Autores

Marques, C.V.V.C.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA) ; Silva, C.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA)

Resumo

O presente estudo trata-se de um recorte de pesquisa da dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPECEM/UFMA, e considerou a análise dos conteúdos de Livros Didáticos de Ciências com vistas à Educação Ambiental, pontualmente tratando do tema de Queimadas, enquanto um assunto urgente. Dessa forma, objetivamos identificar os tipos de conteúdo assumidos para descrever a problemática de Queimadas nos livros. Para coleta dos dados, assumimos a perspectiva qualitativa, seguindo os preceitos da análise documental, pautando-nos na Análise de Conteúdo. Identificamos oito contextos que fazem referência a queimadas além de suas tipologias, sendo o conteúdo Conceitual o mais expressivo.

Palavras chaves

Tipos de Conteúdo; Queimadas; Livro Didático de Ciência

Introdução

As queimadas tratam-se de uma prática indiscriminada, nociva e problemática, dentro e fora do contexto de Brasil. Além deste dato, essa prática pode, também, apresentar diferentes caráteres: político, cultural, ambiental, social, histórico, científico (MELÓ et al., 2011, CARCARÁ; MOITA NETO, 2012). É, neste contexto, que pensamos nas queimadas como uma problemática do cotidiano de alunas e alunas, uma vez que representa, contempla e atravessa os diferentes campos de estudo e as diferentes realidades, por ser uma prática rotineira, contudo, não homogênea, o que permite diferentes interpretações. Nesse sentido, consideramos a análise dos conteúdos de presentes em Livros Didáticos de Ciências (LDC) para verificar a presença ou ausência de contextos que pudessem fazer referência a queimadas, primeiro, por considerar a temática como necessária ao representar uma situação real da cidade de Timbiras, no estado do Maranhão, local que compreende o diagnóstico da problemática estudada e, segundo, por tomar o LDC como uma fonte confiável, um objeto cultural que faz parte da memória afetiva de todos nós, além de nos acompanhar em toda a jornada escolar, servindo de referência para alunas/os e professoras/es (LAJOLO, 1996; FREITAS; RODRIGUES, 2009; MARTÍNEZ; RUBIO, 2018). Pensando na perspectiva de análise de conteúdo, seguimos os preceitos de Zabala (1998) e Coll et al. (1992) para caracterizar o tipo de conteúdo que o livro aborda para discutir o tema Queimadas, a saber: Conteúdo Conceitual, Conteúdo Procedimental e Conteúdo Atitudinal. Estes autores consideram importante discutir a tipologia de conteúdo tendo em vista o papel que representa para elaboração do livro e sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos, dentro e fora das salas de aulas. Além disso, quando disposto sob a ótica construtivista, os conteúdos podem ser entendidos como recurso para potencializar e encorajar competências, habilidades e conhecimentos, novos e antigos, permitindo atribuir significados ao que estão acessando (COLL et al., 1992; ZABALA, 1998). Os tipos de conteúdos poderiam ser classificados de acordo com as respostas às questões: “O que se deve saber?”, para conteúdos Conceituais; “O que se deve saber fazer?”, para conteúdos Procedimentais; e “Como se deve ser?”, para conteúdos Atitudinais (ZABALA, 1998). Faz-se necessário, todavia, indicar as diferenças entre estes tipos de conteúdo. O conteúdo Conceitual preconiza que “faz parte do conhecimento do aluno não apenas quando este é capaz de repetir sua definição, mas quando sabe utilizá-lo para a interpretação, [...] quando é capaz de situar os fatos, objetos ou situações concretas naquele conceito que os inclui” (ZABALA, 1998, p. 43). O conteúdo Procedimental, por outro lado, é descrito como “um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo” (ZABALA, 1998, p. 43-44). O conteúdo Atitudinal, de acordo com Zabala (1998, p. 46), “supõe um conhecimento e uma reflexão sobre os possíveis modelos, uma análise e uma avaliação das normas, [...] que implica a análise dos fatores positivos ou negativos, uma tomada de posição, em envolvimento afetivo e uma revisão e avaliação da própria atuação”. Portanto, seguindo esta abordagem, temos como questões norteadoras deste estudo: Como os conteúdos que fazem referência a Queimadas são abordados e discutidos nos Livros Didáticos de Ciências? O conteúdo que expressa a temática de Queimadas nos Livros Didáticos de Ciências segue qual ou quais tipologia/s? Essa/s tipologia/s permite/m a socialização dos saberes?

