Autores
Silva, G.F. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Miranda, A.X. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Lima, L.K. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Soares, E.M.C. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Farias, J.S. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Ferraz, J.M.S. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Figueirêdo, A.M.T.A. (IFPB JOÃO PESSOA)
Resumo
A Química é uma ciência experimental, entretanto, essa dimensão é frequentemente negligenciada no Ensino Médio, muitas vezes devido à falta de laboratórios e/ou materiais nas escolas. Assim, o objetivo deste trabalho foi suprir essa carência por meio de uma atividade de ensino chamada "Show da Química" (SQ) promovida pelo Programa de Educação Tutorial – PET Química. A referida práxis foi realizada utilizando metodologias de cunho qualitativo e participativo. Portanto, foram analisados os resultados de três aplicações do SQ, que indicaram que a atividade foi efetiva em despertar o interesse dos alunos por meio de experimentações. Além disso, o SQ também desempenhou um papel importante na formação dos bolsistas do PET Química, desenvolvendo habilidades essenciais para sua futura profissão.
Palavras chaves
Show da Química; Ensino Médio; Experimentação
Introdução
O ensino de Química enfrenta uma problemática recorrente há algum tempo que é a abstração dos conceitos ministrados pelo docente na sala de aula. O conhecimento teórico que é para ser o ápice do debate científico, muitas vezes, acaba transformando-se em um evento com muitos conceitos soltos e sem base concreta para uma plena cognição dos alunos, pois falta uma coadunação entre teoria e prática. Nesse cenário, o educando torna-se desmotivado e desinteressado pela disciplina Química a qual se apresenta para esse como uma torrente de informações sem sentido e sem conexão alguma com a realidade observada. Sendo assim, Gonçalves e Goi (2020) ressaltam que as atividades experimentais como uma ferramenta de ensino, podem ajudar o estudante a ter mais interesse pelo conhecimento científico e potencializar a aprendizagem nas aulas teóricas. Dos Santos e De Menezes (2020) reforçam também a importância da experimentação, quando informam que pode ser considerada uma boa estratégia metodológica que serve como ferramenta para dar significado aos conteúdos químicos. Ademais, os autores revelam que a experimentação pode ser abordada de diversas maneiras no ensino, estando diretamente associada com as metas do docente e sua concepção pedagógica. Então, é indispensável que o professor possa fornecer uma abordagem completa do conceito que está sendo ensinado nas aulas, fazendo com que o momento experimental e teórico não seja encarado como dois momentos distintos, mas sim como dois eventos complementares, em uma visão uníssona. Além disso, a experimentação proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e de pensamento crítico, estimulando sua curiosidade. Ao realizar experimentos, os estudantes podem observar os fenômenos químicos acontecendo diante de seus olhos, permitindo que eles se envolvam de forma ativa no processo de aprendizagem. Essa abordagem prática torna os conceitos abstratos mais concretos e tangíveis, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento. Portanto, a experimentação não apenas complementa o ensino teórico da Química, mas também promove uma educação mais dinâmica e envolvente, tornando o aprendizado da disciplina mais significativo para os alunos (ALMEIDA e MALHEIRO, 2019). Ao incorporar atividades experimentais em suas aulas, os professores podem estimular o interesse dos estudantes pela Química, fortalecer sua compreensão dos conceitos científicos e prepará-los melhor para enfrentar os desafios da ciência no mundo real. Em alusão à ludicidade, essa se apresenta como outro fator importante que deve está intrínseco na prática docente. Da Silva, Ferreira e Da Silva (2020), ressaltam que essa ferramenta pode ser pensada, nos processos de ensino e aprendizagem, como um recurso importante para aprimorar o ensino com o objetivo de atingir uma educação efetiva e de qualidade. Dentro desse contexto, o uso de tal ferramenta corrobora para facilitar o ensino de Química, no qual segundo Almeida (2022), grande parte dos estudantes apresenta dificuldades adicionais por se tratar de um conteúdo da área de Exatas. Essa realidade resulta em um distanciamento do aluno em relação a Química, não favorecendo a assimilação dos conhecimentos científicos. Perante essa conjuntura, é essencial que o educador busque meios de inovar sua prática docente, e o uso do lúdico possibilita um cenário atrativo na educação dos conceitos químicos.