Autores

Castro, A.G.P. (UNILAB) ; Morais, N.Q.M. (UNILAB) ; Menezes, E.A. (UNILAB)

Resumo

Este trabalho tem o intuito de apresentar o projeto REVITAR e as ações desenvolvidas nos laboratórios das escolas parceiras: EEMTI Maria do Carmo Bezerra e EEMTI Dr. Brunilo Jacó, localizadas em Acarape e Redenção respectivamente. As ações foram realizadas em etapas e versou sobre a recuperação, resgate e reestruturação dos laboratórios de Ciências, das escolas citadas, articulada com a Proposta Curricular de SEE/CE. Para isso, tais ações foram planejadas e executadas em conjunto com professores afim de verificar as dificuldades encontradas e assim promover a articulação entre teoria e prática. Também foram realizadas aulas práticas para que os alunos tivessem a oportunidade de colocar em prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.

Palavras chaves

Laboratório; Escolas Públicas; Ciência

Introdução

As escolas públicas, em geral, enfrentam dificuldades no ensino de ciências, como má formação de professores e condições inadequadas dos laboratórios. Para que essa situação seja superada, é necessário realizar ações que abordem a formação docente, metodologia, recursos didáticos e outros aspectos que fortaleçam o ensino de Ciências. Para Castro (2014), despertar o interesse dos estudantes para as aulas de Ciências não é uma tarefa fácil. A abordagem predominante na educação básica é realizada de forma teórica com base em fórmulas e definições praticamente alheias à realidade dos alunos. Para professores e especialistas no ensino de Ciências, há uma alternativa especialmente eficaz para combater a excessiva abstração que mina o interesse dos alunos: as aulas experimentais. Essas aulas práticas exigem laboratórios, que ainda são escassos nas escolas do país. Dados do Censo Escolar (BRASIL, 2018) feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), diz que os Laboratórios de Ciências encontrados nas escolas de ensino médio da rede pública correspondem apenas a 38,8%. Na região do Maciço de Baturité, em um breve levantamento feito junto às escolas, foi identificada uma escassez de laboratórios de Ciências, e quando existem a maioria desses espaços são negligenciados ou não utilizados. Diante disso, esse projeto visa desenvolver ações concretas que aprimorem a atuação dos professores e promovam a integração entre teoria e prática no ensino de Ciências, a partir da construção de instrumentos que auxiliarão a compreender os fatores e fenômenos que ocorrem no cotidiano do aluno. Essas ações incluem visitas aos laboratórios da Unilab e a utilização e recuperação dos espaços de laboratórios nas escolas públicas da região.

Material e métodos

As ações do projeto foram divididas em etapas. A primeira, foi o levantamento e seleção das escolas, após essa etapa duas escolas foram selecionadas: EEMTI Doutor Brunilo Jacó e EEMTI Maria do Carmo Bezerra, localizadas nas cidades de Redenção e Acarape, respectivamente, ambas de ensino médio. A segunda etapa, foi a realização de visitas as escolas e apresentação do projeto, e logo após iniciou-se a parceria projeto-escola. Ainda nessa etapa, foram realizadas reuniões com os professores de química, responsáveis pelos espaços de laboratórios, para observações e análise de conteúdos didáticos. O intuito dessas ações era saber como as escolas mantinham os laboratórios, se estavam inativos, se eram usados regularmente para aula práticas, ou não. Ao finalizar essa etapa, iniciamos as revitalizações e organizações desses espaços com ações como: mapeamento das vidrarias, dos reagentes e dos equipamentos, para verificar sua utilização para o desenvolvimento de atividades experimentais na área de química. Todo o material foi catalogado em tabelas do Excel e repassado aos professores, para que os mesmos pudessem ter controle do material presente. Ao final, também foram realizadas duas aulas práticas na escola Dr. Brunilo Jacó, nas turmas de 1º ano, a primeira sobre separação de misturas, em sala de aula, com matérias alternativos e a segunda no laboratório utilizando os reagentes químicos disponíveis, ao final de cada aula forma aplicadas 3 questões sobre o conteúdo afim de avaliar a metodologia. Na escola M. do Carmo Bezerra as ações do projeto foram de acompanhamento das aulas práticas, no laboratório, sobre equilíbrio químico. Para realização dessa pesquisa um termo de cessão de imagem foi enviado aos gestores, professores e alunos das escolas.

Resultado e discussão

Após o levantamento e seleção das escolas decidimos que no primeiro semestre atuaríamos nas escolas: Dr. Brunilo Jacó e Maria do Carmo Bezerra. Ao ingressar no cotidiano escolar para a avaliação dos laboratórios, pode-se perceber a falta de manutenção dos equipamentos e reagentes, como também do espaço em si. Os reagentes, na grande maioria, estavam vencidos e armazenados inadequadamente, impossibilitando o uso. As informações coletadas foram catalogadas em tabelas como mostrada na Figura 1 e entregue aos professores responsáveis pelos laboratórios, em seguida foi dado início a revitalização desses espaços. Dialogando com os professores de química, foram discutidas as dificuldades dos estudantes e a atuação das bolsistas para melhores resultados. A partir disso, a realização da primeira aula prática deu-se em sala de aula utilizando materiais alternativos. Ao serem concluídas as revitalizações, algumas aulas práticas foram realizadas no laboratório - Figura 2, onde utilizamos os reagentes químicos com segurança, além de proporcionar a vivência do laboratório para os alunos. No final da aula prática conseguimos perceber que os estudantes estavam se mostraram interessados nas aulas práticas, pois houve grande participação e os mesmos conseguiram responder ao questionário sobre os tipos reações envolvidas na aula prática.

Figura 1

Tabela contendo os materiais catalogados no \r\nlaboratório da escola Dr. Brunilo Jacó.

Figura 2

Aula prática sobre Teste de Chamas, em laboratório, \r\ncom a turma de 1º ano D na escola Dr. Brunilo Jacó.

Conclusões

Com base nas as ações realizadas, em especial as aulas práticas, foi possível perceber que as aulas experimentais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento científico dos estudantes e despertam o interesse e a curiosidade pelos temas abordados, uma vez que os alunos podem correlacionar a teoria à prática. Percebemos também, que a utilização dos laboratórios, para essas aulas, oferece uma experiência única aos estudantes, uma vez que não são frequentemente visitados, aumentando assim a motivação dos mesmo pelos conteúdos de ciências.

Agradecimentos

Agradecemos a orientadora do projeto Professora Eveline de Abreu Menezes, ao ICEN, por nos dar suporte necessário, e as escolas parceiras.

Referências

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2018. Disponível em:<https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/escolas-estaduais-e-privadas-tem-recursos-tecnologicos-equivalentes-no-ensino-medio-federais-sao-as-mais-equipadas>. Acesso em: 24 de jun. 2023.
CASTRO, L. P. Caderno do professor de química: material de apoio ao professor. Volume único. Rio de Janeiro: [s.n.], 2014. Disponível em:<https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/4414/2/Caderno%20do%20Professor.pdf>. Acesso em: 25 de jun. 2023.