Material e métodos

O caráter de pesquisa que este estudo segue é o qualitativo, assumindo o tipo documental, tendo em vista que se constitui como uma “técnica valiosa de abordagem dos dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema” (LÜDKE; ANDRE, 2018, p. 44-5). Além disso, a pesquisa qualitativa, “envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (LÜDKE; ANDRÉ, 2018, p. 14). A partir disso, organizamos os momentos de coleta e análise dos dados, primeiro com a identificação quantitativa das escolas de Ensino Fundamental das séries finais atuantes na rede municipal da cidade de Timbiras, Maranhão, bem como do livro ou dos livros utilizados nestas escolas para, posteriormente, realizar a análise dos conteúdos que fazem referência à Educação Ambiental, pontualmente à problemática de queimadas. Para a análise dos dados “secundários”, pautamo-nos nos pressupostos da análise de conteúdo, constituída a partir da verificação de qualquer material que apresente linguagem verbal ou não-verbal, tal qual o livro. Finalmente, considerando a realidade da cidade de Timbiras, bem como de toda a região, realizamos a categorização dos conteúdos de Educação Ambiental e destacamos os contextos que trazem o termo “queimadas” para a discussão, enfatizando os tipos de Conteúdo – Conceitual, Procedimental e Atitudinal (COLL et al., 1992; ZABALA, 1998) – como parte do processo de avaliação e de organização dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.

Resultado e discussão

LOCAL E OBJETOS DO ESTUDO O presente estudo trata-se de um recorte de pesquisa da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPECEM/UFMA, e tem como fim contextualizar questões e/ou situações reais da cidade de Timbiras, uma das 217 cidades do Maranhão, localizada a leste no estado, com extensão territorial de 1.486.584 Km2 e com população estimada (ano de 2022) de 26.484 pessoas (IBGE, 2022). Tomamos, portanto, a problemática de queimadas como uma possibilidade real de intervenção discursiva, uma vez que é uma prática recorrente na cidade e entorno, além do fato de que o estado do Maranhão, segundo o relatório trimestral (out./nov./dez.) mais recente do IMESC (Instituto Maranhense de Estudos Socioenconômicos e Cartográficos), realizado no ano de 2021, indicou o estado como recordista em queimadas e incêndios florestais, isso para a região Nordeste. Para a primeira parte de coleta dos dados, com a identificação dos Livros Didáticos de Ciências utilizados nas escolas, constatamos, com o auxílio da SEMED, que os livros distribuídos fazem parte da Coleção Vida & Universo, da Editora FTD. De tal modo, o objeto de estudo adotado se estrutura no conjunto dos quatro livros da coleção para o Ensino Fundamental – 6º, 7º, 8º e 9º anos. Salientamos que realizamos a análise exploratória e documental em primeiro momento, tendo em mente traçar um panorama geral dos conteúdos correspondentes à Educação Ambiental descritos nos livros para, posteriormente e após identificação, relacionar o contexto sobre queimadas explorado nos livros e a relação que se estabelece com a realidade das alunas e dos alunos. Portanto, optamos por descrever as abordagens de conteúdo, considerando as suas tipologias Conceitual, Procedimental e Atitudinal, em sentido de constatar quais tipos são adotados, como estão distribuídos e se são suficientes para atribuir competências ou possibilidades para a formação de sujeitos críticos e ecologicamente orientados. CONTEÚDOS SOBRE QUEIMADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: TIPOLOGIAS EM CONTEXTO Para a análise dos dados, trabalhamos com os livros de forma individual, examinando e descrevendo os contextos ou elementos que pudessem fazer referência a queimadas, compreendendo os fatores e importância política-histórica-social- ambiental da região, pontualmente da cidade de Timbiras, assim, investigamos e caracterizamos os tipos de conteúdo (CARCARÁ; MOITA NETO, 2012). Chamamos a atenção para o fato de que as queimadas são umas das vertentes mais significativas da Educação Ambiental, contudo, ainda pouco explorada no contexto escolar, ainda mais por ter acompanhado nos últimos anos o crescente uso desta ferramenta, tomando o baixo custo e a facilidade de ser manipulada, contudo os fatores cultural, histórico e econômico que envolve sua utilização ainda impedem, de certa maneira, a sua extinção (DIAS, 2008; CARCARÁ; MOITA NETO, 2012; SILVA JÚNIOR et al., 2018; CONCEIÇÃO et al., 2020). IDENTIFICAÇÃO DOS CONTEXTOS SOBRE QUEIMADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS O primeiro contexto que identificamos a problemática de queimadas está na unidade 1 do livro de 6º ano, no capítulo intitulado “Os materiais e o ambiente”, retratando questões sobre impactos ambientais acometidos pela ação do homem. O assunto que gera a discussão é reportado pelo tópico sobre Agropecuária, atividade utilizada para a subsistência além de ter sua importância e grande influência para a economia do país (DIAS, 2008). O autor dialoga sobre a importância da agropecuária e os problemas gerados, caso do desmatamento e queimadas: “Atualmente, a agropecuária é uma das atividades mais importantes para a economia de diversos países. [...] Entre os problemas gerados nessas atividades estão o desmatamento e as queimadas. [...] As queimadas destroem os seres vivos e os nutrientes presentes no solo, deixando-o infértil.” (GODOY, 2018a, p. 78). Entendemos que este tipo de contexto apresenta o conteúdo do tipo Conceitual, uma vez que expressa ou representa uma realidade percebida, fatores que permitem os sujeitos identificar os significados, interpretar as relações existentes entre as ideias de agropecuária-queimadas-destruição (percebendo que os termos se interligam por uma condição comum – queimadas) e relacionar com as situações reais do local que se inserem e de suas práticas de manejo, deste modo as relações significativas entre os conceitos, seus significados e as aprendizagens das alunas e dos alunos podem ser melhor construídas (COLL et al., 1992; ZABALA, 1998). Outro contexto que retrata a problemática de queimadas está presente na unidade 2, no capítulo designado por “Biomas”, onde descreve as queimadas como uma condição natural que atinge o bioma em determinado período do ano: “Apesar de o bioma apresentar períodos de chuva, as árvores do cerrado precisam resistir a períodos de seca e a queimadas naturais periódicas, normais em ambientes como esse. O fogo se origina de raios e se espalha rapidamente devido à vegetação seca.” (GODOY, 2018b, p. 159). O autor determina o caráter natural das queimadas, chamando a atenção para a sua importância para a renovação da mata nativa e para a germinação de sementes de plantas que compõe a flora do Cerrado. Neste sentido, identificamos o conteúdo Conceitual como representativo deste contexto, novamente por expressar um fato representativo da realidade, possibilitando a interpretação do contexto dentro do ambiente próprio em que o fenômeno ocorre e, ainda, destacando as relações que se estabelecem a partir dos conceitos que compõem as informações apresentadas (COLL et al., 1992). Quando tratado sobre a poluição do ar, na unidade 3 do livro de 7º ano, no capítulo intitulado “Atmosfera terrestre”, ao tratar sobre medidas contra a poluição do ar, o autor afirma ser necessário assumirmos medidas e atitudes para evitar prejuízos ambientais e sociais: “As queimadas utilizadas para limpar o solo para o plantio, por exemplo, podem ser substituídas por técnicas agrícolas que reduzem a emissão de gás carbônico, material particulado e outros poluentes na atmosfera. No plantio direto, por exemplo, não há queimada, e o vegetal é cultivado diretamente sobre os restos da colheita anterior.” (GODOY, 2018b, p. 238). Entendemos este conteúdo como Atitudinal, seguindo as concepções da construção de critérios morais, das atitudes e de valores que envolvem esta perspectiva, no sentido de refletir ou influenciar nas/as tomadas de decisões de alunas e alunos frente aos acontecimentos de sua comunidade, de seu contexto de sociedade (COLL et al., 1992; ZABALA, 198).

