Autores

Brito, M.M. (UFPI) ; Ferreira, L.N.A. (UFPI)

Resumo

Neste trabalho selecionamos e analisamos artigos da revista Sapiência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Piauí, especialmente o potencial de discutir temáticas de investigação adotadas no estado e propiciar aos estudantes desenvolver o conhecimento químico a partir de uma perspectiva local. Para tanto, selecionamos textos relacionados à química e analisamos seu conteúdo, especialmente a abordagem em torno da qual foram elaborados. Identificamos um número considerável de artigos pertinentes à química e a predominância das abordagens científica e conceitual. Esses dados sugerem que o material analisado aborda temas que permitem tratar a química de forma contextualizada, proporcionando aos alunos desenvolver habilidades a partir da construção do conhecimento gerado em sua região.

Palavras chaves

divulgação científica; leitura; regionalização

Introdução

Diversas pesquisas da área de ensino de ciências têm demonstrado que Textos de Divulgação Científica (TDC) vêm ganhando espaço no meio educacional, visto que apresentam os conhecimentos científicos a partir do emprego de termos e contextos que facilitam o entendimento (FERREIRA; QUEIROZ, 2012; DINIZ; RESENDE JÚNIOR, 2019; SILVA et al., 2020). Uma vez que os TDC não são escritos, necessariamente, para fins didáticos, o seu uso em sala de aula requer o emprego de seleção e análise adequada. Logo, investigações que visem auxiliar professores nesses processos são oportunas. Diante disso, nos propomos analisar textos da seção Artigos publicados na revista Sapiência, (publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí − FAPEPI), no período de 2004 a 2021, relacionados direta ou indiretamente à química, a fim de auxiliar professores e/ou pesquisadores que pretendam fazer o seu uso. A revisão de Ferreira e Queiroz (2012) sobre a temática evidenciou um número considerável de estudos pautados na seleção e análise de TDC, ainda que pesquisas voltadas a revistas de agências de apoio à pesquisa científica foram menos recorrentes. Dentre elas, não encontramos nenhuma que explore os textos da revista Sapiência. Diante disso, neste manuscrito, analisamos textos a referida revista fim de conhecer suas particularidades, observando especialmente as abordagens imprimidas pelos autores dos textos. Pretendemos, portanto, elucidar o potencial desses textos como recurso didático, especialmente as possibilidades de discutir temas de investigação adotados no estado do Piauí, propiciando aos estudantes construir o conhecimento químico a partir de uma perspectiva local.

Material e métodos

Na realização desse estudo empregamos a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica, que consiste na busca, levantamento e análise crítica de materiais publicados na literatura sobre um determinado tema a ser investigado (SOUSA; OLIVEIRA; ALVES, 2021). Desse modo, realizamos a leitura na íntegra de todas as edições publicadas e/ou disponíveis no período de 2004 a 2021 da revista Sapiência, a fim de localizarmos palavras que se relacionassem direta ou indiretamente à química, tais como: citação de elementos químicos, compostos, equipamentos, entre outros. Logo após a seleção dos artigos, consideramos os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2015) e o instrumento proposto por Kawamura e colaboradores adaptado por Ferreira e Queiroz (2011) para análise dos textos. Nesta investigação, trataremos apenas da classificação dos artigos, segundo a categoria abordagens e contexto, que aponta a maneira pela qual o texto é descrito no contexto social, político, econômico etc. (FERREIRA; QUEIROZ, 2011). A partir disso são geradas subcategorias que evidenciam de modo pontual as abordagens elucidadas, tais como: conceitual, científica, ambiental, saúde, entre outras.

Resultado e discussão

A partir do recorte temporal na referida revista, foram identificados 38 artigos cuja classificação gerou o gráfico de frequências apresentado na Figura 1. É possível observar que os artigos trazem, em grande parte, a abordagem “Científica” (14). Isto evidencia a principal característica da revista, uma vez que diz respeito à produção de uma agência de fomento à pesquisa. Nesta categoria foram alocados artigos que trazem aspectos atinentes à natureza da ciência. A título de exemplo, destacamos o TDC “Pirólise de óleo vegetal: método alternativo de obtenção de biocombustíveis”, que descreve o processo que envolve a produção de biocombustíveis e seus benefícios (LUZ JÚNIOR, 2008). A segunda subcategoria com frequência expressiva foi a “Conceitual”, caracterizada pela presença de termos explicativos (9). Como exemplo citamos o texto “Atapulgita no Piauí: possibilidades tecnológicas”, que discorre sobre a definição e aplicações do argilomineral (Atapulgita) presente em várias regiões do Piauí (ARAÚJO, 2010). Outra subcategoria em evidência foi a científica/ambiental (6), caracterizada por uma descrição da pesquisa com ênfase na sua trajetória, avanços e relevância ambiental. A título de exemplo temos o texto “Desenvolvimentos em eficiência energética no Piauí”, que aborda o uso de energia a partir de fontes alternativas (BARBOSA, 2016). Estes textos permitem tratar assuntos como: reações químicas, substituição de centros metálicos e energias renováveis. Em relação às demais classificações, apontamos a diversidade de aplicações dos estudos e a possibilidade da abordagem de temas locais, a fim de proporcionar a interação entre os saberes, possibilitando a participação coletiva entre os sujeitos da aprendizagem (COSTA; PINHEIRO, 2013).

Figura 1

Classificação dos artigos da revista Sapiência relacionados à química segundo a abordagem.

Conclusões

Tendo em vista a análise, acreditamos que os artigos da revista Sapiência possuem potencial para sua inserção em sala de aula, uma vez que oferecem subsídios para discussões envolvendo a química, trazendo como abordagem uma série de saberes pertinentes à área da química. Além disso, podem contribuir no tratamento de temas regionais, auxiliando na contextualização dos conteúdos e no desenvolvimento do sentimento de pertencimento nos estudantes.

Agradecimentos

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, pela bolsa concedida.

Referências

ARAÚJO, C. M. Atapulgita no Piauí: possibilidades tecnológicas. Sapiência: Informativo Científico FAPEPI. Teresina, ano VI, n. 25, set. 2010. Artigos, p. 34.

BARBOSA, F. R. Desenvolvimento em Eficiência Energética no Piauí. Sapiência: Publicação Científica da FAPEPI, n. 40, p. 13-13, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 2015.

COSTA, J. M.; PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013.

DINIZ, N. P.; REZENDE JUNIOR, M. F. Textos de divulgação científica da revista Ciência Hoje online: potencial para discussão de aspectos da natureza da ciência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 165-194, 2019.

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Artigos da revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química. Química Nova, v. 34, n. 2, p. 354-360, 2011.

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.

LUZ JÚNIOR, G. E. Pirólise de óleo vegetal: método alternativo de obtenção de biocombustíveis. Sapiência: Informativo Científico da FAPEPI. Teresina, ano V, n. 16, jun. 2008. Artigo, p. 3.

SILVA, G. B. et al. Abordagem do tema biocombustíveis no Ensino Médio: textos de divulgação científica em foco. Química Nova na Escola, v. 43, n. 3, p. 246-255, 2020.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.

ZANOTELLO, M.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leitura de um texto de divulgação científica em uma disciplina de física básica na educação superior. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 3, p. 113-130, 2013.