Autores

Rocha Chaves, V. (UECE) ; Duarte Alexandrino Tavares, C. (UECE - EAD) ; Cavalcante Celestino, L.J. (UECE) ; Lins Nascimento, N.V. (UECE) ; Soares Costa Oliveira, M. (UECE)

Resumo

Com o avanço da tecnologia, o ensino passou a utilizar aplicativos educacionais. Entre eles, destaca-se o Kahoot, uma plataforma baseada em jogos (quizzes) usada para revisar o conhecimento dos alunos. O objetivo do projeto foi investigar a eficiência do Kahoot como ferramenta de auxílio no processo de ensino- aprendizagem de Química em alunos da disciplina de Estágio Médio I, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará. Ao total, 13 alunos participaram do jogo, elaborado no site Kahoot, e, depois, responderam a um formulário de avaliação sobre a aplicação do quiz. Os resultados indicaram que os alunos acharam o Kahoot satisfatório, útil e de fácil manuseio. Logo, conclui-se que o Kahoot é uma eficiente alternativa para o ensino de Química nas salas de aula.

Palavras chaves

Kahoot; Ensino; Tecnologia

Introdução

As alternativas de ensino em que se utiliza as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) vêm se destacando, visto que a tecnologia está avançando e observa- se a massificação dos celulares. Silva et al. (2015) enfatizam que a escola deve se aproximar do cotidiano do aluno para estimulá-lo, ou seja, para isso, é importante que ela incorpore as TICs nas práticas educativas, uma vez que os discentes utilizam tais tecnologias. O método educacional usando as TICs é uma maneira menos fadigada do que o método tradicional de ensino com teorias e respostas, pois une a internet com a aprendizagem e gera a interação entre os discentes (TAVARES; SOUZA; CORREIA, 2013). A partir disso, pontua-se que os quizzes ou jogos educacionais contribuem para o ensino de Química. Isso porque, segundo Romão (2018), a Química, por ser complexa e abrangente, é julgada precipitadamente pelos alunos, sendo considerada uma disciplina difícil por muitos. Assim, a utilização das TICs geraria interesse nos discentes e tornaria o processo de aprendizagem mais atrativo, por meio do acesso a imagens e exercícios (NICHELE; SCHLEMMER, 2014). Entre os aplicativos educacionais, destaca-se o Kahoot, uma plataforma disponível na Internet que permite a criação de atividades educativas para a dinamização de exercícios durante a aula. Em uma tela grande, aparecem as perguntas e as alternativas de resposta, enquanto os alunos respondem no próprio celular. De acordo com Costa e Oliveira (2015), o Kahoot é uma ferramenta divertida e interativa de analisar os conhecimentos dos alunos sobre conteúdos abordados em sala de aula. Logo, o principal objetivo do trabalho foi avaliar o nível de aceitação dos alunos em relação à utilização da plataforma Kahoot para o processo de ensino- aprendizagem de Química.

Material e métodos

Inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura sobre os sites e aplicativos educativos. Depois, elaborou-se um jogo (quiz) na plataforma Kahoot a respeito do conteúdo de Funções Inorgânicas, que aborda os conceitos e propriedades dos ácidos, bases, sais e óxidos, termos fundamentais no ramo da Química. O jogo possui 10 questões, das quais 9 perguntas eram de múltipla-escolha e 1 questão tratava-se de verdadeiro ou falso. Cada questão possuía um intervalo de tempo de 30 segundos para ser respondida. A cada resposta correta, o aluno ganhava pontos e, quanto mais rápido respondia-se, maior a pontuação obtida. Ao final, formou- se um ranking com as 3 melhores pontuações. Elaborou-se também um formulário de avaliação na plataforma Google Forms. O objetivo de tal ferramenta foi avaliar o nível de aceitação dos alunos em relação à utilização da plataforma Kahoot no processo de ensino-aprendizagem de Química. Ao total, foram realizadas 4 perguntas: “Questão 1: Como você classificaria o nível de dificuldade para utilizar o site Kahoot?” , “Questão 2: Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 – Pouco e 5 – Muito, o quanto esse quiz auxiliou na fixação do conteúdo (Funções Inorgânicas)?” , “Questão 3: Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 – Improvável e 5 – Provável, qual a probabilidade de você utilizar esse quiz como material complementar de estudos?” e “Questão 4: Qual o seu nível de satisfação em relação à utilização do site Kahoot para o ensino de Química?”. O jogo e o formulário foram aplicados nas turmas da disciplina de Estágio Médio I, nos turnos da tarde e da noite, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ao total, houve a participação de 13 alunos. Primeiramente, aplicou-se o jogo e, em seguida, os alunos responderam ao formulário de avaliação.