(SILVA JÚNIOR et al., 2018). Esse recurso traz benefícios para os estudantes e, principalmente, para a relação professor-aluno, uma vez que é inerente para o ensino de qualquer disciplina manter uma boa relação entre o docente e discente, pois isso facilita a comunicação e, consequentemente, as informações que são perpassadas durante a aula. Ao introduzir elementos lúdicos no ensino de Química, o professor proporciona uma atmosfera mais descontraída e motivadora, estimulando a participação ativa dos alunos (SALES et. al., 2018). Jogos, atividades práticas e experimentos podem ser utilizados como estratégias lúdicas, permitindo que os estudantes aprendam de forma divertida e interativa. Além disso, o engajamento dos discentes é reforçado, despertando seu interesse e curiosidade, além de promover a interação social e o trabalho em equipe. Dessa forma, o uso da ludicidade no ensino de Química não apenas torna as aulas mais atrativas e envolventes, mas também potencializa o processo de aprendizagem, incentivando os alunos a se interessarem pela disciplina e a se envolverem ativamente na construção do conhecimento. Nessa conjuntura, o grupo do Programa de Educação Tutorial – PET Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, desenvolveu uma atividade de extensão chamada “Show da Química” (SQ), que tem como objetivo demonstrar conceitos químicos que são vistos em sala de aula, por meio de atividades experimentais lúdicas ilustrativas, no intuito de estimular o pensamento científico dos discentes.
Material e métodos
A atividade em tela embasou-se na abordagem qualitativa e participativa. A metodologia qualitativa, segundo Costa e Costa (2012), caracteriza-se por ser um método que busca significados sem necessitar de representação amostral, apenas o pesquisador trabalha com suposições e assume o papel de interpretador da realidade que está inserido. Por outro lado, a abordagem participante, permite ao envolvido adquirir uma visão abrangente e natural das matérias a serem estudadas (MÓNICO et al. 2017). A atividade de extensão intitulada “Show da Química”, foi realizada no primeiro semestre letivo de 2023 pelo grupo de bolsistas do PET Química, do Curso de Licenciatura em Química do IFPB, Campus João Pessoa, em 3 (três) escolas públicas do estado da Paraíba. As escolas se localizam nos municípios de Mamanguape, Pilõezinhos e na capital paraibana João Pessoa. A aplicação da atividade ocorreu nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de cada escola mencionada, com um público médio de 150 discentes participantes por escola. Como meio de avaliação, após a execução da atividade, foi solicitado aos estudantes a gravação de um depoimento, com o intuito de saber a opinião acerca da atividade, visto que, de acordo com Machyavelly, Madeiro e Souza (2020), os métodos de avaliações são importantes para o desenvolvimento do educando e também para a autoavaliação do próprio docente. A atividade “Show da Química” consiste na apresentação de experimentos com conteúdos químicos, que sejam contextualizados com o cotidiano dos estudantes. Sob essa ótica, os 7,0 (sete) experimentos lúdicos realizados nas três escolas foram: i) Tesômetro (Ebulidor de Franklin), ii) Pasta de elefante (KI + H2O2), iii) Sopro mágico (Ca(OH)2 + CO2 + Fenolftaleína), iv) Nota (Água e álcool), v) Gênio (H2O2 + KMnO4), vi) Caixinha (isopor + acetona) e vii) Foguete (garrafa PET, álcool e fósforo). Vale ressaltar que os experimentos foram realizados com reagentes que apresentam baixa periculosidade, não oferecendo risco aos alunos. Nos resultados, por questão de espaço, será discorrido pelo menos um experimento, realizado em cada escola.
Resultado e discussão
O Show da Química baseia-se na apresentação de experimentos lúdicos testados e
realizados em escolas com intuito de estimular a curiosidade dos alunos nos
conhecimentos científicos, além de proporcionar a ampliação dos conceitos
químicos que são abordados em sala de aula. Tal fato corrobora com as ideias de
Gonçalves e Goi (2020), que discorrem que a experimentação tem uma grande
importância em despertar a investigação e o interesse na construção dos
conhecimentos.