Conclusões

O presente trabalho teve como objetivo identificar contextos sobre queimadas nos Livros Didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas municipais do município de Timbiras, cidade do interior do estado do Maranhão, a partir de um estudo exploratório, feito isto, passamos para a identificação das tipologias de conteúdo adotadas para descrever estes contextos, estudando as possibilidades de relacionar o conteúdo com as práticas percebidas no cotidiano da cidade. Identificamos, desta maneira, que as abordagens que envolvem os contextos sobre queimadas são diferentes, contudo, todos a consideram como um problema ambiental urgente, que necessita seriedade e atenção ao ser discutido. Em relação a tipologia de conteúdo, o tipo Conceitual teve destaque, uma vez que obtivemos um quadro de tipologias pouco distinto, com a presença de seis contextos em um total de oito que abordam a problemática de queimadas. Se faz necessário, antes de mais nada, ressaltar que nem todos os contextos foram aqui explorados, tendo em mente o limite de escrita indicado. Ressaltamos, ainda, a importância de se identificar os tipos de conteúdo vinculado nos livros, como uma prática própria da profissão de professor e como esta atividade pode induzir em discussões assertivas que permita aos estudantes uma melhor compreensão do real e uma apreensão mais significativa do seu papel social, político e ecológico.

Agradecimentos

À UFMA, pela oportunidade de continuar no ensino e na pesquisa. À CAPES, pelo apoio a pesquisa. À FAPEMA, pelo e incentivo ao desenvolvimento deste estudo. Ao GPECN, pela confiança.

Referências

REFERENCIAL EXPLORATÓRIO

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