Autores
Alves, G.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Urcezino, A.S.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)
Resumo
A plataforma Kahoot! tem sido adotada como uma ferramenta de engajamento no ensino, especialmente na Educação Básica. Seu uso visa reforçar a assimilação de conteúdos previamente abordados em aulas expositivas. Neste estudo, desenvolvemos dois jogos no Kahoot! e os aplicamos no Ensino Superior, em turmas de Química Analítica I e Eletroquímica. Após a conclusão dos jogos, os alunos foram instruídos a preencherem um formulário gerado pelos Formulários Google. A análise dos dados coletados nesta pesquisa revelou que a utilização do Kahoot! teve um impacto significativo na consolidação e revisão dos conteúdos apresentados em aulas expositivas. Os resultados indicaram que as aulas nas quais os jogos foram utilizados se caracterizaram por serem altamente dinâmicas e interativas.
Palavras chaves
Kahoot!; Recurso Didático; Ensino Superior
Introdução
De uma maneira geral, a explanação de conteúdos ainda prevalece nas aulas de Química, especialmente em Nível Superior. Apesar de ser um método amplamente difundido e eficaz, a utilização deste sem o auxílio de outras metodologias tem sido apontada como causa do baixo rendimento dos estudantes. A principal razão para isto é a passividade dos discentes durante as aulas expositivas. (CICUTO; TORRES, 2016). Para muitos estudantes, especialmente em áreas que exigem muita abstração como a Química, a assimilação de conteúdos é difícil. Nesse âmbito, a utilização de ferramentas visuais e lúdicas surge como um meio de elevar a compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. (ALVES; SANGIOGO; PASTORIZA, 2021). De acordo com QUADROS et al. (2010), o uso singular, por parte dos docentes, de aulas expositivas e sem muito diálogo com os estudantes, podem explicar a dificuldade de incorporação de determinados conteúdos. O Kahoot! possui alguns recursos didáticos que facilitam a criação de jogos na plataforma. Além disso, algumas análises qualitativas e quantitativas acerca do rendimento individual e coletivo da turma podem ser feitas pelo professor a partir de dados gerados pela própria plataforma. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a utilização da plataforma Kahoot! como instrumento engajador nas aulas de química do Ensino Superior, com foco na revisão de assuntos já explanados em sala de aula, a partir das impressões dos estudantes frente a esta aplicação da plataforma.
Material e métodos
Foram desenvolvidos dois jogos utilizando a versão básica da plataforma Kahoot!, com questões do tipo quiz e do tipo verdadeiro ou falso, como ilustrado na Figura 1. Eles foram aplicados como instrumentos de revisão nas turmas de Química Analítica I e Eletroquímica do turno da noite do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A turma de Química Analítica I era composta por 19 alunos, dos quais 14 estavam presentes no dia de aplicação da atividade; e a de Eletroquímica tinha 20 alunos, dos quais 11 participaram da atividade, perfazendo um total de 25 discentes participantes. Com o intuito de sedimentar os conteúdos discutidos em sala nas aulas expositivas, os jogos contemplaram, no ensino de Química Analítica I, os assuntos de Concentração de Soluções e de Introdução ao Equilíbrio Químico. Já em Eletroquímica, o conteúdo de Sistemas Eletroquímicos. Para a resolução das perguntas, o tempo disponibilizado variou entre 20 e 240s, de acordo com o nível de dificuldade, já que, em algumas questões, eram necessários cálculos, demandando mais tempo que nas questões mais conceituais. Posteriormente, os discentes que participaram dessas dinâmicas responderam a um questionário produzido utilizando Formulários GoogleⓇ. O questionário deu ênfase à percepção dos estudantes acerca do uso da plataforma Kahoot! como instrumento de aprendizado no nível superior. A participação dos estudantes no preenchimento do formulário se deu de forma voluntária. A média de idade dos participantes foi de 24 anos. Houve a colaboração de 20 alunos na pesquisa, já que 19 estudantes se abstiveram de responder ao questionário.
Resultado e discussão
Em relação ao desempenho dos estudantes na atividade aplicada na turma de
Química Analítica I, de acordo com relatório fornecido pela plataforma Kahoot!,
21,4 % deles acertaram 50 % das respostas; 42,9% acertaram 38 %; outros 21,4 %
acertaram 25 % das respostas e 14,3% dos estudantes acertaram 13 %. Já na turma
de Eletroquímica, 18 % dos estudantes acertaram mais de 80 % das respostas; 36 %
acertaram entre 40 e 60 % das respostas, enquanto outros 36 % acertaram entre 10
e 30 % das respostas e 10 % dos estudantes acertaram menos de 10 % das
respostas. Comparando as turmas, tem-se que houve um desempenho máximo de 50 %
na turma de Analítica I e de 90 % da turma de Eletroquímica. Vale ressaltar que
as perguntas do jogo aplicado na turma de Eletroquímica envolviam apenas
conceitos, enquanto no da turma de Analítica I, havia também questões de
cálculo.
No que concerne às impressões dos estudantes sobre a atividade, segundo a Figura
2, todos os estudantes afirmaram que a dinâmica do jogo facilitou a fixação de
assuntos já estudados. Além disso, conforme a Figura 3, 95% dos estudantes
consideraram que, durante a aplicação dos dois jogos, as aulas ficaram mais
interativas do que aulas convencionais de revisão.
Já de acordo com a Figura 4, cerca de 90% dos entrevistados responderam que
recursos lúdicos aplicados nas aulas de nível superior podem promover uma maior
fixação. Ademais, 5% afirmaram ser um bom facilitador e outros 5%, classificaram
a aplicação como regular.
Na Figura 5, observa-se que 60% dos participantes concordam plenamente que o
Kahoot! é um meio eficaz para o aprendizado dos estudantes do Ensino Superior.
Por outro lado, 30% concordam apenas parcialmente com isso; 5 % mostraram-se
indiferentes e outros 5% discordaram da eficácia da plataforma nesse contexto.
Exemplos de perguntas dos jogos elaborados no \r\nKahoot! para a revisão de Química Analítica I (a) e \r\nEletroquímica (b).
Resultados obtidos por meio das respostas ao \r\nquestionário.
Conclusões
Pode-se concluir que a utilização da plataforma Kahoot! contribuiu de forma significativa para a fixação e a revisão de conteúdos já vistos em aulas expositivas. Esse estudo mostrou que as aulas pelas quais houve a aplicação dos jogos foram muito dinâmicas e interativas. Além disso, a comparação do desempenho das turmas sugeriu que a plataforma Kahoot! é mais adequada quando se utilizam apenas questões conceituais do que quando há questões que envolvem cálculos.
Agradecimentos
À UECE, pelo espaço para realização deste trabalho, e à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), pela bolsa de monitoria acadêmica da estudante.
Referências
ALVES, N. B; SANGIOGO, F. A.; PASTORIZA, B. S. Dificuldades no ensino e na aprendizagem de química orgânica do ensino superior-estudo de caso em duas Universidades Federais. Química Nova, v. 44, p. 773-782, 2021.
CICUTO, C. A. T.; TORRES, B. B. Implementar um ambiente de aprendizagem ativo para influenciar a motivação dos alunos em bioquímica. Journal of Chemical Education , v. 93, n. 6, pág. 1020-1026, 2016.
QUADROS, A. L. et al. A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, p. 103-114, 2010.