Autores
Santos, A.C.D. (UNIFESSPA) ; Lima, C.R. (UNIFESSPA) ; Cunha, A.P.S. (UNIFESSPA)
Resumo
Este trabalho apresenta um projeto de intervenção interdisciplinar na perspectiva CTS-CTSA, aplicado no ensino de química para alunos do 1° ano do ensino médio. O projeto propõe que o aluno compreenda os processos químicos envolvidos no tema Recursos Hídricos, além de despertar no estudante o senso crítico e desenvolver um debate relacionado a temas ambientais. A abordagem CTS- CTSA é usada como metodologia significativa e inovadora, visando a contextualização entre a ciência-química, tecnologia, sociedade e ambiente. É apresentada ainda análise qualitativa de caráter investigativo, realizada por um software, com objetivo de analisar quais os conceitos químicos os alunos conseguiram compreender e relacionar com base no conteúdo estudado durante o período da aplicação do projeto.
Palavras chaves
Ciência- Química ; Perspectiva CTS-CTSA ; Recursos hídricos
Introdução
A nova abordagem denominada Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tornou-se objeto de ampla discussão no meio acadêmico devido ao questionamento de muitos pesquisadores sobre a necessidade de explicitar formalmente as questões ambientais na sigla CTS com a adição de uma letra, representando o Ambiente. Por um lado, alguns afirmam que essa dimensão já se encontra incluída no aspecto da sociedade, tornando-se desnecessária a inclusão do “A” (ABREU et al, 2009). O estudo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) define um campo investigativo que tem se desenvolvido no Brasil desde a década de 1970 (SANTOS e MORTIMER, 2000). Esse é um movimento internacional, cujo objetivo é reformar o ensino de ciências, que requer metodologias e abordagens inovadoras para promover a educação científica e tecnológica. (ZEIDLER e KEEFER, 2003) destacam que a educação CTSA é aquela que tende a fazer conexões mais explícitas entre Ciência e seus contextos social, cultural e político, principalmente no contexto dos necessários posicionamentos dos cidadãos em questões éticas com implicações sociais e individuais. Assim como enfatiza Santos e Mortimer sobre o objetivo do movimento CTSA, que leva os alunos a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução de tais questões (SANTOS e MORTIMER, 1999). O movimento CTSA tem a preocupação em formar cidadãos por meio da contextualização de situações do dia a dia com o ensino de ciências e além disso levá-lo a pensar e problematizar quais impactos tais ações causam ao meio ambiente. Segundo (FREIRE, 1967), entender de forma crítica tais mediações, pode levar o sujeito a tomada de consciência de seus problemas e quais as condições para tornar possível superá-los visando uma educação libertadora. Essa foi a metodologia usada neste projeto, trabalhar a contextualização e relacionar ao ensino de química. Nesta visão, a contextualização para (PÉREZ, 1995) ocorre a partir de práticas problematizadoras, que oferecem ao aluno uma visão de que os conhecimentos científicos aprendidos fazem-se presentes no seu cotidiano. Segundo (LOUREIRO e LIMA, p.88, 2009) e (ABREU et al, 2009), a articulação entre esses dois campos do conhecimento pode fornecer meios para o desenvolvimento de uma educação crítica e reflexiva que relacione as dimensões sociais, tecnológicas e científicas com questões do cotidiano. Este artigo irá realizar uma abordagem sobre o uso do movimento CTSA no ensino de química para os alunos do ensino médio. Diante disso realizar uma análise qualitativa de caráter exploratório, usando um software, chamado IRAMUTEC. O IRAMUTEQ é desenvolvido na linguagem Python e utiliza funcionalidades providas pelo software estatístico R. No Brasil, ele começou a ser utilizado em 2013 em pesquisas de representações sociais, entretanto, outras áreas também se apropriaram do seu uso, e contribuem para a divulgação das várias possibilidades de processamento de dados qualitativos, visto que permite diferentes formas de análises estatísticas de textos, produzidas a partir de entrevistas, documentos, entre outras (CAMARGO e JUSTO, 2013).
