Autores

Braga da Silva, V. (UNILAB) ; Soares de Sousa, F.D. (UNILAB) ; Peixoto do Valle, C. (UNILAB) ; de Lima Pereira, E. (E.M.E.I.E.F. DOUTOR EDMILSON BARROS DE OLIVEIRA) ; Silva de Araújo, M.R. (UNILAB)

Resumo

A qualidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos na área da química,é fator crucial para uma boa formação.Isto posto,o presente trabalho teve como objetivo apresentar um laboratório de química e principais vidrarias básicas aos alunos do 5º ano de uma escola pública localizada em Redenção-CE.O processo deu-se na avaliação pré e pós visita,apresentação do laboratório,exposição das vidrarias e a execução de um jogo didático.A atividade resultou numa participação ativa dos alunos onde 91,8% afirmaram a importância de um laboratório como espaço de ensino.Assim,conclui-se que a aprendizagem é melhor assimilada quando os meios de ensino envolvem teoria-prática bem como a interação com a realidade do aluno,sendo necessário investimentos para que tenhamos uma educação qualificada.

Palavras chaves

Laboratório; Vidrarias; Pequenos Cientistas

Introdução

A qualidade no processo de ensino aprendizagem de alunos na área da química, no que condiz ao ensino fundamental, é um fator crucial para um bom desempenho do educando não só em sala de aula, mais também no seu convívio social. É importante ter uma base sólida de saberes científicos para uma boa interpretação de mundo além de incentivar e preparar os optam por atuar em áreas específicas dessa ciência. A construção de um indivíduo propenso ao novo e de certo curioso, é um processo compassado e que necessita de zelo na preparação, daí tem-se a justificativa desse campo científico ser introduzido antecipadamente na vida de estudantes, não só de maneira teórica mas também prática. Segundo (MENDONÇA e PEREIRA 2015) apud (LEITE & LEÃO, 2010) a experimentação incentiva a participação do aluno e estimula seu senso crítico e cognitivo desenvolvendo-o de forma ativa, criadora e construtiva. As escolas da rede pública da região do Maciço de Baturité têm uma estrutura insuficiente para realizar aulas práticas com os alunos principalmente aqueles dos anos iniciais, limitando a abordagem de novas metodologias e uma formação adequada. A partir disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um laboratório de química e suas principais vidrarias bem como noções de segurança findando com a aplicação d um jogo didático para fixação dos tópicos abordados a discentes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental localizada no município de Redenção-CE.

Material e métodos

Essa ação foi elaborada como uma oficina intitulada “Pequenos Cientistas Conhecendo o Laboratório” tendo como objetivo trazer alunos dos anos iniciais, mais especificamente do 5° ano de uma escola municipal localizada em Redenção- CE, para visitarem um laboratório de Química da UNILAB. Inicialmente realizou-se uma avaliação pré-atividade com a participação de 27 alunos incluindo as seguintes perguntas fechadas: “Você já foi em um laboratório?”, “Você sabe o que são as Vidrarias?” e “Os laboratórios são importantes no ensino?” Após isso, introduziram-se conceitos explicando o que é um laboratório, apresentou-se as vidrarias bem como as medidas de segurança necessárias. Em seguida, os alunos foram separados em 3 grupos de 4 discentes e 3 grupos de 5 discentes para que pudessem manipular sozinhos algumas vidrarias pela mistura de água e corante a fim de observarem a formação de novas cores. Posteriormente, a turma foi novamente separada, dessa vez em um grupo 13 alunos que tinham cartas com desenho de vidrarias diversas e outro com 14 alunos que tinham cartas com a função de determinadas vidrarias. Aplicou-se o jogo de flash cards itens de laboratório adquirido através da lojinha de atividades do instagram @ciencia.interativa. A dinâmica consistia na escolha de uma carta por um grupo que mostraria a outra equipe que deveria mostrar a carta correspondente, alternando as rodadas entre os grupos. Por fim, houve a realização de uma avaliação pós atividade, tendo 3 perguntas fechadas e 1 aberta sendo elas aplicadas na seguinte ordem: “Você sabe o que são as vidrarias?”, “Os laboratórios são importantes no ensino? Por quê?”, “Quanto essa atividade ajudou você a entender sobre os laboratórios?”, “Qual vidraria você gostou mais?".

Resultado e discussão

Na execução da atividade com a turma em questão (Figura 1), a fim de ter uma visão inicial da compreensão dos estudantes sobre o tema 81,4% disseram não ter ido a um laboratório antes. Quando perguntado se eles sabiam o que eram as vidrarias, 77,7% disseram saber.Todos afirmaram que os laboratórios eram importantes no ensino (Quadro 1).Ao manusearem as vidrarias previamente preparadas para os grupos de alunos,percebeu-se que a turma recebeu a prática de uma maneira positiva, tanto pelo fato de serem eles manipulando o material como pela interação destes ao fazerem novas cores a partir das soluções com corante expostas na bancada. Na etapa seguinte, o jogo de flash cards itens de laboratório, por ser um jogo e promover uma competitividade saudável,os alunos ficaram atentos à atividade e tiveram um número de respostas assertivas consideradas no que condiz a fixação do que tinham visto durante a explicação. Por fim, na avaliação final, realizada em sala de aula com 24 alunos do total inicial de 27 alunos, todos afirmaram saber o que eram as vidrarias quando perguntado novamente. A fim de, saber qual teria chamado a atenção dos estudantes ao ser perguntado “qual vidraria você gostou mais?” 45,8% responderam pipeta, 37,5% Becker, 12,5% apontaram o pipetador e 4,1% indicou tubo de ensaio. Ao ser perguntado aos alunos se os laboratórios são importantes no ensino e porquê, cerca de 91,8% optaram pela resposta “sim, para entender melhor a atividade”, 8,2% disseram “sim, porque é legal praticar” e nenhum aluno optou pela não importância dos laboratórios no ensino. Na avaliação da compreensão e satisfação da atividade (0 a 10) cerca de 83,3% deram a nota máxima,8,3% atribuíram nota 7, 4,1% deu nota 9 e 4,1% considerou a atividade mediana avaliando-a com nota 5 (Quadro 1).

Quadro 1

Avaliação pré e pós atividade laboratorial

Figura 1

Foto geral da turma de 5ºano no Laboratório da \r\nUNILAB

Conclusões

Constatou-se que a realidade de ensino dos alunos dos anos iniciais de Redenção ainda não dá oportunidades suficientes a esses estudantes para conhecerem espaços diversificados de ensino. Já que a região ainda carece de investimento na educação para uma maior diversificação de metodologias. O acompanhamento do assunto junto a metodologias mais interativas intensifica o aprendizado, no caso em questão, a interação com as vidrarias no espaço laboratorial junto ao jogo didático influenciou para a assimilação e fixação de conceitos bem como um maior entrosamento entre a turma.

Agradecimentos

Ao Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura-PIBEAC, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB localizada no município de Redenção-CE.

Referências

MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte et al.. Ensino de química: realidade docente e a importância da experimentação para o processo de aprendizagem. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015.
Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11662. Acesso em: 29/07/2022.
TREVISAN, Tatiana Santini e MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. UNIrevista. Vol. 1, n° 2 : abril, 2006.