Autores

Urcezino, A.S.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Menezes, M.L.L.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi a avaliação do jogo Solucione, se puder! como ferramenta de aprendizagem na revisão dos conteúdos de soluções e equilíbrio químico no Ensino Superior. O jogo foi aplicado em uma turma de Química Analítica I. Após a atividade, os alunos responderam a um questionário em que foram avaliados o design do jogo, os níveis das perguntas e o interesse da turma. As respostas mostraram que o jogo tornou o processo de aprendizagem mais agradável e que houve cooperação e motivação por parte da turma na resolução de exercícios, bem como que as perguntas eram compatíveis com os níveis de dificuldade indicados. Assim, o jogo Solucione, se puder! mostrou-se uma ferramenta de aprendizagem adequada à revisão dos conteúdos de soluções e equilíbrio químico em nível superior.

Palavras chaves

Jogo; Lúdico; Soluções

Introdução

O ensino de Química tem sido um desafio para docentes da área, especialmente pelos aspectos abstratos desta ciência, que geram dificuldades no seu processo de ensino e aprendizagem. Esta dificuldade pode ser ainda maior devido, por exemplo, à necessidade do uso de conceitos de outras áreas, como a matemática, em muitos conteúdos, como concentração de soluções e equilíbrio químico (CLEICE,2021). Nesse contexto, o uso de metodologias ativas de aprendizagem são estratégias de ensino que incentivam os alunos a aprenderem de forma dinâmica, lúdica e participativa, colocando-os como protagonistas em seu processo de ensino e aprendizagem, que é uns dos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aprendizagem baseada em jogos é uma metodologia ativa que permite facilitar e complementar o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que seu caráter moderno, lúdico e desafiador desperta a atenção dos alunos. Os jogos contribuem para a interação da turma, bem como para o trabalho em equipe, além de fomentarem o poder do protagonismo dos alunos, sua capacidade de resolução de problemas e seu raciocínio lógico, o que mostra que essas ferramentas podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. (MOREIRA,2019) Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o jogo Solucione, se puder! como ferramenta de aprendizagem na revisão dos conteúdos de soluções e equilíbrio químico na disciplina de Química Analítica I do Curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Material e métodos

O jogo foi elaborado por Menezes (2023) utilizando o Canva for education, a fim de trabalhar o tema “Concentração de soluções” para alunos do ensino médio. Neste formato, o jogo era composto por três níveis de dificuldade. No entanto, o jogo foi adaptado por Urcezino (2023) para sua utilização no Ensino Superior. Para isso, foram acrescentados mais três níveis de dificuldade (4, 5 e 6) com perguntas sobre equilíbrios de solubilidade, de complexação e ácido-base. Assim, na versão para nível superior, o jogo é constituído por 42 perguntas de diferentes níveis (1 a 6). Cada nível possui 7 perguntas. As perguntas do nível 1 são as mais fáceis e as do nível 6 são as mais difíceis. Para realização da atividade, a sala deve ser dividida em equipes (3-5), e cada equipe joga o dado para selecionar o nível da pergunta que será respondida. Se cair no número 1, a equipe deverá pegar uma pergunta do nível 1. E, assim, sucessivamente. Cada nível vale uma chave e cada chave vale uma pontuação diferente. A chave bronze, referente ao nível 1, vale 1 ponto. A prata (nível 2), vale 2 pontos; a ouro (nível 3), vale 3 pontos; a platina (nível 4), vale 4 pontos, a diamante (nível 5) vale 5 pontos e a ródio (nível 6), vale 6 pontos. Só ganha a chave quem acertar corretamente a questão. Ao final, a equipe que obtiver mais pontos, vence. O jogo foi aplicado em uma turma de Química Analítica I do Curso de Licenciatura Plena em Química da UECE, turno noite. A turma era composta por 19 estudantes, porém, no dia da aplicação da atividade, havia 16 presentes. Ao final da aplicação do jogo, foi pedido aos estudantes que respondessem a um questionário elaborado por meio da plataforma GoogleⓇ Forms, contendo perguntas objetivas e subjetivas sobre o jogo. Ao todo, foram coletadas 14 respostas.

Resultado e discussão

No formulário, a primeira pergunta tratou da influência do jogo Solucione, se puder! na aprendizagem. Dos estudantes, 92,9% afirmaram que o jogo tornou este processo agradável, enquanto 7,1% não perceberam influência relevante (Fig. 2). Sobre a adequação das questões elaboradas ao nível de dificuldade atribuído, 71,4% consideraram excelente compatibilidade, 14,3% ótima e outros 14,3%, razoável (Fig. 3) e todos responderam que a dinâmica do jogo tornou a aula mais interessante (Fig. 4). Ao descreverem suas posturas durante o jogo, eles enfatizaram a competitividade, mas também citaram atitudes de cooperação, atenção e empolgação. Ainda, todos afirmaram que compreenderam facilmente as regras do jogo. Quando indagados sobre o gosto por exercitar conteúdos com jogos dinâmicos, houve resposta unânime positiva (Fig. 5). Além disso, foram citados como aspectos agradáveis na dinâmica do jogo o fator sorte, o lançamento do dado, as perguntas do jogo, o trabalho em equipe, a competição e/ou a interação entre os colegas, os diferentes níveis de dificuldade, a aprendizagem e a revisão dos conteúdos. Em relação ao design do jogo, 92,9% dos estudantes o classificaram como muito bom e 7,1% como bom (Fig. 6). Quanto ao entendimento e à resposta às perguntas do jogo "Solucione, se puder!", 71,4% consideraram o formato do jogo muito bom e 28,6% o avaliaram como bom (Fig. 7). Por fim, os estudantes atribuíram uma classificação de 1 a 5 para a ajuda do jogo na fixação dos conteúdos de concentração de soluções e equilíbrio químico. Nenhum estudante atribuiu conceito 1 ou 2; 7,1% atribuíram conceito 3; 21,4% atribuíram conceito 4 e 71,5% atribuíram conceito 5, indicando uma grande ajuda na fixação dos conteúdos (Fig. 8).

Figuras 1 a 4

Figura 1 - Ilustrações de carta pergunta e chaves \r\ndo jogo; Figuras 2 a 4 - Respostas ao questionario

Figuras 5 a 8

Figuras 5 a 8 - Respostas ao questionario

Conclusões

Diante da aplicação do jogo, observou-se maior motivação dos estudantes do que em aulas de resoluções de exercícios em que se utiliza somente quadro branco, e verificou-se comportamento cooperativo durante a resolução das questões em equipe. De acordo com as respostas ao questionário, em sua maioria, os estudantes tiveram atitude positiva frente a atividade proposta. Assim, pode-se concluir que o jogo Solucione, se puder! mostrou-se como uma ferramenta de aprendizagem adequada à revisão dos conteúdos de soluções e equilíbrio químico na disciplina de Química Analítica I.

Agradecimentos

As autoras agradecem à Universidade Estadual do Ceará pelo espaço cedido para realização deste trabalho.

Referências

MOREIRA, A.F. Elaboração e aplicação de jogos como recurso didático na aprendizagem de Química no ensino médio. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

CLEICE, F. S. P. S. Memobingo – O jogo das soluções químicas: Um jogo inclusivo para alunos com baixa visão e daltonismo no ensino médio. Dissertação (Mestrado)-Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.