Autores
Farias, J.S. (IFPB - JOÃO PESSOA) ; Soares, E.M.C. (IFPB - JOÃO PESSOA) ; Lima, L.K. (IFPB - JOÃO PESSOA) ; Ferraz, J.M.S. (IFPB - JOÃO PESSOA) ; Silva, G.F. (IFPB - JOÃO PESSOA) ; Miranda, A.X. (IFPB - JOÃO PESSOA) ; Figueiredo, A.M.T.A. (IFPB - JOÃO PESSOA)
Resumo
No ensino de Química, frequentemente existem lacunas na criação de abordagens que estimulem a curiosidade dos alunos durante as aulas. Essa falta de temas cativantes representa um desafio no ambiente educacional. Dessa forma, para sanar tal problemática, o Programa de Educação Tutorial- PET Química, promove anualmente uma atividade de ensino denominada “Ciclo de Palestras”, a qual visa contribuir na formação acadêmica dos licenciandos em Química. Sob esse viés, o presente artigo objetivou discorrer sobre uma palestra com a temática “Gastronomia Molecular” e suas aplicações na Química para esses graduandos. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa e participativa. Para obtenção dos dados, foram coletados depoimentos positivos acerca da atividade realizada.
Palavras chaves
Ensino de Química; Ciclo de Palestras; Gastronomia Molecular
Introdução
No ensino de Química, muitas vezes faltam temáticas que despertem a curiosidade dos alunos nas aulas, e a ausência de temas que gerem isso no alunado é uma problemática no universo escolar. Lima et al. (2021), perceberam que ao contextualizar os assuntos com algum fato do cotidiano dos estudantes, há um maior grau de interesse e interação do que quando o conteúdo é realizado apenas expositivamente. Considerando isso, é importante estabelecer conexões entre os conteúdos químicos e situações da vivência dos discentes. Dessa forma, é possível despertar um maior fascínio e reduzir a falta de motivação. Segundo Lima (2019), ao relacionar a Química com exemplos práticos e relevantes para a vida dos estudantes, a aprendizagem se torna mais significativa. Dessa maneira, é fundamental trazer assuntos que estejam no dia a dia dos alunos, como é o caso da temática de alimentação e culinária, pois o ato de se alimentar é essencial para a saúde e qualidade de vida, dado que os alimentos são uma rica fonte de conhecimento químico contemplando vários conteúdos do ensino (PAZINATO, 2012). Devido a isso, tal temática é uma excelente ferramenta para contextualização de noções científicas, permitindo explorar os processos químicos, biológicos e físicos que acontecem durante a preparação e consumo dos alimentos. Atualmente, uma das temáticas mais discutidas nos meios de comunicação televisivos, tais como Masterchef e Mulheres, é a Gastronomia Molecular. Essa abordagem inovadora da culinária, que combina ciência e arte culinária, tem despertado grande entusiasmo e interesse, visto que envolve conceitos científicos em suas principais técnicas. De acordo com Gil (2010), a Gastronomia Molecular consiste em um ramo da ciência que estuda as transformações físico-químicas de materiais comestíveis. Essa área investiga os fenômenos e reações que acontecem em nível molecular nos alimentos, utilizando técnicas derivadas de processos químicos e físicos. O termo “Gastronomia Molecular” foi inicialmente proposto por cientistas para enfatizar a importância de compreender os processos moleculares e físico-químicos que acontecem durante a criação da comida na cozinha. Sob essa perspectiva, fica evidente a importância de ser trabalhado esses assuntos em sala de aula, uma vez que os processos químicos e físicos desempenham um papel fundamental, pois o estudo desses conteúdos permite com que os alunos adquiram uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos que acontecem ao seu redor, despertando a curiosidade científica e desenvolvendo uma visão crítica do mundo. Portanto, a educação contemporânea busca constantemente estratégias que despertem o interesse dos alunos e promovam um aprendizado mais significativo. Como indica Saraiva (2022), é de fundamental importância que os conteúdos abordados estejam contextualizados e se conectem com a realidade dos estudantes. Nesse sentido, a escolha do tema da Gastronomia Molecular se mostra relevante, pois une elementos da culinária e da ciência, instigando a motivação dos alunos. A introdução de temáticas inovadoras pode ser uma poderosa ferramenta para motivar os estudantes e promover uma aprendizagem mais profunda e efetiva (OLIVEIRA, 2022). Em consequência disso, o trabalho em tela objetivou destacar a importância de contextualizar o ensino da Química com a Gastronomia Molecular e suas principais técnicas, como a esferificação, a espuma e a gelificação. Para isso, foi desenvolvida e ofertada uma palestra para os estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa.
