Autores
Ribeiro, F.C.P. (SEDUC-PA) ; Araujo, R.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Santos, V.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
Resumo
As questões ambientais e temas geradores podem ser empregados juntos em projetos escolares e com esse intuito foi elaborado um projeto entitulado "Água que te quero água" que planejou atividades escolares para serem executadas durante o ano letivo. As atividades foram baseadas em tópicos relacionados ao tema água, usando laboratórios, salas de aula e visitas técnicas. O resultado das atividades foram exibidos durante a Feira de Ciências da escola e contou com a participação de alguns professores interessados no projeto. Durante a execução das atividades notou-se entusiasmo da maioria dos alunos e espera-se que tenha contribuído para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras chaves
Tema gerador; Projeto escolar; Água
Introdução
A Pedagogia Libertadora preconizada por Paulo Freire afirma que o processo de ensino poderia ser baseado em temas, e esses seriam desmembrados nos conteúdos curriculares necessários ao aprendizado do educando (FREIRE, 1967). Sua metodologia, voltada principalmente para alfabetização de adultos criticava o uso, durante o processo, de palavras desconexas da realidade do educando, e para tanto, a seleção do vocabulário alfabetizador seria conforme o contexto da vida dos alunos. Essas palavras, então, deram lugar aos temas geradores. Extraídos da vida prática, os temas geradores também apresentam caráter político, pois precisam ser geradores de ação-reflexão-ação e, portanto, só é possível a partir de conteúdos sociais e políticos com significado concreto para a vida dos estudantes (FREIRE, 1980). Outro aspecto importante da metodologia freiriana, vista como educação crítica e transformadora é a ideia de educação para conscientização e o tema meio ambiente, vinculado a educação ambiental cumpre esse papel (FREIRE, 2003). Esse tema gerador pode ser trabalhado através de ações reflexivas, práticas ou teóricas, no qual o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira a responsabilidade e respeito para com a natureza. Torna-se relevante mostrar a importância e necessidade de o tema meio ambiente ser incluído no projeto pedagógico da escola como uma ferramenta permanente, indo além dos temas transversais, e sim, permeando de maneira interdisciplinar e transversal as disciplinas contempladas no currículo. Devido a amplitude do tema escolheu-se como tema gerador “ÁGUA”. O projeto elaborado buscou incluir diversos aspectos pertinentes relacionados com essa temática e sua culminância ocorreu em um evento escolar.
Material e métodos
O projeto intitulado “Água que te quero água” foi elaborado para alunos do 1º ano do ensino médio. O projeto foi pensado para ser executado durante todo o ano letivo, alinhado com o conteúdo abordado pelos professores em sala de aula. O projeto foi iniciado durante reuniões da jornada pedagógica da escola, no planejamento escolar, no qual o tema foi selecionado e a ações começaram a ser traçadas. Antes do início das aulas as atividades do projeto foram elaboradas e encaminhadas docentes que possuíam disciplinas relacionadas com o projeto. Buscou-se sensibilização do público envolvido, informando professores e funcionários que estão presentes na Escola todos os dias. Os professores que voluntariamente participaram do projeto sempre buscavam relacionar o conteúdo escolar com a temática água, com formação de turmas de alunos para exploração teórica do tema. Nesses momentos foram propostas atividades que envolviam tópicos relacionados a água: ciclo da água, poluição e contaminação da água, tratamento de água, água potável, doenças relacionadas a falta de saneamento básico, noções de cidadania, propriedades da água etc. Quinzenalmente ocorriam reuniões entre os professores para discussões dos resultados obtidos em sala de aula, havendo também sugestões sobre locais de visita e métodos para o desenvolvimento das atividades. O laboratório da escola foi utilizado para elucidação de alguns exemplos, como por exemplo os métodos de tratamento de água utilizados pelas companhias de saneamento, observação direta em microscópio de alguns agentes causadores de doenças etc. O projeto culminou na apresentação dos projetos dos alunos na feira de Ciências da escola. Cada turma participante do projeto apresentou suas atividades que foram desenvolvidas durante o ano letivo.
Resultado e discussão
O projeto foi pensado com o intuito de englobar todas as séries do ensino
médio da escola, porém outras atividades envolvendo esse público reduziu a
articipação do projeto para os alunos do 1º ano. A adesão dos docentes ao
projeto foi voluntária, haja vista que nem todos os professores mostraram-se
interessados. Dentre os participantes notou-se entusiasmo, com participação
efetiva na elaboração das atividades que seriam desenvolvidas em sala de
aula durante o ano letivo.
Em relação aos alunos, percebeu-se que a maioria se mostrou empolgada com as
atividades, porém acredita-se que se todos os professores estivessem
participando os resultados seriam mais promissores.
Houve visita programada a um conjunto na cidade que possui sistema de
tratamento de água. Os alunos participaram efetivamente com perguntas
direcionadas ao técnico responsável pela visita. A mesma participação foi
observada durante as atividades experimentais, que visaram pôr em prática
algumas atividades teóricas em sala de aula.
As atividades desenvolvidas em sala de aula contaram como parte integrante
das avalições bimestrais, logo todos os alunos das turmas selecionadas
participaram do projeto.
No dia da Feira de Ciências os alunos expuseram seus experimentos ou
apresentações para toda a comunidade escolar, no qual outros alunos puderam
observar as atividades que foram desenvolvidas durante o ano e sanar
possíveis dúvidas sobre a temática.
Observou-se que a maioria dos objetivos propostos foram atingidos e as
atividades planejadas foram executadas quase que na totalidade, enquanto
outras foram incluídas no decorrer do ano, de acordo com a necessidade de
cada turma.
Assim como nas práticas pedagógicas, um projeto não deve ser engessado,
podendo sofrer modificações ao decorrer da ação.
Filtro de água caseiro produzido para apresentação em Feira de Ciências
Conclusões
O projeto no que foi proposto atingiu a maioria dos seus objetivos, porém o maior empecilho foi a resistência por parte de alguns professores em participar do projeto, enquanto houve maior aceitação da classe estudantil. A temática selecionada correspondeu a realidade escolar, pois o entorno da escola apresenta falta de saneamento básico, rede de água e esgoto e muitos lares possuem poços, possível gerador de doenças e fonte de água contaminada e poluída. Auxiliou no andamento dos conteúdos curriculares e tornou a aprendizagem mais efetiva e prazerosa, portanto devem ser incentivados.
Agradecimentos
Agradeço a comunidade escolar pela oportunidade de elaborar e executar um projeto tão importante para implementação de uma educação transformadora e crítica que Paulo Freire almejava.
Referências
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967
______. Conscientização. São Paulo: Moraes, 1980.
_____. O legado de Paulo Freire à educação ambiental. In: NOAL, F. O.; BARCELOS, V. H. L. Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul, RS: Edunisc, 2003