Autores

Silva, M.R.S. (UFPI) ; Ferreira, L.N.A. (UFPI) ; Ferreira, J.Q. (UFPI)

Resumo

O trabalho buscou entender a relação entre a leitura e a escrita na formação de professores e o ensino de ciências. Para tal, foi feita uma busca dos trabalhos que envolvem a temática em artigos publicados em periódicos, por meio de um levantamento bibliográfico. A investigação analisou trabalhos publicados que tratavam da temática em revistas nacionais e internacionais disponíveis no Portal de Periódicos da Capes. Com isso, os trabalhos foram classificados de acordo com a região geográfica, nível de ensino e área de conhecimento. Constatou-se que as pesquisas versavam sobre seis eixos temáticos. Então o levantamento permitiu conhecer melhor os processos que envolvem a formação de professores.

Palavras chaves

Leitura; Escrita; Formação de professores

Introdução

A educação por muito tempo pautou-se no modelo de ensino tradicional que apresentava em sua metodologia fórmulas e conhecimentos prontos, produzindo, assim, estudantes passivos. Atualmente, com a quantidade de informações disponíveis requerem-se estratégias que sejam efetivas na aprendizagem. No Brasil, nos últimos 30 anos, pesquisas voltadas para o ensino de Ciências vem destacando a relevância da leitura e da escrita no processo de ensino e aprendizagem, isso de deu devido à necessidade de se preparar indivíduos que sejam reflexivos, atuantes na sociedade, capazes de desenvolver ideias de cunho científico e possuidores de atitudes na vida pessoal e profissional. Nesse interim, uma ampla discussão na literatura tem explorado os benefícios que a leitura e a escrita têm proporcionado aos alunos e professores, seja através da assimilação da linguagem, apropriação de habilidades, desenvolvimento de estratégias e recursos, motivação e comunicação do conhecimento (SILVEIRA e ZANETIC, 2016; RIBAS e BROIETTI, 2020; ROCHA e SPOHR, 2016; FAÇANHA e AZEVEDO, 2019; NIGRO, 2022; TALAMONI e CALDEIRA, 2017; TOMIO e CASIANI, 2013). Para Ribeiro, Vóvio e Moura (2002, apud SANTOS e ANGELO e SILVA, 2020) são vários os tipos de leituras e modos de escritas que compõe a cultura letrada, cabendo ao professor à percepção de sujeito que se deseja formar para a sociedade. Para isso, é necessário oportunizar a esses profissionais vivências de leitura e de escrita durante a formação inicial, para que sejam professores críticos e reflexivos que exercendo uma abordagem dialógica de ensino (VIVEIRO e CAMPOS, 2014; SILVEIRA e ZANETIC, 2016; WENZEL, MARTINS e COLPO, 2018).

Material e métodos

Esse tópico tem como intuito identificar os aspectos que permeiam o tema leitura e escrita e o ensino de ciências, por meio de um levantamento bibliográfico. O movimento de revisão apresentou os diversos aspectos que sustentam as questões da leitura e da escrita. A investigação analisou trabalhos publicados que tratavam da temática em artigos nacionais e internacionais disponíveis no Portal de Periódicos da Capes voltadas a área de ensino de ciências e matemática. As revistas da área de ensino dessa pesquisa possuem estratos A1 e A2. Uma vez definido os estratos dos periódicos e o ano de publicação, foram excluídas as revistas voltadas ao Ensino de Matemática. Além disso, os periódicos selecionados tinham como escopo a área de ensino de ciências: abrangendo o ensino de química, física, biologia e ensino de ciências e matemática. Os trabalhos listados atenderam aos seguintes critérios: ser artigo de revista, reportar o uso da leitura e da escrita em atividades de ensino; utilizar a leitura e escrita na Educação Básica ou no Ensino Superior, em situações formais e não formais. A partir desse recorte e tendo em vista o objetivo desta revisão excluímos os periódicos relacionados à área de Ensino de Matemática. Nesse contexto, um total de 84 artigos que atendiam aos critérios de seleção desta pesquisa foi localizado: 52 nacionais e 32 internacionais. Como procedimento de análise, foram identificados 20 artigos voltados para a formação de professores, que é foco central da pesquisa, sendo que quinze versam sobre formação inicial e cinco sobre formação continuada.