Material e métodos
O presente trabalho fundamentou-se por uma metodologia com a abordagem qualitativa e participativa. Segundo Neves (2015), os métodos qualitativos fornecem valiosas contribuições para a atuação pedagógica, pois possibilitam com que os educadores consigam um conhecimento mais aprofundado do público que irá trabalhar. Essa metodologia permite uma percepção mais completa dos alunos, de suas necessidades, facilitando a criação de estratégias educacionais mais eficazes. Por outro lado, a metodologia participante envolve a participação de todos os indivíduos envolvidos no processo investigativo, ressaltando a importância da colaboração e da participação de todas as partes. Esse método valoriza o envolvimento ativo dos participantes, possibilitando uma criação do conhecimento e uma melhor compreensão das realidades estudadas (RIBEIRO, 2020). Previamente, para o planejamento do trabalho, foi feita uma revisão da literatura sobre a temática “Gastronomia Molecular”, com o objetivo de abordar os conceitos químicos existentes no assunto. Segundo Prodanov e Freitas (2013), a revisão da literatura permite ao pesquisador entrar em contato direto com todas as obras escritas sobre a temática que está sendo estudada. Logo, o tema foi estabelecido como foco do estudo o qual discorreu numa perspectiva dinâmica e interdisciplinar, por meio da palestra intitulada: “A Fascinante Fusão entre Ciência e Gastronomia Molecular”. A palestra foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET Química, do IFPB Campus João Pessoa, em uma atividade de ensino denominada “Ciclo de Palestras”, tendo como público alvo graduandos do curso de Licenciatura em Química da mencionada instituição. A palestra foi assistida por 24 (vinte e quatro) estudantes do curso, além dos integrantes do programa PET Química que estavam presentes. A apresentação com discussões e considerações dos discentes, durou cerca de 60 (sessenta) minutos. No que se refere à execução da atividade, esta foi dividida em quatro momentos: i) o primeiro momento levantou uma problemática no intuito de saber o conhecimento prévio do público sobre o assunto da temática; ii) no segundo momento, ministrou-se a palestra; iii) no terceiro momento, ocorreu um experimento contextualizado com o tema em que foi possível observar a execução da Gastronomia Molecular; iv) no quarto momento, aplicou-se um Questionário Final (QF) que continha 3 (três) questões com perguntas abertas.
Resultado e discussão
Uma das maneiras de aperfeiçoar o ensino e aprendizagem dos discentes é
abordando assuntos do cotidiano. Sob esse viés, Borges e Luz Junior (p. 111,
2019), afirmam que a contextualização “assume um papel mais significativo devido
aos arranjos sistemáticos de um contexto social interligado com conhecimento
científico e tecnológico”. Visando esse aspecto, a exploração do tema
gastronomia molecular para os licenciados é crucial, uma vez que apresenta
vertentes científica, tecnológica e comercial.
Dessa forma, para o primeiro momento da atividade, a aplicação iniciou por meio
de uma problematização com o intuito de questionar os conhecimentos prévios dos
estudantes. A problemática discorria em: “O que é a gastronomia molecular?”. Em
conformidade com Borille et al. (2012, p. 210), este método “tem como ponto de
partida a realidade do sujeito, o cenário no qual está inserido e onde os vários
problemas podem ser vistos, percebidos ou deduzidos, de maneira que possam ser
estudados em conjunto ou em pares”.
Nesse segmento, o questionamento proporcionou um espaço para os alunos
refletirem e discutirem com base em suas experiências individuais, abrindo
caminhos para aquisição de novos conhecimentos acerca da problemática que seria
explorada mais adiante.
O segundo momento consistiu na apresentação da palestra (Figura 1), a qual se
iniciou a partir da organização do conhecimento, segundo Giacomini e Muenchen
(2015), é o momento em que o docente irá selecionar o tema e estruturar a
linguagem para mediar o conhecimento, possibilitando assim, a compreensão dos
estudantes. Durante a palestra, foi citado o conceito do tema, contexto
histórico, principais técnicas, as reações de esterificação e suas
classificações, e a presença da Gastronomia Molecular nas mídias televisivas.
Vale enfatizar que diversos questionamentos foram realizados com o propósito de
incentivar a interação dos participantes com o mediador.
Posteriormente, no terceiro momento, com a finalidade de expandir os
conhecimentos e favorecer o desenvolvimento cognitivo, os discentes realizaram
uma prática experimental da Gastronomia Molecular envolvendo a técnica de
esterificação direta (Figura 2). Com isso, o experimento em questão teve a
função de complementar e enriquecer o aprendizado teórico.