Material e métodos
O estudo desenvolvido foi do tipo intervenção pedagógica, direcionada à promoção de mudanças e inovações visando avanços e melhorias relacionadas, em especial, ao processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos. Os resultados do efeito da intervenção foram avaliados de forma qualitativa e interpretados com auxílio do Software Iramuteq® a partir do material construído e referencial teórico adotado. A intervenção foi desenvolvida na Escola Estadual Oneide de Souza Tavares, localizada no município de Marabá-PA, Amazônia Oriental, em turmas de primeiro ano do ensino médio, durante as aulas de PIE de CNT no decorrer do 2º bimestre. Ao todo, cinco turmas participaram, sendo três da manhã 1º ANO A, B, C e duas turmas da tarde 1° ano D e E. As aulas de PIE foram ministradas pela primeira autora do Curso de Licenciatura em Química, que está no 7° período e pela professora regente da escola (terceira autora), com o objetivo de obter dados qualitativos da abordagem CTSA dentro do ensino de química. Partindo do tema Poluição e contaminação da água foi realizado o planejamento e aplicação de uma sequência didática nos moldes dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV e ANGOTTI, 1989) e (DELIZOICOV e ANGOTTI, 1990), com CH de 8 horas (Tabela 1), objetivando trabalhar na escola uma educação sobre sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente, contextualizando com o ensino de química. A culminância do projeto se deu com a criação dos artefatos do tipo podcast sobre contaminação e poluição da água, onde cada episódio podem ser ouvido nos seguintes links: 1) Episódio 1: https://youtu.be/csidRyr99Ic; Episódio 2: https://youtu.be/Xb1uncRSTlI 3) Episódio 3: https://youtu.be/8dAs9cf8HQs Como etapa final dos resultados deste estudo será apresentado, na sequência, a análise da produção textual elaborada pelos participantes. Foram processados 16 textos no IRAMUTEQ, aplicando-se o método da Análise de Similitude (AS). Neste, o software reclassificou-os em 146 segmentos de texto ST, emergindo 3174 ocorrências (palavras), com a classificação de 112 ST, o que corresponde a 76,71% de aproveitamento. Dentre as possibilidades de processamento oferecidas pelo programa a AS, possibilitou depreender a percepção dos participantes considerando as relações de proximidade e conexidade entre as palavras, presentes entre as diferentes respostas dos educandos (SOUSA e SILVA, 2021). Para o processamento os textos foram tratados para gerar um corpus textual adequado ao software. Esse tratamento envolveu digitação e inserção da identificação por código antes de cada resposta, além da retirada ou modificação de alguns caracteres e palavras. A seguir, nos resultados e discussões serão detalhados os procedimentos e instrumentos utilizados nas etapas de Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC) da Sequência Didática fundamentada nos três momentos pedagógicos.
Resultado e discussão
O trabalho foi estabelecido em etapas. Para cada etapa
foram realizados encontros em dias diferentes para a
realização do projeto. As etapas com seus respectivos
encontros estão relatadas a seguir:
Etapa da Problematização Inicial (PI)
1º Encontro: Levantamento das concepções prévias
Os participantes sentaram-se com as carteiras organizadas
na forma de um círculo. Cada aluno escolheu uma ficha
contendo questionamentos sobre questões ambientais
relacionadas à água e socializou sua opinião ou uma forma
para contribuir com o meio ambiente, por meio de ações do
cotidiano.
2º Encontro: Filme: Erin Brockovich - uma mulher de
talento.
O filme passado para os alunos foi “Erin Brockovich - uma
mulher de talento”, que conta a história de uma mulher mãe
de três filhos que começa a trabalhar em um pequeno
escritório de advocacia. Ela então descobre um caso de uma
empresa que está sendo acusada de contaminar a água de uma
pequena cidade no deserto, o que ocasionou o surgimento de
doenças que rapidamente se espalharam pela cidade.
Após o término do filme foi feita uma roda de conversa
para os alunos debaterem sobre o enredo da trama; a
proposta do debate foi relacionar o que eles tinham visto
de conteúdo até aquele momento com o caso que ocorreu no
filme. Neste momento os alunos começaram a relacionar e
contextualizar a trama do filme com os problemas
ambientais causados pela contaminação da água.
Etapa da Organização do Conhecimento (OC)
3º Encontro: O ciclo da água
Foi apresentada aos alunos uma aula sobre o ciclo da água
na natureza e os estados físicos da água, que mostrou todo
o processo físico-químico que ocorre durante o ciclo,
desde etapa de evaporação a precipitação. Em seguida, foi
discutida a questão da distribuição da água no planeta,
utilizando-se dados, tais como a porcentagem de água
existente no planeta, o percentual de água doce e salgada
que existe na Terra e o quantitativo da população mundial
que tem acesso a água potável.
4º Encontro: Poluição e contaminação da água
Realizou-se uma aula expositiva sobre quais os problemas
que essa má distribuição de água tratada causa a
sociedade, os riscos que o pouco recurso hídrico sofre,
como: a poluição dos rios, desastres naturais e mudanças
climáticas que ocorrem a cada dia com mais frequência ao
longo dos anos. Tais problemas como a quantidade de
doenças transmitidas por água contaminam um grande número
de pessoas que morrem por ano por não ter acesso a água de
qualidade.
5º Encontro: Doenças transmitidas por água contaminada
Neste momento, contamos com a participação da professora
de biologia, regente das turmas. Foram apresentadas as
principais doenças transmitidas por água contaminada, bem
como, seus agentes patogênicos, forma de transmissão,
sintomas e tratamentos.
