Autores

Araujo, F.F. (UFRPE)

Resumo

Este trabalho investigou a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no contexto dos polímeros e seu impacto ambiental. Por meio de visitas a um lixão, uma fábrica de reciclagem e uma fábrica de estofados, foram explorados diferentes aspectos dessa problemática. Essas experiências concretas demonstraram os desafios enfrentados na gestão de resíduos poliméricos e como as abordagens CTS podem ajudar a encontrar soluções mais sustentáveis. Através dessa análise, ficou evidente a importância de uma abordagem integrada, considerando os aspectos científicos, tecnológicos e sociais envolvidos na questão dos polímeros e seu impacto no meio ambiente.

Palavras chaves

CTS; Polímeros; Ensino de Química

Introdução

A relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem sido amplamente discutida no contexto educacional, visando a formação de cidadãos críticos e conscientes, comungando com a ideia de Freire (1987), ao afirmar que alfabetizar vai além de ler palavras, trata-se de propiciar uma “leitura crítica do mundo”. Infelizmente o método tradicional de ensino não propõe essa leitura e, por vezes, colabora para um desligamento entre o que se constrói em sala de aula e o que os alunos realmente precisam para o seu dia a dia. É necessário tornar o ensino mais significativo ao aluno. Reforçando essa ideia, Moreira (2006), afirma que “a aprendizagem significativa é o processo por meio do qual novas informações adquirem significado por interação (não associação) com aspectos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva”. É perceptível que aulas significativas desempenham um papel fundamental nesse processo, proporcionando aos alunos experiências práticas que conectam conceitos científicos com questões sociais relevantes. E um dos temas pertinentes a ser explorado nesse contexto é o impacto dos polímeros na sociedade e no meio ambiente. Portanto, este trabalho propõe investigar o tema dos polímeros sob a perspectiva da CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), por meio de aulas significativas, a fim de promover uma compreensão mais profunda das implicações científicas, tecnológicas e sociais envolvidas nessa questão. Dessa forma, este trabalho buscou contribuir para a formação de alunos engajados e conscientes, capazes de compreender, questionar e tomar decisões informadas sobre o uso e descarte dos polímeros, considerando sua relação com a ciência, tecnologia e sociedade.

Material e métodos

Componentes curriculares, como Biologia, Física e Química, são comumente estereotipados como “disciplinas duras”, cujos resultados obtidos em pesquisas se resumem e/ou são interpretados apenas por números e análise de dados. Este trabalho vai de encontro com essa proposta, ao aplicar uma metodologia qualitativa, visto que ela busca compreender as experiências, percepções e significados das pessoas envolvidas no estudo, permitindo uma compreensão mais rica e detalhada do objeto de pesquisa. A metodologia empregada consiste em uma aula de campo com visitas a três realidades, envolvendo uma abordagem CTS e polímeros. A primeira trata do lixão da cidade, um espaço, a céu aberto, destinado à aglomeração do lixo para queima como redução de quantidade. Segundo local visitado, trata-se de uma indústria de reciclagem, que transforma sacolas plásticas e outros polímeros termoplásticos em objetos de utilização do dia a dia. Por último, visita a uma empresa de produção de espumas para colchões e sofás. Logo após, os alunos são convidados a prepararem uma apresentação acerca dos conhecimentos, produzidos na aula, àqueles estudantes que não puderam estar presentes no momento, dada a quantidade numerosa de discentes que compõem as turmas de terceiros anos (161 alunos), exigindo uma seleção de 1/4 do total. Com essa apresentação, a qualidade da prática não é afetada visto a limitação de recursos/transporte.

Resultado e discussão

Esse trabalho teve, como coadjuvantes, 36 alunos dos 3º anos EM da EEEP Júlio França, uma escola de educação profissional pertencente à rede pública do Ceará. Como as turmas são formadas por 40 alunos cada, foi necessário fazer uma seleção, cujo critério foi selecionar alunos que apresentavam 100% de frequência nas aulas de Química, haja vista que a escola buscava meios para enfrentar um problema atual de infrequência. Após essa apresentação, discorremos sobre os resultados obtidos nas visitas, iniciando pela visita ao lixão da cidade (figura 1a). Os alunos puderam perceber o quanto o descaso com o lixo gerado, onera o meio ambiente em nossa região. O lixão da cidade não apresentava o controle de que um aterro sanitário necessita. Na visita à fábrica (figura 1b), foi possível identificar que os processos de reciclagem atuam como uma forma de remediar um problema, uma vez que liberam gases ao ambiente e dependem de muita água em suas etapas. Já na empresa de produção de espumas (figura 1c), deparamo-nos com a proposta de “lixo zero”, pois todos os retalhos de tecidos poliéster, pedaços de espumas resultantes dos cortes e sacos que embalam os tecidos eram usados na produção de “aglomerados”, utilizados na produção de sofá/colchão. Em seguida, os alunos criaram apresentações através de slides, para transmitirem a experiência, por eles vivenciada, ao restante dos discentes, fato que colaborou à percepção de todos como agentes ativos na sociedade, a qual se percebe a seguir. “Eu fiquei encantada com a experiência, jamais passou pela minha cabeça o quanto os meios de produção podem prejudicar a natureza. Momentos como esse ficam marcados na memória”. “Esta aula de campo proporcionou-nos uma infinidade de conhecimentos em diversos âmbitos, como o didático, social e ambiental"

Figura 01

Registros da aula de campo

Conclusões

Através das aulas significativas e da abordagem CTS, foi possível explorar de forma aprofundada a relação entre polímeros, ciência, tecnologia e sociedade. Com as visitas ficou evidente que o descarte inadequado de polímeros representa um desafio significativo, exigindo a implementação de práticas sustentáveis, como a reciclagem e a política de lixo zero. O aprendizado adquirido nesta atividade promoveu uma consciência maior sobre a importância da gestão responsável dos polímeros e a necessidade de abordagens sustentáveis para lidar com os desafios ambientais contemporâneos.

Agradecimentos

Agradecimentos: Aos alunos da EEEP Júlio França; Ao professor de Física Wellison Rocha, por acompanhar a atividade; À gestão da escola que tornou possível a realização desse momento

Referências

FREIRE, P.; Pedagogia do Oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Moreira, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.