Resultado e discussão

Durante a aplicação do quiz, os alunos foram participativos e gerou-se interação entre os presentes na turma. Foi dinâmico e lúdico, ratificando a ideia de Costa e Oliveira (2015) de que o Kahoot é uma ferramenta interativa e divertida de analisar o conhecimento dos alunos. Tratando-se da avaliação da plataforma Kahoot, quando questionados a respeito do nível de dificuldade para utilizar o site Kahoot, 46,2% dos alunos classificaram como muito fácil. A mesma porcentagem - 46,2% - considerou fácil. Enquanto 7,7% classificaram como médio. Ao questionar-se o quanto o quiz auxiliou na fixação do conteúdo – no caso, Funções Inorgânicas – classificando em uma escala de 1 a 5, sendo 1 – Pouco e 5 – Muito, 69,2% dos alunos assinalaram o nível 5 na escala, 15,4% marcaram o nível 4, enquanto 7,7% assinalaram os níveis 2 e 3, respectivamente. Ao perguntar ao aluno qual a probabilidade do próprio de utilizar o quiz como material complementar de estudos, em uma escala de 1 a 5, sendo 1 – Improvável e 5 – Provável, 69,2% dos alunos assinalaram o nível 5, 7,7% marcaram o nível 4, 15,4% assinalaram o nível 3, enquanto 7,7% dos alunos marcaram o nível 2. Quando questionados a respeito do nível de satisfação em relação à utilização do site Kahoot para o ensino de Química, 69,2% dos alunos afirmaram estar muito satisfeitos, enquanto 30,8% declararam estar apenas satisfeitos. Portanto, observa-se que o Kahoot é considerado uma plataforma de fácil manuseio, além de ser considerado eficiente na fixação do conteúdo e visto como um possível material complementar de estudos pelos discentes. Em vista disso, o site Kahoot é classificado como satisfatório ao ser utilizado no processo de ensino, o que condiz com a literatura estudada (BARBOZA et al., 2019; ROCHA et al., 2017; SANDE; SANDE, 2018).

Figura 1



Figura 2



Conclusões

Conclui-se que, com o avanço da tecnologia e a massificação dos celulares, torna- se válido o uso das TICs no processo de ensino, uma vez que os discentes utilizam, em notória escala, as novas tecnologias. Portanto, a fim de tornar atrativo o processo de ensino-aprendizagem, especialmente da Química, disciplina bastante julgada pelos alunos, é importante o uso de plataformas educativas, como o Kahoot, que, de acordo com os dados obtidos e a literatura estudada, apresentou-se ser uma ferramenta útil no processo de ensino, além de ser considerada satisfatória pelos estudantes.

Agradecimentos

Às turmas da disciplina de Estágio Médio I da UECE pela disponibilidade e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

BARBOZA, R. S. et al. Usando o Kahoot! para o ensino-aprendizagem de zoologia dos invertebrados. In: Anais do Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade - CONIMAS e Congresso Internacional de Diversidade do Semiárido - CONIDIS,1., 3., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2019.
COSTA, G. S. OLIVEIRA, S. M. B. C. Kahoot: a aplicabilidade de uma ferramenta aberta em sala de língua inglesa, como língua estrangeira, num contexto inclusivo. In:6º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E 2º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS, n. 6., 2015. Anais 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Recife: Ed. UFPE, 2015. p. 1-17.
NICHELE, Aline Grunewald; SCHLEMMER, Eliane. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. Cinted: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p 1-9, dez. 2014. Disponível em: renote/article/download/53497/33014>. Acesso em: 15 jun. 2023.
ROCHA, R. et al. O uso do aplicativo Kahoot como metodologia de ensino no processo de aprendizagem de acadêmicos do curso de fisioterapia. Revista Encontros Universitários da UFC, v. 2, n. 1, p. 2953, 2017.
ROMÃO, Ivana Carneiro. Elaboração e aplicação de um jogo sobre drogas como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Química. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
SANDE, D.; SANDE, D. Uso do Kahoot como ferramenta de avaliação e ensino-aprendizagem no ensino de microbiologia industrial. Holos, v. 1, n. 34, p. 170-179, 2018.
SILVA, João. B., SALES, Gilvandenys L., LEITE, Eliana A. M., PONTELLO, Luiza S. Mudança Conceitual em Óptica Geométrica Facilitada pelo Uso de TDIC. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21, 2015, Maceió. Anais... Porto Alegre: SBC, 2015, p. 1-17. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5060>. Acesso em: 12 jun. 2023.
TAVARES, R.; SOUZA, R. O. O.; CORREIA, A. O. Um estudo sobre a “TIC” e o ensino da Química. Revista Geintec, v. 3, n. 5, p. 155-167, 2013.