Autores

Jacaúna, M.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA) ; Souza, C.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA) ; Tavares, R.X. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA) ; Souza, A.L.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA) ; Pereira, P.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA) ; Ribeiro, I.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA) ; Almeida, J.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA) ; Filho, J.N.A.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA) ; Marques, A.S.V. (SEDUC - AMAZONAS) ; Zanelato, A.I. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA)

Resumo

O presente relato de experiência foi desenvolvido por bolsistas do PIBID do subprojeto da área de Química do Universidade do Estado Amazonas–UEA/CESP sob orientação da professora supervisora de Química e teve como objetivo desenvolver experimentos investigativos para aula de gases na disciplina de Química ministrada de forma remota para estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Parintins. Os experimentos organizados, executados, filmados e editados pelos bolsistas foram empregados na aula de gases pela docente no grupo de WhatsApp com cerca de 157 discentes do Colégio Batista de Parintins localizado na cidade de Parintins-AM. Vimos que a atividade desenvolvida promoveu uma melhor compreensão do conteúdo, uma vez que demonstrou a teoria de forma prática.

Palavras chaves

RELATO; QUÍMICA ; ESPERIMENTOS

Introdução

Diante da realidade vivenciada por consequência de uma pandemia a educação assim como todas as áreas, teve de se reinventar. Em Parintins – AM as mudanças foram ainda mais acentuadas, a sala de aula passou a ser um grupo de WhatsApp, no qual diariamente, no turno vespertino, seguindo os horários das aulas presenciais, cinco tempos de 50 minutos, os professores interagiam com os estudantes ali inseridos. Essa modalidade de ensino foi definida como Ensino Remoto Emergencial e difere da modalidade Educação a Distância (EAD), uma vez que o primeiro busca oferecer acesso aos conteúdos curriculares de forma temporária (RONDINI, PEDRO, DUARTE, 2020). Não era indicado mandar vídeos, em razão de serem muito pesados e os estudantes não conseguirem baixar, devido ao limitado pacote de internet ou pela má qualidade da conexão. Diante disso, os docentes preparavam seu material em Power Point ou PDF e postavam no grupo junto com áudios explicando o material. Diante do exposto consideramos que trabalhar qualquer conteúdo era de extrema dificuldade, dessa forma, a partir de discussões com bolsistas do PIBID organizou-se uma atividade com objetivo desenvolver experimentos investigativos para aula de gases na disciplina de Química ministrada de forma remota para estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Parintins. “A experimentação no ensino pode ser entendida como uma atividade que permite a articulação entre fenômenos e teorias. Desta forma, o aprender Ciências deve ser sempre uma relação entre o fazer e o pensar” (SANTOS, MACHADO; TUNES, 2010, p. 235).

Material e métodos

A atividade desenvolvida pelos bolsistas foi utilizada pela professora supervisora de Química na aula de gases no mês de março e abril do corrente ano, no Colégio Batista de Parintins com uma média de 157 alunos da segunda série do Ensino Médio no turno vespertino, presentes no grupo de WhatsApp. O conteúdo Gases é o primeiro assunto do Conteúdo Programático da segunda série e dessa forma foi desenvolvido, devido a pandemia da COVID-19, de forma remota. Os experimentos foram trabalhados no assunto Transformações Gasosas, os bolsistas organizados em grupo ficaram responsáveis inicialmente por pesquisar experimentos envolvendo as Transformações Isotérmica, Isobárica e Isovolumétrica em seguida compartilharam com todo o grupo o experimento pesquisado, na sequência organizaram a execução, filmagem e edição do vídeo. Que foi planejado como um experimento demonstrativo-investigativo. “As atividades experimentais que serão aqui denominadas demonstrativas-investigativas são aquelas em que o professor apresenta, durante as aulas, fenômenos simples a partir dos quais ele poderá introduzir aspectos teóricos que estejam relacionados ao que foi observado” (SANTOS, MALDANER, 2010, p. 235). A docente inicialmente trabalhou cada uma das Transformações Gasosas de forma expositiva explicando os conceitos básicos, na aula seguinte trabalhou Gif que foram produzidas a partir da plataforma de simuladores virtuais Phet Colorado e por empregou o vídeo do experimento com estudantes no grupo.

Resultado e discussão

Durante a pandemia, muitos professores precisaram aprender a utilizar as tecnologias há seu favor e na escola onde os bolsistas estavam inseridos não foi diferente. Se presencialmente é difícil para muitos a compreensão dos conteúdos de Química, no ensino remoto foi um grande desafio e para aumentar esse desafio temos a má qualidade do serviço de internet das operadoras que vez ou outra não funcionavam. A atividade desenvolvida pelos bolsistas foi empregada na turma pela professora supervisora de Química, após trabalhar a parte teórica das Transformações Gasosas e mostrar simulações em Gif dessas transformações. Ela seguiu para os vídeos produzidos, inicialmente colocou no grupo a primeira parte do vídeo onde constava os materiais e procedimentos, finalizando com uma indagação os estudantes: ‘O que você acha que irá ocorrer com o balão quando for bombeado ar dentro da garrafa?’ (Fig. 1). “Uma forma de conduzir uma experiência demonstrativa-investigativa, que pode alcançar resultados mais efetivos no processo ensino-aprendizagem, inicia-se pela formulação de uma pergunta que desperte a curiosidade e o interesse dos alunos” (SANTOS, MACHADO; TUNES, 2010, p. 247) Ao postar no grupo essa primeira parte do vídeo finalizando com a pergunta para os estudantes, a docente abriu o grupo para que todos enviassem mensagem, aguardando a resposta dos estudantes. Algumas respostas foram: ‘Na minha opinião o balão espoca’, ‘Estoura já que a pressão aumenta, o volume diminui, o volume diminuindo, o balão estoura, eu acho’, ‘Ele pode flutuar’(Fig. 1). Após os discentes enviarem suas respostas a professora fechou novamente o grupo para os estudantes e enviou a segunda parte do vídeo com a execução do experimento e finalizou com mais três perguntas, agora sobre o experimento executado.

Figura 1



Conclusões

O experimento demonstrativo-investigativo foi um ótimo recurso de ensino-aprendizagem na modalidade ensino remoto emergencial e sem dúvida também o é no ensino presencial. Em razão de que leva os docentes a se questionarem sobre determinado experimento e como consequência o incentiva a refletir sobre o conteúdo já visto anteriormente e a relação com o experimento visualizado. Pensar a Química além dos laboratórios, em especial para as escolas que não o possuem é possibilitar aos estudantes relacionar o fazer com o pensar.

Agradecimentos

À CAPES através do financiamento de bolsa pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ao Colégio Batista de Parintins e a Professora Supervisora.

Referências

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 29 jun. 2021.

SANTOS, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In. Wilson Luiz Pereira dos Santos; Otavio Aloisio Maldaner (Orgs). Ensino de Química em Foco. 1 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, p. 231-262, 2010.