Dentro dessa conjuntura, o experimento se baseou na técnica de esferificação,
segundo Coser (2022), é basicamente o processo de encapsular um líquido dentro
de uma esfera perfeitamente formada. De acordo com Sakae (2018), este é um
método empregado amplamente, visto que explora os sentidos por meio da
combinação de diferentes texturas e sabores.
Logo, a esferificação pode ser classificada de duas maneiras: esferificação
direta e inversa. Todavia, ambas têm o mesmo princípio, ou seja, a criação de
esferas com um design semelhante ao caviar, que pode ser aplicado a uma
variedade de alimentos (EDLEY et al., 2016).
Deste modo, os discentes observaram a formação de esferas por intermédio da
dissolução do alginato de sódio (C6H7O6Na) no suco de manga, que em seguida foi
gotejado no cloreto de cálcio (CaCl2) e, com isso, bolinhas foram formadas, que
posteriormente foram lavadas com água. Sob essa ótica, destaca-se que as
práticas de Gastronomia Molecular são ainda mais promissoras, pois não envolve o
uso de soluções prejudiciais. Desta forma, elimina a necessidade de espaços
sofisticados, ampliando significativamente o alcance e a aplicabilidade da
atividade.
Em seguida, os participantes foram conduzidos a refletir, questionar, analisar e
debater as hipóteses levantadas sobre qual técnica foi utilizada para a execução
do experimento. Cabe ressaltar que, o momento discursivo proporcionou dúvidas
referentes ao porquê o líquido na presença do cloreto de cálcio resultava em uma
esfera.
A partir disso, esclareceu-se que a solução é submersa em cloreto de cálcio com
o objetivo de formar uma película gelificada. Sendo assim, os autores Gil (2010)
e Vitali (2021), discutem que o alginato endurece na presença dos íons de cálcio
devido a troca de íons, pois o cálcio é bivalente, ou seja, se liga a duas
moléculas de alginato, originando uma trama que em prática será a cápsula da
esfera.
Durante a palestra, ocorreu uma interação ativa dos discentes com o palestrante,
o que foi primordial para o desenvolvimento da atividade, pois como afirma
Freire (1996, p. 23) “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao
aprender”.
Por fim, no quarto momento da atividade de ensino, foi aplicado um Questionário
Final - QF com 3 (três) questões, visando avaliar a compreensão e satisfação
acerca da atividade. O primeiro questionamento pontuava: “Dentre as técnicas
apresentadas, qual das reações de esterificação você utilizaria para obter
esferas de leite condensado? Justifique sua resposta”. Dentre os discentes que
responderam a esse questionamento, observa-se no Gráfico 1 que 71,4% obtiveram
êxito na resposta.
Em concernência ao segundo questionamento: “Deixe seu feedback sobre a
metodologia aplicada no Ciclo de Palestras. Vale Salientar que, pode ser uma
sugestão, uma crítica ou algum breve comentário. Sua resposta será muito
importante para melhorarmos nossa atividade”. Como vislumbra no Quadro 1, 100%
dos respondentes reagiram indubitavelmente muito bem à atividade.
Tais respostas denotam o alto nível de satisfação dos estudantes, o que enfatiza
a importância de abordar esses temas com os futuros profissionais da educação.
Este fato corrobora com os autores Umbelino e Zabini (2014), os quais sublinham
a interdisciplinaridade como uma ferramenta fundamental para os futuros
docentes, em razão da quebra de paradigmas para novas áreas, possibilitando uma
visão holística.
O terceiro questionamento do QF, sublinhava: “Em sua concepção, o momento
experimental foi relevante para aplicar os conhecimentos teóricos em um contexto
prático?”. Alguns relatos dos respondentes estão elencados no Quadro 2.
Consoante a isso, destaca-se a relevância da prática experimental e a
contextualização nas redes de ensino. Em concordância com Santos e Menezes
(2020), a contextualização e a experimentação são elementos essenciais para o
ensino e aprendizagem dos discentes, uma vez que proporciona conhecimentos
enaltecedores para a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos
fragmentada.
Contudo, os resultados obtidos demonstraram a palestra intitulada “A Fascinante
Fusão entre Ciência e Gastronomia Molecular” como uma nova estratégia pedagógica
de ensino para a formação de docentes mais capacitados, conscientes e críticos.
Apresentação da palestra “A Fascinante Fusão entre \r\nCiência e Gastronomia Molecular”.
Prática experimental da Gastronomia Molecular.
Respostas dos discentes ao primeiro questionamento \r\ndo Questionário Final.
Respostas dos discentes ao segundo questionamento \r\ndo Questionário Final.
Respostas dos discentes ao terceiro questionamento \r\ndo Questionário Final.