Resultado e discussão

A leitura dos trabalhos permitiu selecioná-los de acordo com o ano, área de ensino, região geográfica, nível de escolaridade, gêneros textuais trabalhados e a temática de investigação. Em seguida, foram classificados de acordo com seus eixos temáticos: A leitura e a escrita como estratégia de ensino; Gêneros textuais (verbais e não verbais) e expressões artísticas como recurso didático; Leitura e escrita para o desenvolvimento de habilidades cognitivas; Representações sociais; Leitura e escrita e as implicações na sociedade atual; Formação de professores. O estudo revelou que a temática sofreu ascensão e declínio variadas vezes ao longo da última década. Observou-se uma maior quantidade de trabalhos desenvolvidos na área de Ensino Ciências, sendo o Ensino de Física, a área específica com maior número produção, contrastando com química e biologia, indicando a necessidade que as áreas têm em desenvolver estudos. Em se tratando de níveis de ensino, a Educação Básica possui uma fração maior trabalhos e, no que se referem às regiões brasileiras, os pesquisadores que mais se dedicaram ao tema são oriundos da região Sudeste, havendo uma escassez de estudos nas regiões Norte e Nordeste, indicando carências de pesquisas nessas regiões. Em relação aos focos temáticos, os trabalhos se concentraram nas estratégias de ensino que adotaram a leitura e a escrita para fins de aprendizagem e, na seleção de materiais, que auxiliem tanto o professor quanto o aluno em sala de aula. Com isso, a leitura desses trabalhos permitiu conhecer os processos que envolvem a formação de professores, evidenciando um maior número de trabalhos produzidos na formação inicial para um número bem menor de trabalhos voltados para a formação continuada, o que demonstra haver um desequilíbrio.

Conclusões

O movimento de revisão apresentou as potencialidades que a temática traz para o ensino, fornecendo informações para que os pesquisadores na área entendam mais profundamente sobre o assunto. Os eixos temáticos mostram a variedade de pesquisas que relacionam a leitura e/ou à escrita à área de Ensino de Ciências. Portanto, são importantes, pois contribuem com a formação de professores, seja inicial ou continuada, permitindo uma reflexão acerca dos diferentes prismas que podem ser explorados ao se relacionar a leitura e a escrita no ensino, nos espaços, com os sujeitos e com as práticas.

Agradecimentos

Ao Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Piauí.

Referências

FAÇANHA, A. A. B.; AZEVEDO, M. S. D.; A Base orientadora da ação para a leitura compreensiva de textos de Ciências: um estudo com estudantes de pedagogia. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 15, p. 31-48, 2019.
NIGRO, R. G.; Leitura de livros didáticos e de textos científicos populares: compreensão e assimilação da linguagem acadêmica por meninos e meninas. International Journal of Sciense Education, v. 44, p. 1792–1815, 2022.
RIBAS, J. F.; BROIETTI, F. C. D; Um estudo da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 16, p. 244-262, 2020.
ROCHA, C. E. D. S.; SPOHR, C. B. O uso de mapas conceituais como instrumento didático para identificar indícios de aprendizagem significativa em diferentes níveis de ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, p. 23-52, 2016.
SILVEIRA, M. P. D.; ZANETIC, J. Formação de professores e ensino de química: reflexões a partir do livro Serões de Dona Benta de Monteiro Lobato e da pedagogia de Paulo Freire. Alexandria, v. 9, p. 61-85, 2016.
SANTOS, L. D. D. S.; ANGELO, J. A. C.; SILVA, J. Q. D. Letramento científico na perspectiva biológica: um estudo sobre práticas docentes e educação cidadã. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, p. 474-496, 2020.
TALAMONI, A. C. B.; CALDEIRA, A. M. D. A.; Ensino e aprendizagem de conteúdos científicos nas séries iniciais do ensino fundamental: o sistema digestório. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, p. 1-15, 2017.
TOMIO, D.; CASIANI, S. Dear mr. Charles Darwin... Dear mr. Fritz Müller: da correspondência entre o evolucionista e o naturalista indícios para caracterizar a escrita na ciência e no ensino de ciências. . Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, p. 263-281, 2013.
VIVEIRO, A. A.; CAMPOS, L. M. L.; Formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir das abordagens das estratégias de ensino e aprendizagem em um curso de licenciatura. Alexandria, p. 221-249, 2014.
WENZEL, J. S.; MARTINS, J. L. D. C.; COLPO, C. C.; A leitura de textos de divulgação científica e a elaboração de perguntas como um caminho para a formação do leitor. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 8, p. 4-16, 2018.