Autores

Lins Nascimento, N.V. (UECE) ; Duarte Alexandrino Tavares, C. (UECE-EAD) ; Rocha Chaves, V. (UECE) ; Cavalcante Celestino, L.J. (UECE) ; Soares Costa Oliveira, M. (UECE) ; Soares Costa Oliveira, M. (UECE)

Resumo

Estudos em educação têm salientado a natureza da ciência como sendo uma componente importante da educação em ciência. Sabe-se que muitos dos conhecimentos repassados para a sociedade, são através dos cientistas que se dedicaram por muito tempo e continuam se dedicando até os dias de hoje. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos da disciplina de CTS do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O QUIZ utilizado foi do Projeto Ibero-Americano (PIEARCTS). O questionário foi aplicado em uma turma de 29 alunos no ano de 2023. Os resultados se mostraram satisfatórios, uma vez que os índices atitudinais (Ia) indicaram que os alunos demonstram confiança no trabalho desenvolvido pelos cientistas.

Palavras chaves

Cientista; Tecnologia; PIEARCTS

Introdução

O desenvolvimento de um país rumo a uma comunidade de conhecimento depende das reformas no campo da educação. O enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é uma abordagem curricular que surge da necessidade de uma nova abordagem da ciência e da tecnologia em relação à sociedade (BRIDGSTOCK et al., 1998). Com o agravamento de problemas ambientais, houve a premissa de discutir o conhecimento científico e sua importância no meio social. No atual contexto brasileiro, sabe- se que as formas de aprendizagem da Ciência se dão por muitos meios, inclusive com a tecnologia, que vem aprimorando estudos em diversas áreas. Mas para isso acontecer, foi necessário que em meados do século XX, houvesse um declínio no crescimento linear do desenvolvimento científico e tecnológico com o desenvolvimento do bem-estar social (AULER; BAZZO, 2001). Devido as circunstâncias que esses movimentos surgiram, e com os seus objetivos para a sociedade, verificou-se uma necessidade de levá-los para as salas de aulas, com o intuito de se possibilitar a compreensão da dimensão social da ciência e tecnologia, numa visão crítica-reflexiva. O enfoque CTS inserido nos currículos é um impulsionador inicial para estimular o aluno a refletir sobre as inúmeros possibilidades de leitura acerca da tríade: ciência, tecnologia e sociedade, com a expectativa de que ele possa vir a assumir postura questionadora e crítica num futuro próximo. Isso implica dizer que a aplicação da postura CTS ocorre não somente dentro da sala de aula, mas também em todo o cotidiano (PINHEIRO; MATOS; BAZZO, 2007). O enfoque de CTS representa um caminho na direção da inovação do Ensino de Ciências. Nessa perspectiva, com intuito de promover uma aula diferenciada ao promover reflexões a respeito do conhecimento sobre os cientistas.

Material e métodos

O projeto da disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) teve como planejamento aulas, seminários apresentados pelos alunos, vídeos explicativos, palestras e atividades. A disciplina contava com 29 alunos com idades de 20 a 24 anos, e os mesmos foram os participantes do questionário aplicado. No decorrer do curso, foi aplicado o Questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS). O questionário para este trabalho contava com a opinião dos alunos para responderem a três questões, sendo elas questões 40131, 70211 e 70711 que tem como assunto como os cientistas colabaram para as descobertas, da forma 2 reformulado pelo Centro Federal de Educação e Tecnologia (CEFET – RJ). Os itens das questões variavam entre 1 e 4 como nível de discordância, sendo o 5 para indeciso, 6 a 9 para nível de concordância, E para não a entendo e S para não sei. Após os alunos responderem estes valores são convertidos em um intervalo de [-1, +1] criando-se um índice atitudinal que representa os indicadores quantitativos das opiniões e atitudes dos entrevistados.

Resultado e discussão

A questão de número 40131, trata a respeito de como os cientistas deveriam ser considerados responsáveis por informar ao público em geral sobre as suas descobertas, a fim de que o cidadão médio pudesse entendê-los. A questão de número 70211, trata de quando os cientistas não estão de acordo em algum tema, é principalmente porque não tem todos os mesmos fatos. E a questão de número 70711, trata de como diferentes culturas influenciam ou não na forma de ver um problema científico, concluindo que um país pode ter influência ou não sobre as conclusões que se chegam. Os resultados dessas questões foram transformados em um Índice Atitudinal Geral Médio (IaGM), tendo para cada uma os seguintes Ia: 0,339; 0,278 e 0, 270, respectivamente. Se o índice atitudinal fosse positivo, teria uma atitude valiosa. Mas se o índice atitudinal fosse negativo, a atitude seria ingênuo. Nas questões aplicadas, todos os três índices foram positivos muito embora o valor se aproximasse de zero, mas como dito anteriormente os valores dos Ia transitam entre [-1,+1], todos foram resultados valiosos. Como o resultado é baseado em uma média dos Ia dos respondentes, é importante destacar que embora o valor seja acima de 0, mesmo não sendo um índice excelente, poucos tiveram seus Ia abaixo de 0, como mostra o gráfico. A maior parte dos respondentes se concentram no lado positivo do gráfico.

Figura 1



Figura 2



Conclusões

O trabalho mostrou como o avanço da Ciência e Tecnologia tem sido fundamental para a sociedade. A percepção positiva por parte dos alunos a respeito dos cientistas mostra a importância da Ciência e dos cientistas para contribuir para o progresso. Assim, o trabalho permitiu mostrar por meio de tal recurso, a necessidade de discutir temas relevantes na disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade juntos aos alunos.O questionário contribuiu para indicar que é necessário ainda mais investimento para cada vez mais produzirmos uma sociedade mais crítica e apta a participar das decisões tecnológica.

Agradecimentos

Aos alunos participantes da pesquisa e a Pró-Reitoria de Extensão pela concessão da bolsa.

Referências

AULER, D; BAZZO, W.A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência e Educação, v.7, n.1, p 1-13, 2001.
BRIDGSTOCK, M. et al. Science, technology and society: an introduction. Australia: Cambridge University Press, 1998.
PINHEIRO, N.A.M; MATOS, E.A.S.A. BAZZO, W.A. Refletindo a cerca da Ciência, Tecnologia e Sociedade: Enfocando o Ensino Médio. Revista Iberoamericana de Educacíon. N. 44 (2007), pp. 147-165.