Conclusões
Diante do exposto, ficou evidente que a atividade "Ciclo de Palestras" desempenha um papel de extrema importância para os discentes pertencentes ao curso de Licenciatura em Química do IFPB Campus João Pessoa, pois proporciona uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, abrangendo conteúdos que não são frequentemente contemplados na matriz curricular do curso. Tais resultados revelaram não apenas a importância da atividade de ensino, mas também o progresso dos participantes em relação às ações realizadas. Portanto, além de oferecer uma contribuição positiva para o processo de ensino e aprendizagem dos licenciandos, ampliando seus conhecimentos e enriquecendo seu currículo acadêmico, a atividade também serviu como uma oportunidade para a validação e eficácia da metodologia aplicada, que com base na análise efetuada aos questionários de avaliação, se mostrou promissora. Dessa forma, a abordagem de temas transversais no curso de Licenciatura em Química oferece aos educandos a oportunidade de expandir seus conhecimentos em relação à temática abordada, permitindo que eles adquiram uma visão mais abrangente e entendam suas conexões com outras áreas do conhecimento. Destarte, a atividade de ensino promoveu a criatividade e forneceu subsídios para que, como futuros professores, os licenciandos possam aplicar esses conceitos de forma efetiva em sua prática docente.
Agradecimentos
Referências
BORGES, R. S.; LUZ JUNIOR, G. E. A Contextualização do Ensino de Química: Um Olhar Reflexivo sobre a Prática dos Professores. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 109-118, 2019. Disponível em: http://www.ead.codai.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1984. Acesso em: 25 jun. 2023.
BORILLE, D. C. et al. A aplicação do método do arco da problematização na coleta de dados em pesquisa de enfermagem: relato de experiência. Texto Contexto Enfermagem, v.21, n.1, p.209-216, 2012.
COSER, M. Química na cozinha. As Principais Técnicas da Gastronomia Molecular.Disponível em:https://www.daninoce.com.br/gastronomia/quimica-na-cozinhaickfd/principais-tecnicas-da gastronomia-molecular/ . Acesso em: 25 jun. 2023.
EDLEY, M. et al. The RECIPE FOR A GOURMET SNACK: NGSS, NAE, AND STEAM (FUNDAMENTAL). American Society For Engineering Education, New Orleans, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa (Coleção Leitura). São Paulo: Paz e Terra. 1996.
GIACOMINI, A.; MUENCHEN, C. Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.15, n.2, p.339-355, 2015.
GIL, M. J. Q. N., Ciências Gastronomia Molecular: uma abordagem de investigação para alunos do Básico e Secundário. Dissertação MSc. UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR. Covilhã: Portugal, 2010.
SANTOS Rodrigues Lucélia, MENEZES Almeida Jorge, A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios, Rev. Eletrônica Pesquisa educa. Santos, Volume 12, número 26, p. 180-207, jan.-abril, 2020.
VITALI, A. Gastronomia, ciência e arte: técnicas, ingredientes, equipamentos e receitas de gastronomia molecular. 1ed. São Paulo: Gastrô Brasil, 2021. 212p.
GIL, M. J. G. N. Gastronomia molecular: uma abordagem de investigação para alunos do básico e secundário. 2010. Tese de Doutorado.
LIMA, A. M.; Santos, G. L.; Nascimento, G. S. D; Florentino, B. G. M. (2021). Contextualização no Ensino de Química Orgânica: A Química dos Perfumes como Tema Gerador. In: Vivências didáticas: Metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem, 3.
LIMA, J. M. P. A importância da sequência didática para a aprendizagem significativa da matemática. Revista Artigos. Com, v. 2, p. e829-e829, 2019.
NEVES, M. O. A importância da investigação qualitativa no processo de formação continuada de professores: subsídios ao exercício da docência. Revista Fundamentos, v. 2, n. 1, 2015.
OLIVEIRA, V. P. A sétima arte na escola: a utilização de filmes como recurso didático no ensino de biologia – uma revisão de literatura. 2022. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
PAZINATO, M. S. Alimentos: uma temática geradora do conhecimento químico. 2012. Tese de Mestrado.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2013.
RIBEIRO, K. D. F. Metodologia participativa na abordagem de questões sociocientíficas: considerações acerca do diálogo. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 719-738, 2020.
SARAIVA, S. S. Contextualização e interdisciplinaridade do conhecimento matemático do livro do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Manoel Leal Uruçuí-PI. Orientador: Miguel Antônio Rodrigues. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Uruçuí, 2022.
SAKAE, R. M. Gastronomia molecular para o ensino de química. 2018. 57f. Monografia de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2018.