6º Encontro: Tratamento da água
Levando em conta o tópico anterior, os alunos realizaram
uma pesquisa sobre as formas de tratamento da água
adequada para o consumo. Foi feito também um teste de
identificação de pH com os indicadores de pH. Tendo em
vista que o conteúdo sobre ácidos e bases foi ministrado
nas aulas regulares de química, a experimentação ocorreu
de forma demonstrativa, resgatando alguns conceitos
fundamentais sobre funções inorgânicas e o uso dos
indicadores de pH. As amostras utilizadas no teste foram:
água da torneira da escola, água do bebedouro da escola e
a outra amostra foi de água mineral comprada pelos alunos.
Etapa da Aplicação do Conhecimento (AC)
7º Encontro: Gravação
Na sequência, de forma coletiva e colaborativa, elaborou-
se algumas questões acerca da temática discutida ao longo
do desenvolvimento do PIE. Esses questionamentos foram
utilizados para definição dos roteiros de gravação dos
Podcast. Os roteiros foram elaborados no formato de
entrevistas, onde a professora regente foi a
entrevistadora e os alunos participantes foram os
entrevistados.
8º Encontro: Produção Textual
Como etapa final, foi solicitado que os alunos
desenvolvessem um texto dissertativo sobre todos os
assuntos abordados durante o projeto, relatando desde a
fase inicial até o momento do teste de pH das amostras de
água. Essa avaliação foi realizada com todas as turmas que
estavam participando do projeto, mas em dias diferentes
tendo em vista que eram cinco turmas de diferentes turnos.
Cada estudante recebeu uma folha de redação para construir
seu texto, a professora orientou como se dava a construção
de um texto dissertativo.
Cada aluno produziu seu texto, contando com suas palavras
a experiência de participar do projeto, e tudo o que eles
tinham aprendido com as aulas e as atividades realizadas
neste período. Todos os alunos se disponibilizaram à
produção do texto, os únicos que não fizeram foram os que
não estavam presentes no dia. Com os textos e utilizando a
metodologia já citada construiu-se a árvore de similitude.
A árvore de similitude gerada apresentada e interpretada a
seguir forneceu subsídios para se identificar alguns
fragmentos do senso comum em relação a temática
desenvolvida no PIE, além de algumas concepções e
conhecimentos adquiridos pelos participantes.
Na árvore de similitude, é possível perceber a
centralidade da palavra água, conectada com expressões que
denotam a ideia de como e onde é utilizada (população,
sobrevivência, atividades diárias, meio ambiente, entre
outras). Ainda no nicho da palavra água, duas conexões
recebem destaque, são elas: COMO e DOENÇAS, ambas estão
relacionadas a utilização da água ou contaminação. A
análise dessa árvore de similitude auxiliou na
interpretação do material obtido e elaboração de
categorias de análise a partir das inferências realizadas
com aporte da análise de conteúdo (AC) de (BARDIN, 2016).
Árvore de similitude
Quadro de organização das categorias de análise
Conclusões
Levando em conta a metodologia abordada, percebe-se diante dos dados obtidos, que os alunos tiveram uma boa absorção do conteúdo aplicado durante as três etapas e nos oito encontros do projeto. Isso pode ser observado nas redações onde realizaram várias conexões do filme com a química. Durante o desenvolvimento do projeto pode-se perceber a compreensão dos alunos sobre a importância da água, o seu ciclo, a utilização da água no mundo, e a sua distribuição pelo planeta. Na árvore de similitude fica evidente ao relacionar as palavras mais citadas como os trechos retirados dos textos produzidos pelos alunos. Conclui-se que os conceitos mais citados não só fazem relação com a química, mas com outras disciplinas, como biologia, física, geografia e sociologia. Analisando o material criado pelos alunos em formato de podcasts, percebe-se que a atividade promoveu uma dinâmica entre os alunos, colocando-os como protagonistas das ações desenvolvidas em sala de aula e fora dela, produzindo atividades significativas e contextualizadas. Neste sentido a abordagem CTSA teve um impacto positivo em relação a aprendizagem dos alunos, visto que o método de contextualizar promoveu uma interação maior entre os alunos, entre estes e as professoras e entre estes e o conhecimento, despertando o interesse pela disciplina e por ter uma participação ativa. Com a atividade proposta puderam relacionar e enxergar a química de um modo diferente e promissor. Percebeu-se que a promoção de um ensino colaborativo e coletivo com a mediação docente proporcionou aos alunos o protagonismo durante a produção dos artefatos, além de uma aprendizagem efetiva e contextualizada, mostrando que se faz urgente a mudança das aulas tradicionais por outras mais dinâmicas, inovadoras e centradas no aluno.
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus.Aos meus pais que acreditaram e mim e me deram total apoio para chegar até aqui. Os meu orientadores é minha professora regente. E aos meu amigos e colegas.
Referências
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