Autores

Oliveira, I.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Freitas, J.V.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Nascimento, G.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Urcezino, A.S.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

A utilização de jogos lúdicos no ensino tem se mostrado uma alternativa efetiva para melhorar a assimilação dos conteúdos em sala de aula. Nesse contexto, o jogo de tabuleiro "Química Master" foi criado para auxiliar na fixação dos conceitos de Química do Ensino Médio. O jogo segue as regras do clássico jogo de perguntas e respostas "Master", da GROW e aborda temas de Química com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas competências exigidas no ENEM. O jogo utiliza cartas com perguntas e respostas, organizadas por áreas temáticas, e um tabuleiro colorido com casas hexagonais que correspondem aos diferentes assuntos. A utilização do Química Master busca proporcionar uma abordagem dinâmica e estimulante para o aprendizado de Química, complementando o ensino tradicional.

Palavras chaves

Jogo; Lúdico; Química

Introdução

De acordo com Soares (2008), os jogos são atividades lúdicas que auxiliam no divertimento e, de forma prazerosa, na liberdade e no voluntarismo; que contém um sistema de regras objetivas e explícitas e que uma delimitação espacial para que se possa ser utilizado. Sendo assim, com o intuito de se melhorar a assimilação dos conteúdos propostos em sala de aula, a utilização de jogos lúdicos apresenta-se como uma ótima alternativa. Isso porque, além do ensino de regras e da compreensão de tempo e de espaço, o uso de jogos educativos pode ativar áreas do cérebro que estimulam a resolução de problemas e, consequentemente, a cognição (MARTINS et al, 2019). Ademais, há dados que comprovam que a competitividade influencia positivamente, promovendo maior desempenho e estimulando a participação dos jovens nas aulas. Dessa forma, o processo de aprendizagem torna-se mais efetivo durante competições e brincadeiras (FU; WU; HO, 2009). Diante disso, pode-se inferir que a necessidade de criação de jogos didáticos é premente para o enriquecimento do processo de ensino/aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho aborda a criação de um jogo de tabuleiro baseado no clássico jogo de perguntas e respostas Master, da GROW, com perguntas relativas a temas de Química tratados no Ensino Médio. O jogo criado, denominado Química Master, tem o intuito de contribuir para a fixação dos conceitos de Química do Ensino Médio, aproveitando, para isso, os benefícios da competitividade e da ludicidade.

Material e métodos

2.1 Da elaboração do jogo O jogo Química Master foi elaborado com estrutura inspirada do jogo Master, da GROW, e os conteúdos abordados foram baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, considerando, em especial, as competências e habilidades relativas à Química mais cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assim, foram elaboradas cartas com a identificação da área no verso e a pergunta, com sua respectiva resposta e nível de dificuldade na frente. As áreas escolhidas foram atomística (AT), soluções (SL), eletroquímica (EQ), isomeria (IS) e funções orgânicas (SO), conforme mostrado na Figura 1. O código de cores utilizado foi azul para AT, laranja para SL, verde para EQ, roxo para IS e rosa para FO, além de dourado para as perguntas de nível desafio. No jogo, há vinte perguntas para cada área, das quais cinco são de nível desafio. Também foi desenvolvido um tabuleiro colorido com um caminho de casas com o mesmo código de cores dos assuntos utilizado nas cartas, conforme a Figura 2. 2.2 Das regras do jogo Em sala de aula, podem jogar até 5 equipes de jogadores. No início, estas definem sua ordem de movimentos com o auxílio de um dado. Durante o avanço pelo tabuleiro, as equipes são desafiadas a responderem corretamente às perguntas, de acordo com o conteúdo de cada casa. Uma abordagem efetiva é designar um membro da equipe para ler as perguntas para o time adversário. Além disso, nas casas douradas, as equipes têm a liberdade de escolher qualquer tópico para as perguntas. Para as casas com dois conteúdos, o jogador que irá responder deverá escolher qual deseja. As perguntas deverão ser feitas por outro jogador, e o tempo máximo para resposta é de 5 minutos. Ganha a equipe que chegar primeiro ao final do tabuleiro.

