímica e formação docente: proposta de projetos voltados para o ensino básico desenvolvidos por estudantes de licenciatura, Química Nova na Escola, São Paulo-SP, BR, Vol. 38, N° 3, p. 224-229, Agosto 2016.
MERÇON, F. O que é uma gordura trans? Química Nova na Escola, São Paulo, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
NUNES, C. A. TECNOLOGIA DE ÓLEOS E GORDURAS PARA ENGENHARIA DE ALIMENTOS.Disponívelem:<http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/41440/1/TA%2071%20-%20Tecnologia%20de%20%C3%B3leos%20e%20gorduras%20para%20engenharia%20de%20alimentos.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023.
SÁ, L. P. Estudo de casos na promoção da argumentação sobre questões sócio-científicas no Ensino Superior de Química. Tese (doutorado) Universidade Federal de São Carlos. São Carlos-SP. 2010.
STAKE, R. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Artmed,
2011.