Dessa forma, a maioria dos experimentos foram realizados com a participação dos
alunos, proporcionando experiências e permitindo um contato real com atividades
experimentais. A seguir, serão elencados os resultados da aplicação do SQ nas
três escolas participantes.
1a Apresentação do SQ – Escola pública do município de Mamanguape
Para a obtenção dos dados, foram coletados depoimentos dos discentes para
identificar a eficiência da atividade realizada e se esta contribuiu para a
construção da sua aprendizagem. Desse modo, algumas falas são citadas no Quadro
1.
Após uma análise geral, as falas dos estudantes revelaram que o SQ é uma
atividade estimulante e participativa, no qual o indivíduo tem a oportunidade de
vivenciar a experimentação. Além do mais, o contato direto com experimentos
proporcionou uma abordagem prática e envolvente, contribuindo para a compreensão
e aprendizado dos conteúdos de Química abordados.
Nessa perspectiva, é importante ressaltar a importância de atividades
experimentais no processo educacional, fomentando a exploração de conceitos
químicos e o desenvolvimento de habilidades científicas, pois os estudantes são
incentivados a investigar, questionar e aplicar conceitos teóricos.
Durante a realização do SQ, o experimento que mais repercutiu, chamou a atenção
e teve maior interação dos alunos foi o “Tesômetro” (Figura 1), citado no
depoimento da discente A no Quadro 1, que consiste em uma vidraria chamada
Ebulidor de Franklin que é preenchido por um líquido volátil e, ao encostar a
mão na base do equipamento, faz com que o líquido suba de acordo com a
temperatura da mão. Portanto, tal experimento despertou a curiosidade dos
alunos e possibilitou o desenvolvimento de seus próprios argumentos.
Assim sendo, a eficácia do SQ proporcionou aos estudantes, uma edificação do
conhecimento visando uma aprendizagem mais significativa. Dessa maneira,
demonstrando contribuições importantes no desenvolvimento de habilidades e
competências dos participantes.
2a Apresentação do SQ – Escola pública do município de João Pessoa
Durante a apresentação do SQ que ocorreu na escola da capital paraibana, também
foram coletados depoimentos dos discentes com o objetivo de avaliar se essa
atividade de extensão promoveu aprendizado, por meio das observações e
participações dos alunos, nos experimentos realizados. Assim, alguns depoimentos
dos estudantes são apresentados no Quadro 2.
Dessa maneira, foi observado que a realização dos experimentos despertou o
interesse dos alunos, ocorrendo uma grande participação ativa da plateia na
execução da atividade (Figura 2). Além disso, com as ponderações, foi possível
verificar que tal atividade contribuiu para relacionar a prática com a teoria
que é vista em sala de aula, facilitando os conhecimentos dos conceitos
químicos.
Como citado pelo discente B no Quadro 2, o experimento denominado “Pasta de
elefante” chamou a atenção, despertando curiosidade. Esse experimento, que
contou com a participação do discente B e com a mediação do grupo PET Química,
foi realizado da seguinte forma: o participante colocou o iodeto de potássio
(KI) dentro de uma proveta, contendo água oxigenada (H2O2), corante e
detergente; após isso, o iodeto de potássio, utilizado como catalisador,
acelerou a decomposição da água oxigenada, fazendo com que ela liberasse o
oxigênio (O2) de forma muito rápida; então, o detergente líquido praticamente
capturou o gás oxigênio liberado, formando uma grande quantidade de espuma
colorida pela presença do corante. Dessa forma, a prática realizada pelo
participante fez com que todos os alunos observassem e tentassem compreender as
propriedades e as reações que estavam ocorrendo.
Desse modo, o experimento executado demonstra-se ser extremamente atrativo,
chamando a atenção dos alunos de maneira efetiva. E assim, desempenhando um
papel fundamental em motivar os alunos a explorar os conteúdos de Química,
resultando em uma aprendizagem estimulante e dinâmica.