Resultado e discussão

Na Figura 3a, tem-se uma pergunta da área de AT, de nível intermediário: “Qual o problema na afirmação ‘A maior parte do volume do átomo é constituída pelo núcleo denso e positivo’?” Seu gabarito sugerido é “O problema é que a maior parte do volume do átomo é constituída pela eletrosfera, região onde estão localizados os elétrons, não pelo núcleo.” Já na Figura 3b, pergunta-se o que é oxidação, questão de EQ considerada fácil, e que tem como resposta “É o processo de perda de elétrons.” A Figura 3c, por sua vez, mostra pergunta de nível fácil de IS: “Butan-2-ol e butan-1-ol são exemplos de isômeros de?” - cuja resposta é que são isômeros de posição. Por fim, a Figura 3d apresenta uma pergunta de FO: “Qual é a reação química em que um hidrocarboneto reage com um halogênio, substituindo átomos de hidrogênio por átomos de halogênio?”. A esta foi atribuído o nível desafio, e sua resposta é “Halogenação”. A partir da Figura 3, pode-se observar que, pela forma com que suas perguntas e respostas foram elaboradas, o Química Master configura-se como uma ferramenta de revisão e de fixação de conteúdos de temas de química de nível médio. De acordo Cunha (2012), no ensino médio, especialmente em disciplinas como a química, deve-se adotar a utilização de jogos mais complexos, como o Química Master, que têm a capacidade de estimular habilidades cognitivas, permitindo que os estudantes estabeleçam conexões mais amplas e criativas, facilitando a aprendizagem. É importante ressaltar que o jogo foi desenvolvido como uma ferramenta complementar ao ensino tradicional, visando proporcionar uma abordagem mais dinâmica e estimulante para o aprendizado de química.

Figuras 1 e 2 - Cartas e Tabuleiro do Jogo

Figura 1 – Exemplos de cartas do jogo; Figura 2 - \r\nTabuleiro do jogo.

Figura 3 - Exemplos de perguntas do jogo

Pergunta intermediária da área de AT (a); pergunta \r\nda área de EQ (b); pergunta da área de IS (c); \r\npergunta desafio da área de FO (d).

Conclusões

A criação de jogos didáticos, como o Química Master, é uma abordagem promissora para tornar o ensino mais envolvente e atrativo, proporcionando uma maneira divertida de aprender e fixar os conhecimentos. Ao explorar a competitividade e o caráter lúdico dos jogos, é possível estimular o interesse dos estudantes e promover uma maior participação ativa no processo de aprendizagem. Desse modo, pode-se afirmar que o jogo Química Master, da maneira como foi proposto, apresenta-se como uma ferramenta complementar de revisão e de fixação de conteúdos de Química de nível médio.

Agradecimentos

Os autores agradecem à Universidade Estadual do Ceará pelo espaço para realização deste trabalho.

Referências

CUNHA, M. B. Jogos No Ensino De Química: Considerações Teóricas Para Sua Utilização Em Sala De Aula. Química Nova Na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

FU, F.-L.; WU, Y.-L.; HO, H.-C. An investigation of coopetitive pedagogic design for knowledge creation in Web-based learning. Computers & Education, v. 53, p. 550-562, 2009.

MARTINS, D. S.; ALMEIDA-JUNIOR, O. A.; MORENO, I. S.; XAVIER, G. Tabuleiro Com História: Uma Abordagem De Aprendizagem Baseada Em Jogos Com Aprendizagem Tangencial. In: Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 13, 2019. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/sjec/article/view/6342. Acesso em 03 junho 2023.

SOARES, M.H.F.B. Jogos E Atividades Lúdicas No Ensino De Química: Teoria, Métodos E Aplicações. In: Encontro Nacional De Ensino De Química, 14, 2008. Curitiba: UFPR, 2008.