Autores

Bastos, C.S. (COLÉGIO ESTADUAL THALES DE AZEVEDO) ; Moreira, B.C.T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo

Este trabalho discute a aplicação do jogo didático Qui Troca Troca, com foco na avaliação do seu potencial em promover a reflexão de estagiários acerca das limitações quanto a conceitos basilares da Química. Foram selecionados relatos de 6 estudantes, que explicitam a pertinência dos conceitos abordados no jogo destacando a contribuição para a compreensão desses, no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. O jogo permitiu aos estudantes ratificar seus pontos fortes, fazer questionamentos, expondo dúvidas e equívocos conceituais. A percepção de estudantes concluintes reforça o objetivo do jogo e demonstra que o mesmo pode ser utilizado para a abordagem inicial ou de revisão, bem como para fins avaliativos em diferentes níveis de aprendizados, com ludicidade e interatividade.

Palavras chaves

Formação inicial; Adequação de linguagem; Conceitos basilares

Introdução

O objetivo do trabalho é discutir a aplicação do jogo Qui Troca Troca (QTT) focando na avaliação do seu potencial em promover a reflexão de estagiários acerca das limitações quanto a conceitos basilares da Química. O QTT foi produzido durante o estágio de regência de uma das autoras a fim de sanar problemas referentes ao uso de linguagem inadequada, com ambiguidades, que podem levar à distorção do significado químico. A orientação de estagiários, nos últimos 5 anos, revelou as dificuldades deles para explicitar vários conceitos e tal percepção alinha-se à afirmação de Messeder Neto, Sá e Brito (2022, p. 7) de que “A complexidade reside nos fundamentos, no que é, aparentemente, simples.” e que os “[...] alunos de química têm chegado ao fim do curso sem dominar uma série de conceitos básicos, demonstrando fragilidade na formação [...]”. O QTT busca identificar e dirimir a falta de compreensão de conceitos basilares, reforçada por equívocos e inadequações de linguagem observados em livros didáticos e videoaulas. No jogo, os estudantes devem fazer as associações mais adequadas entre as diversas cartas que apresentam termos, conceitos e representações essenciais para a compreensão da Química. Desenvolvido em 2017, o jogo vem sendo aplicado em diversas turmas da Educação Básica (EB), bem como de licenciandos do curso de Química, calouros e prováveis concluintes, da Universidade do Estado da Bahia, campus Salvador, foco principal da discussão desencadeada neste trabalho. Com base na responsabilidade desses sujeitos quanto à iniciação à Química para estudantes da EB, é imprescindível que os futuros professores sejam autocríticos e se apropriem dos conceitos basilares utilizando a linguagem química adequada, para não propagarem os equívocos encontrados na literatura e na web.

Material e métodos

O QTT é constituído por 40 cartas, as quais formam pares termo/conceito (ou representação), essenciais para a compreensão da Química. As cartas devem se relacionar diretamente sem o uso de qualquer conectivo de modo que a informação contida em uma carta esteja representada na outra. Além das cartas, compõem o QTT um questionário diagnóstico, a ser respondido no início da aplicação, de forma individual; uma folha de respostas, para o registro das associações feitas pelos estudantes individualmente ou em dupla; as regras e a dinâmica do jogo. Ao final de cada aplicação, desenvolve-se uma discussão em grande grupo comparando-se todas as respostas para avaliar as combinações e ajustar e/ou compreender as trocas realizadas pelos estudantes. A metodologia adotada neste trabalho é de cunho qualitativo. Procedemos à avaliação do MD a partir da análise das respostas dos estudantes ao questionário diagnóstico, das associações registradas na folha de respostas, das observações e anotações sobre os questionamentos e comentários dos estudantes, no decorrer das aplicações, e da discussão em grande grupo bem como dos relatos escritos, em semestres letivos do período de 2017 a 2022. Baseado em Moraes e Galliazzi (2016), empregou-se a Análise Textual Discursiva, buscando revelar a percepção dos sujeitos sobre a contribuição das reflexões propiciadas pelo jogo Qui Troca Troca frente às suas certezas, dúvidas, limitações, aos equívocos e às possíveis mudanças de atitudes relativas à formulação de conceitos basilares da Química. Para compor este trabalho, foram selecionados os dados relativos a 6 estudantes identificados pela palavra Estudante seguida de uma letra maiúscula, mantendo-se o anonimato.

Resultado e discussão

Na aplicação, procurou-se identificar, se os principais objetivos do QTT foram alcançados pelos estudantes, salientando o uso adequado da linguagem na formulação dos conceitos. A análise dos dados revelou 2 categorias principais: relevância dos conceitos abordados e contribuições para a formação docente. Os dados explicitam a pertinência dos conceitos abordados no jogo destacando a contribuição para a compreensão por parte dos estudantes no decorrer do processo de ensino e aprendizagem: “Vejo esse recurso com bons olhos e sei que deve ser cada vez mais utilizado, principalmente nas escolas do ensino fundamental para lapidar os conceitos dos alunos desde cedo, proporcionando um conhecimento sólido no futuro.” (Estudante C). O QTT permitiu aos estudantes referendar seus pontos fortes, fazer questionamentos, expor dúvidas e equívocos conceituais, aspectos implícitos nos excertos apresentados a seguir: “[...] promoveu reflexões imprescindíveis acerca de conceitos que são fundamentais para um químico [...] o jogo serviu como uma forma de testar se as reflexões conseguiram provocar alguma mudança nos meus conceitos equivocados...” (Estudante L); “O conteúdo químico abordado no jogo apesar de ser considerado simples [...] requer uma reflexão a respeito dos conceitos específicos de todos os temas contemplados no material.” (Estudante T). Alguns aspectos com relação à ludicidade e aplicabilidade do QTT também foram sinalizados: “[...] é uma excelente proposta para avaliar e consolidar conteúdos mais fundamentais da Química e pode ser aplicado a diferentes públicos [...]” (Estudante A); “[...] esse tipo de recurso pode ser aplicado em qualquer ambiente, a qualquer hora conduzindo a um aprendizado de forma agradável e divertido.” (Estudante C).

Conclusões

A percepção de estudantes concluintes reforça o potencial do QTT para fomentar a reflexão, postura de extrema importância à formação de um profissional crítico de seu conhecimento e prática, bem como dos recursos e fontes que seleciona. A avaliação das aplicações demonstra também o potencial do jogo para abordar e/ou revisitar conceitos basilares da Química em diferentes situações, sendo pertinente tanto para a abordagem inicial dos conceitos, como numa revisão ou com fins avaliativos para estudantes em diferentes níveis de aprendizados, destacando a ludicidade e a interatividade.

Agradecimentos

Referências

MESSEDER NETO, H. S.; SA, L. V.; BRITO, M. M. Conceitos Químicos em Debate. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2022. 149 p.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. 264 p.