Autores

Bezerra de Melo, N. (UECE) ; Sousa Barros de Lima, K. (UECE)

Resumo

Os jogos educativos de Química servem como uma ferramenta motivadora, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Devido a eficácia dos jogos, foi proposta como uma atividade didática, na disciplina de Metodologia e Prática de Ciências da Natureza do curso de Licenciatura em Química da UECE, a pesquisa e o desenvolvimento de jogos de Química voltados para o Ensino de Ciências com o objetivo de ensinar aos alunos a importância da utilização dessa metodologia ativa em suas aulas. Este trabalho trata-se da análise dos discentes sobre essa proposta metodológica realizada através de um questionário. Nas respostas observou-se que os alunos acharam a proposta interessante onde podem sanar dúvidas referentes ao conteúdo ou a forma didática de aplicação dos jogos.

Palavras chaves

Química; Jogos didáticos ; Aprendizagem

Introdução

Ensinar Química tem sido um verdadeiro desafio naquilo que diz respeito à temática de ensino-aprendizagem. Para Silva (2013) grande parte do impedimento dos alunos em aprender Química é devido ao modo como ela é ministrada aos discentes. Portanto, o uso de jogos didáticos se torna um incentivo para aprendizagem, pois ajuda o aluno no raciocínio, no pensamento rápido e ainda torna a aula mais divertida. Robaina (2008, p. 12) defende a utilização dos jogos pedagógicos, afirmando ser uma alternativa viável e promissora, podendo ser confeccionados com materiais que fazem parte do ambiente de sala de aula ou que são descartados nas residências. Os jogos têm o poder de transformar aulas comuns em momentos de um ensino eficiente, criativo e prazeroso para os alunos, além de propiciar aos professores a diversificação de suas aulas, tornando-as mais interessantes, criativas e desafiadoras. Na Universidade Estadual do Ceará (UECE) o componente curricular Metodologia e Prática de Química da Natureza (MPCN) é oferecido no curso de Licenciatura em Química. Na disciplina foi explorada a utilização de metodologias ativas em salas de aula. Uma das metodologias ativas abordadas foi a criação e utilização de jogos didáticos. Desse modo, os alunos aprenderam a elaborar e aplicar jogos voltados pro ensino de Química aos seus futuros alunos. Esse tipo de atividade, faz com que os alunos percebam o quão próximo a Química pode estar do seu cotidiano de forma prazerosa. Trazer jogos didáticos que podem estar na vivência dos alunos aproxima o aluno ainda mais da Química que é criminalizada, questionamentos que são feitos como “Para quê tenho que aprender isso? "Onde vou utilizar aquilo” são rapidamente sanados com a apresentação de jogos contextualizados e com materiais alternativos.

Material e métodos

A turma da disciplina de MPCN, do curso de Química Licenciatura da UECE do semestre 2023.1, teve suas aulas ministradas duas vezes por semana. Na disciplina, os alunos tiveram que pesquisar artigos científicos sobre a criação e aplicação de jogos voltados para o Ensino de Química no Ensino Básico, depois esses jogos serviram como inspiração para a criação dos seus próprios jogos didáticos. Após todos apresentarem e aplicarem seus devidos jogos na aula, foi realizado um questionário avaliativo de cinco perguntas usando a plataforma do Google Forms® sobre o que os discentes acharam em relação à elaboração desses jogos. O questionário era composto por cinco perguntas contextualizadas que estão descritas a seguir: 1. A sua participação nos jogos facilitou a sua revisão sobre os assuntos de química abordados? 2. Os jogos poderiam ser aplicados com alunos no ensino médio? 3. Você acha que está recebendo formação necessária para utilizar metodologias ativas em sala de aula como professor? 4. Como você classificaria a interatividade da aula utilizando jogos de química? 5. Em relação ao processo aprendizagem utilizando jogos didáticos, como você classificaria a aplicação de jogos em aulas de Nível Superior?

Resultado e discussão

Após a apresentação dos jogos, foi aplicado o questionário sobre o que os discentes acharam sobre a aplicação dos jogos. Na primeira pergunta, a maioria respondeu que sim, pois os assuntos fizeram relembrar alguns conceitos e relataram os temas que ficaram mais claros na aplicação dos jogos, como Química Orgânica, Atomística, Isomeria e dentre outros. Os jogos educativos possuem sua relevância, proporcionando situações de ensino-aprendizagem, onde aumentam a construção do conhecimento (FIALHO, 2008). A segunda pergunta, a grande maioria respondeu que sim, pois os temas abordados estavam voltados para alunos do Ensino Médio e também foi citado que os jogos poderiam ser confeccionados, pois foram feitos com materiais de baixo custo. Na terceira pergunta, a maioria respondeu que sim, pois muitos estavam aprendendo pela primeira vez a criar jogos didáticos. Uma importante vantagem na utilização de atividades lúdicas, é o auxílio do caráter lúdico no aumento da cooperação, da socialização e das relações afetivas e, a possibilidade de empregar jogos didáticos, de forma que auxilie os alunos na construção do conhecimento em qualquer área (PEDROSO, 2009). Na quarta pergunta, os discentes responderam que os jogos utilizados foram interativos, pois a turma participou da dinâmica dos jogos ativamente, isso acaba contribuindo com o pensamento de Pedroso (2009) que relata a importância da cooperação da turma. Na quinta pergunta, a grande maioria respondeu que os jogos didáticos promovem maior fixação dos conteúdos de química. Portanto, a aplicação dos jogos didáticos foi vista como de suma importância na formação docente, como uma das muitas metodologias ativas que o professor pode utilizar em suas aulas.

Conclusões

De acordo com as literaturas citadas, pode-se afirmar que é fato comprovado que o uso de ferramentas didáticas, como jogos, fazem com que o momento de aprendizado seja algo prazeroso, surtindo assim maior efeito na assimilação dos conteúdos. O uso desse tipo de metodologia teve uma ótima aceitação diante dos alunos de acordo com as respostas dos discentes no questionário aplicado. Porém é importante salientar que os jogos didáticos devem ser utilizados como meio de apoio e sendo úteis no reforço de conteúdos já estudados anteriormente e não como única fonte de transmissão de conhecimento.

Agradecimentos

Referências

FIALHO, N. N. Os jogos didáticos como ferramenta de ensino. In: VIII Congresso Nacional de Educação / III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas, PUCPR. Anais, Curitiba: Champagnat, 2008.

PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: IX Congresso Nacional de Educação / III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, PUCPR. Anais, Curitiba: Champagnat, 2009.

ROBAINA, J. V. L. Química através do lúdico: brincando e aprendendo, Canoas: Ed. Ulbra, 2008, 480p.

SILVA, S. G. As Principais Dificuldades na Aprendizagem de Química Na Visão dos Alunos do Ensino Médio. IX Congresso de Iniciação Científica do IFGN, 2013.