Autores

Bezerra de Melo, N. (UECE) ; Rodrigues Aquino, R. (UECE) ; Sousa Barros de Lima, K. (UECE)

Resumo

A experiência da monitoria é de grande importância para a formação acadêmica do aluno/monitor, pois além do contato direto com o professor, o monitor pode aprofundar seus conhecimentos, fundamentais para a sua formação. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho relatar a experiência de monitoria na disciplina de Química Orgânica II (teórico/prática), da UECE. O monitor elaborou e acompanhou a preparação de seis aulas práticas propostas na disciplina, que foram previamente escolhidas. Os experimentos propostos foram alinhados aos assuntos abordados nas aulas teóricas, onde o monitor exerceu um papel indispensável, pois só assim foi possível ministrar as aulas de laboratório, gerando uma aprendizagem múltipla, onde alunos, monitor e professor trocaram experiências.

Palavras chaves

Monitoria; Química Orgânica ; Aprendizagem

Introdução

O programa de monitoria é comumente desenvolvido nas Universidades e ocorre com a participação de estudantes e professores/orientadores, o qual é desenvolvido para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem (MEDEIROS, 2018). Na monitoria, tanto o estudante/monitor como os alunos monitorados colaboram para a aprendizagem um do outro, onde ambos são participantes do processo ensino- aprendizagem. Esse programa também é entendido como um apoio ao processo pedagógico, auxiliando na aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, contribuindo para a sua formação acadêmica (AMATO, 2016). Além disso, propicia aos estudantes atingir os objetivos da disciplina e, aos monitores, a possibilidade de aprender a profissão docente (MOUTINHO, 2015), contribuindo também para reduzir os índices de evasão e retenção dos cursos (AMATO, 2016). Na Universidade Estadual do Ceará (UECE) o componente curricular Química Orgânica II é oferecido no curso de Licenciatura em Química. A disciplina de Química Orgânica II é dividida em teórica, abordando os mecanismos de reações, e prática, onde são elaboradas sínteses orgânicas. O estudo de tal disciplina é, para muitos, tarefa árdua, provavelmente por conter muitos mecanismos de reações e também por não verem a relação entre determinado tópico e sua aplicação, isto provoca no aluno desestimulo e a uma antipatia pela disciplina, causando assim a evasão dos alunos. Diante desta realidade este trabalho tem por objetivo relatar a importância da monitoria nesta disciplina.

Material e métodos

Tradicionalmente na UECE, a oferta de monitoria está relacionada as disciplinas teóricas, que sempre no início de cada semestre são submetidos projetos para as solicitações de monitores. No semestre de 2023.1 a disciplina de Química Orgânica II, disponibilizou vaga de monitoria com o objetivo de auxiliar o docente. Então foi selecionado um monitor para atender a disciplina de Química Orgânica II do curso de Licenciatura em Química da UECE, desempenhando funções de auxiliar o professor na orientação dos alunos, no esclarecimento de dúvidas e/ou realização de exercícios, tanto nas aulas teóricas, como nas aulas práticas. A turma possuía 40 alunos matriculados, onde as aulas foram ministradas três vezes por semana, divididas em práticas e teóricas. Fo selecionado com a ajuda do monitor, seis (6) práticas, contextualizadas com as aulas teóricas, que estão descritos abaixo. 1. Identificação de Hidrocarbonetos 2. Síntese da Acetanilida 3. Purificação da Acetanilida 4. Síntese da p-nitroacetanilida 5. Síntese do ácido acetilsalicílico 6. Síntese do iodofórmio No início de cada semestre o monitor recebeu os roteiros de todas as práticas para que o mesmo pudesse estudá-las e assim auxiliar o docente na preparação. O monitor foi responsável por verificar a disponibilidade de vidrarias e reagentes, bem como, testar, com o auxílio do professor, todas as práticas descritas anteriormente. Além disso o monitor acompanhava a execução das aulas, auxiliando, esclarecendo dúvidas e acompanhando os alunos durante os experimentos, com o objetivo de ajudar os alunos na compreensão dos conteúdos de cada experimento, tornando a aprendizagem potencialmente significativa, além de tirar possíveis dúvidas durante a elaboração dos relatórios que foram entregues pelos alunos.

Resultado e discussão

A disciplina propôs experimentos contextualizados e alinhados aos assuntos trabalhados nas aulas teóricas, o objetivo não era que os alunos apenas aprendessem a manusear vidrarias, reagentes e equipamentos num laboratório de Quimica, mas sim trabalhar através de experimentos o que já haviam sido apresentado nas aulas teóricas de Química Orgânica II. Como as aulas práticas foram todas de sínteses orgânicas, exceto a primeira, que foi uma análise qualitativa, o papel do monitor foi de suma importância para verificar se todos os reagentes e vidrarias estavam disponíveis no laboratório, onde ao comunicar o professor a falta de algum material, a prática era reformulada. Embora a monitoria tenha sido realizada durante o semestre de 2023.1, as práticas de um semestre a outro sofriam alterações por causa da falta de reagentes e/ou vidrarias que eram identificadas pelo monitor. Além disso no momento da prática, o monitor auxiliava, juntamente com o professor, na execução do experimento, tirando as dúvidas dos alunos. Ser monitor em uma disciplina com aulas prática é uma experiencia diferente de ser monitor de uma disciplina teórica, pois nesta última o contato com os alunos na maioria das vezes se resume em resolver questões, enquanto que na disciplina prática, o monitor está em contato com os experimentos abordados o que permite ter uma participação mais ativa na elaboração de conceitos, conteúdos e na experiência que é adquirida dentro de um laboratório.

Conclusões

O papel do monitor na disciplina foi relevante para a formação acadêmica, tanto do monitor, como dos alunos, pois observou-se que o monitor consegue se aproximar da vivência acadêmica, das experiências da carreira a ser seguida, além de permitir uma troca de conhecimentos com os alunos e com o professor. Em se tratando de um disciplina prática, a troca de experiência e conhecimentos adquiridos em um laboratório torna-se única para a sua formação.

Agradecimentos

Referências

AMATO, D. T. Programa de monitoria no ensino superior: o estudo de caso no CEFET/RJ. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.


MEDEIROS, L. D. G. C. de, Saberes da monitoria: Uma análise a partir do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. 2018. 119f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

MOUTINHO, P. M. N. Monitoria: sua contribuição para o ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. 2015. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015.