Autores

Silva, K.S.B.L. (UECE) ; Melo, N.B. (UECE)

Resumo

A experimentação tem sido considerada um recurso didático central e com características únicas para o ensino de Química e Ciências de modo que tem aumentado a relevância de pesquisas sobre as formas como os professores compreendem e usam esse recurso didático em sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre o número de artigos científicos publicados nas revistas: Química Nova na Escola (QNesc), Química Nova (QN) e Revista Virtual de Química (RVQ) nos anos 2003-2023 que abordam experimentos didáticos de química ou a importância da experimentação no processo de ensino-aprendizagem, totalizando 99 artigos. Estes foram categorizados nas cinco áreas da química: química geral, inorgânica, analítica, orgânica e físico-química.

Palavras chaves

Experimentação; Artigos Científicos; Ensino de Química

Introdução

A realização de atividades experimentais no ensino de química constitui uma parte importante do processo de ensino e aprendizagem, pois, além do papel motivador que desempenha, possibilita a participação dos estudantes por meio de questionamentos, formulação de hipóteses, resolução de problemas e utilização do método científico (GALIAZZI; GONÇALVES, 2004; FERREIRA; HARTWIG; OLIVEIRA, 2010). No entanto, ainda há o predomínio de uma visão simplista sobre a experimentação, a qual considera o processo de realização e observação como suficiente para a aprendizagem de um dado fenômeno, muitas vezes desconsiderando o papel do estudante durante o planejamento e estruturação da atividade experimental (Galiazzi; Gonçalves, 2004). Desta forma, emerge a seguinte questão: como a experimentação no ensino de química está sendo abordada no âmbito das produções científicas? Para responder esta questão, realizou-se neste trabalho um levantamento sobre periódicos publicados em revistas como Química Nova na Escola (QNesc), Química Nova (QN) e Revista Virtual de Química (RVQ), a qual possui foco nas discussões voltadas para o ensino de química no contexto nacional e internacional.

Material e métodos

A revista QNEsc foi criada durante o VII Encontro Nacional de Ensino de Química, promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), realizado em julho de 1994 na cidade de Belo Horizonte (MG). A pesquisa ocorreu através de uma busca no site da Revista Química Nova na Escola (QNesc), incluindo as revistas QNesc, QN e RVQ, onde na aba de busca foram utilizadas palavras-chave como “experimentação”, “experimentos” no plural e “experimento” no singular, entre os anos de 2003 - 2023. Diante dessa busca foi realizado uma análise minuciosa de cada artigo publicado, onde observou-se o título e o resumo de cada periódico, categorizando os artigos em dois grupos, aqueles que abordavam a prática do experimento e os que abordavam a importância da experimentação no processo de ensino-aprendizagem. Depois os artigos que abordavam experimentos didáticos foram categorizados dentro das cinco principais áreas da química: química geral, inorgânica, analítica, orgânica e físico-química.

Resultado e discussão

O resultado da busca dos artigos nas revistas QNesc, QN e RVQ com as palavras- chave citadas na metodologia forneceu um total de 99 periódicos, sendo 45 da QNesc, 37 da QN e 17 da RVQ. Os artigos analisados de cada uma das revistas foram categorizados em artigos com enfoque experimental e artigos que tratavam sobre a importância da experimentação na prática docente. Dentre os 99 periódicos analisados, 19 abordaram a experimentação na prática docente e 80 abordaram a experimentação no Ensino de Química, tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior, onde para esse último foram os artigos que mais foram encontrados na QN. Após realizar essa classificação, os 80 artigos foram categorizados nas cinco grandes áreas da química: química geral, inorgânica, analítica, orgânica e físico-química. Nessa divisão, observou-se que 37 artigos são de química geral, 4 de química inorgânica, 15 de química analítica, 9 de química orgânica e 15 de físico-química, alguns desses com abordagens multidisciplinares. Esses dados revelam, que os autores estão preocupados com o ensino dos conteúdos da disciplina, de maneira a possibilitar seu entendimento de forma prática. Os artigos analisados apresentam propostas de experimentos a ser realizados na maioria do ensino básico e outros em cursos de graduação, principalmente para estudantes do curso de Química, embora os autores apontem a possibilidade do uso de tais experimentos também em cursos de Farmácia e Engenharia Química. A análise permite dizer que uma aula de química experimental, na perspectiva de uma educação contemporânea, voltada para as necessidades do mundo do trabalho e da sociedade atual, deve ampliar os conhecimentos dos estudantes, mas também estimular sua capacidade intelectual de pensar sobre o fenômeno.

Conclusões

A partir da análise realizada, verificamos a existência de um número ainda não tão expressivo de produções voltadas para atividades experimentais, em que se observou que a maioria abrange a área de química geral, porém verificou-se um número considerado de publicações na área de físico-química. O que se observa é que apesar de todos os esforços, a experimentação nas aulas de ciências e de química ainda é muito mais rara do que o desejável. Porém podemos ressaltar a importância da experimentação como uma metodologia ainda fundamental para o processo de ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

1 GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. Quim. Nova 2004, 27, 326.
2 FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Quim. Nova na Escola 2010, 32, 101