3a Apresentação do SQ – Escola pública do município de Pilõezinhos
No que diz respeito à atividade do SQ realizada na cidade de Pilõezinhos, houve
uma grande interação entre o público presente e os membros do grupo PET Química.
Várias indagações foram feitas, e todos os questionamentos foram prontamente
respondidos e esclarecidos. É válido ressaltar que o experimento intitulado
"Sopro Mágico" despertou um interesse, particularmente intenso, por parte do
público.
É sabido que na Química, especificamente no nível médio de ensino, a mudança de
coloração observada nas substâncias tem a capacidade de prender a atenção dos
discentes de forma mais eficaz e curiosa. Na elaboração do “Sopro Mágico”, foram
utilizados indicadores ácido-base que são “substâncias orgânicas fracamente
ácidas (indicadores ácidos) ou fracamente básicas (indicadores básicos), que
apresentam cores diferentes para suas diferentes formas, informando se o
conteúdo da solução estudada é ácido, neutro ou alcalino” (TERCI; ROSSI, 2002,
p. 684). O experimento apresentado foi utilizado para atrair a atenção dos
participantes e alcançar um envolvimento maior na atividade proposta por mudança
de coloração.
O experimento realizado contou com a participação de 2 (dois) estudantes
voluntários da plateia, que competiram para borbulhar ar na solução, até que
houvesse uma mudança de coloração. O aluno que conseguisse primeiro alterar a
coloração da solução dentro do béquer, seria o vencedor. Essa atividade
demonstrou uma relevância significativa, pois além da participação ativa do
público em geral, os comentários expressados pelos participantes que executaram
o experimento químico, foram extremamente positivos. Os comentários estão
destacados, a seguir:
Aluno A: “Eu amei conhecer essa atividade, os experimentos foram muito bons e
interativos, aprendi muito.”
Aluno B: “Amei muito, vou falar com o professor para fazermos experimentos como
estes.”
No tocante à análise dos resultados previamente expostos, fica evidente a
satisfação dos participantes em relação à atividade de extensão. Essa
constatação pode ter como consequência um aumento na participação e no
envolvimento dos estudantes com a atividade, o que, por sua vez, desempenha um
papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e do pensamento crítico.
Portanto, as apresentações do SQ são levadas, corriqueiramente, a diversos
municípios da Paraíba, além da capital, ampliando as fronteiras e difundindo o
conhecimento químico, dentro de uma atividade extensionista. Em tal atividade,
de cada escola, foi possível observar, que em cada apresentação, um experimento
em específico chamou a atenção dos discentes, despertando o interesse pela
Química.
Depoimentos dos alunos que participaram do Show da \r\nQuímica.
A participação da aluna no experimento \"Tesômetro”.
Depoimentos dos alunos que participaram do Show da \r\nQuímica.
A participação dos alunos nos experimentos \r\nrealizados no Show da Química.
Conclusões
Com a realização deste trabalho, foi possível promover a divulgação científica para alunos do Ensino Médio, permitindo o envolvimento deles com atividades experimentais, as quais são escassas no ensino de Química. Nessa conjuntura, observa-se a grande necessidade de desenvolver metodologias que facilitem a compreensão dos discentes, como a experimentação, que tem um importante papel em tornar a disciplina descomplicada e oportuniza vivenciar na prática os conceitos teóricos que são aprendidos em sala de aula. Dessa maneira, a realização dos experimentos químicos instiga a curiosidade científica, desperta a técnica de observação e proporciona o interesse do aluno em aprender, chamando sua atenção. Além disso, possibilita o envolvimento ativo dos discentes, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências e de uma aprendizagem mais significativa, já que o “Show da Química” favorece observar e presenciar a ciência de forma concreta. Contudo, é importante frisar que essa abordagem dinâmica e participativa permite uma experiência enriquecedora, coadunando a experimentação com a ludicidade, visto que estimula os alunos a terem um pensamento crítico e a criarem hipóteses. Desse modo, a apresentação dos experimentos ilustrativos incentiva a construção dos conhecimentos e motiva os alunos a terem uma relação atrativa com a disciplina Química.
Agradecimentos
Referências
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