Autores

da Silva Júnior, C.A. (IFPB) ; Matos, R. (USP) ; da Silva, G.B. (USP) ; Lima, M.S. (USP) ; Queiroz, S.L. (USP)

Resumo

Este trabalho objetivou relatar as contribuições do método de Estudo de Caso Interrompido (ECI) na formação de professores de Química. Doze discentes participaram da pesquisa, na qual houve a aplicação de três ECIs sobre a presença de acrilamida em alimentos. Com base na aplicação de questionários, constatou-se que mais de 80% dos alunos concordaram com as afirmativas relacionadas ao aprofundamento de conceitos científicos e à percepção de habilidades transferíveis. Embora algumas afirmativas tenham apresentado menor concordância, os ECIs proporcionaram um ambiente favorável ao desenvolvimento de habilidades essenciais para a construção e comunicação do conhecimento científico. Conclui-se que a incorporação de ECI na formação de professores de Química promove uma abordagem crítica.

Palavras chaves

Casos interrompidos; Acrilamida; Ensino Superior

Introdução

O método de Estudo de Caso Interrompido (ECI) apresenta potencial na promoção de avanço conceitual e no fomento do desenvolvimento de múltiplas habilidades (HERREID, 2005; LIMA, POZZER, QUEIROZ, 2023; QUEIROZ, LIMA, SANTOS, 2023). De forma geral, os casos investigativos são narrativas que abordam situações reais ou fictícias que englobam dilemas solucionados com base em fundamentos científicos (SÁ, QUEIROZ, 2011). No Ensino de Química, são múltiplas as possibilidades do emprego de estudos de casos. Por exemplo, há trabalhos que abordam a apreciação de hábitos alimentares (FARIA; FREITAS-REIS, 2016), a discussão de questões sociocientíficas (SOUZA, CABRAL, QUEIROZ, 2015), a aprendizagem conceitual e procedimental sobre carboidratos e a poluição de recursos hídricos (LIMA, POZZER, QUEIROZ, 2023). Entretanto, ainda são escassas as publicações que abordam o método de ECI na formação de professores de Química. A importância dos estudos de casos na formação desses profissionais reside na sua capacidade de promover uma abordagem contextualizada e reflexiva no processo de ensino e aprendizagem. Ao analisar situações reais e complexas, os futuros professores têm a oportunidade de desenvolver habilidades de resolução de problemas e de tomada de decisões, aprimorando sua prática docente e preparando-se para enfrentar desafios em sala de aula. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi relatar as contribuições resultantes da aplicação de três ECIs no avanço do conhecimento científico, na percepção e disseminação de habilidades transferíveis para futuros profissionais da educação.

Material e métodos

A aplicação da pesquisa ocorreu junto a 12 discentes matriculados na disciplina SLC0675 - Química, Sociedade e Cotidiano, do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas/Habilitação em Química, da Universidade de São Paulo (USP), no segundo semestre de 2021. Devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de COVID-19 (AQUINO et al., 2020), todas as interações ocorreram de forma remota, utilizando as plataformas Google Meet e Tidia-Ae. Os estudantes foram divididos em três grupos de quatro participantes cada. Três ECIs foram aplicados (HERREID, 2005), abordando a presença de acrilamida em alimentos. A implementação dos estudos de caso consistiu em quatro etapas, envolvendo sessões virtuais conjuntas com a professora, com duração média de 30 minutos, nas quais partes relevantes da narrativa eram apresentadas e atividades eram propostas. Para avaliar a eficácia dos estudos de caso, foi aplicado um questionário contendo 12 afirmações sobre a percepção dos estudantes em relação à metodologia utilizada. As afirmações abordaram a compreensão de conceitos científicos, o uso de terminologia científica, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os estudantes avaliaram cada afirmação em uma escala Likert de cinco pontos, variando de "discordo totalmente" a "concordo totalmente"(SULLIVAN; ARTINO, 2013). Os resultados foram analisados através do cálculo da média para cada afirmação (DALMORO; VIEIRA, 2014).

Resultado e discussão

Na Figura 1, observa-se as afirmativas sobre o conhecimento científico, a percepção e a disseminação de habilidades transferíveis aplicadas junto aos estudantes. Por sua vez, os resultados ilustrados na Figura 2 evidenciaram uma concordância significativa em relação à contribuição da metodologia no aprofundamento de conceitos científicos no campo da química de alimentos, bem como na percepção de habilidades transferíveis. Verificou-se que mais de 80% dos discentes concordaram com a maioria das afirmativas. Por exemplo, 94% concordaram que as atividades propostas para a resolução do estudo de caso facilitaram o entendimento de conceitos científicos da área em questão. Dentre as afirmativas analisadas, os índices de concordância mais baixos, em média 75%, estiveram associados à aquisição de conhecimentos sobre técnicas analíticas instrumentais (afirmativa 2), ampliação do conhecimento sobre etapas científicas (afirmativa 3), desenvolvimento de habilidades na utilização de bases de dados científicos (afirmativa 4) e segurança na aplicação da metodologia (afirmativa 10). Esses resultados podem ser explicados pelo fato de que os estudantes estão matriculados nos estágios finais de sua graduação, o que implica que já possuem uma base sólida em relação aos caminhos do conhecimento científico. Por fim, a falta de experiência e a insegurança comuns entre estudantes que estão concluindo o curso podem estar associadas à afirmação relacionada à segurança na realização da metodologia como futuros docentes. De forma geral, com base nas respostas fornecidas às afirmativas, fica evidente que a aplicação do método de ECIs proporcionou um ambiente favorável ao desenvolvimento de diversas habilidades fundamentais para a construção e comunicação do conhecimento científico.

Figura 1

Figura 1: Afirmativas do questionário.

Figura 2

Figura 2: Resultados em grau de concordância.

Conclusões

Em conclusão, inferimos que a utilização de ECI apresenta potencial como estratégia de ensino na formação de professores de química. Nesta pesquisa, os estudantes relataram uma alta concordância em relação à contribuição desse método para o entendimento de conceitos científicos e o desenvolvimento de habilidades transferíveis. Recomenda-se que seja considerada nos cursos de formação a incorporação do método de ECIs em seus programas de ensino, proporcionando aos estudantes uma abordagem mais contextualizada e reflexiva.

Agradecimentos

Ao CNPq, pelo auxílio financeiro (Processo 304974/2020-0).

Referências

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