Autores
Machado, C. (ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO) ; de Paula, V. (ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO) ; Leandro, L. (ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO)
Resumo
A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia centrada no aluno, em que ele adquire conhecimentos, habilidades e atitudes através de trabalho em equipe. Utilizando ferramentas de criatividade e colaboração, como o design thinking, alunos e professores se engajaram na criação de atividades experimentais de baixo custo e versáteis, levando conhecimento para as escolas que não dispõem de laboratórios. A implementação do projeto resultou no desenvolvimento de habilidade e atitudes nos monitores envolvidos, além de atender a 85 educadores de diferentes cidades brasileiras e todos os seus alunos da educação básica. O uso do material produzido tem como finalidade aulas mais dinâmicas e atrativas, levando o ensino de ciências para todos, provocando transformação e compromisso social.
Palavras chaves
Aprendizagem por projetos; Experimentação; Kit experimental
Introdução
A ABP pode ser definida pela utilização de projetos autênticos e realistas, baseados em uma questão, tarefa ou problema altamente motivador e envolvente, para ensinar conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho cooperativo para a resolução de problemas. A investigação dos alunos é profundamente integrada à aprendizagem baseada em projetos, e como eles têm, em geral, algum poder de escolha em relação ao projeto do seu grupo e aos métodos a serem usados para desenvolvê-lo, eles tendem a ter uma motivação muito maior para trabalhar de forma diligente na solução dos problemas (BENDER, 2014). Os alunos que vêm de diversas regiões do país e com acesso às oportunidades de aprendizagem que a escola oferece, se questionavam como poderiam ajudar a mudar a realidade de algumas escolas que possuíam poucos recursos, tais como àquelas que lhe deram origem. Pensando nisto, um grupo de sete alunos da Escola SESC de Ensino Médio e três educadores, desenharam um projeto de produção de conteúdo de ciências, versátil e de baixo custo, a fim de auxiliar professores do ensino fundamental a tornarem suas aulas mais contextualizadas com a experimentação. Assim, foi criado um material composto de kit experimental, vídeo didático-pedagógico e um manual de orientações para uso do conteúdo, sempre relacionado a um tema específico, que vêm em uma caixa. O projeto ganhou o nome de Ciência Fora Da Caixa, e, embora os materiais estejam em uma caixinha as possibilidades de construção de conhecimentos são infinitas. Desta forma,o projeto tem como objetivos gerais: ●Desenvolver habilidades e competências nos alunos com a aprendizagem baseada em projetos; ●Formar uma rede de colaboradores para produzir, aprimorar e utilizar os materiais produzidos; ●Contribuir com outras escolas e professores
Material e métodos
1. Construção dos objetivos A motivação que levou a construção dos objetivos do projeto se deu pelas experiências educativas dos alunos, vindos de diferentes estados do país, sobre as aulas de ciências com formato tradicional e pouco significativas no processo de aprendizagem. Paralelamente, os professores relataram sobre os desafios que permeiam as práticas pedagógicas quanto à logística, investimento e tempo de planejamento. 2. Levantamento dos temas O grupo realizou um levantamento dos conteúdos de ciências do Ensino Fundamental II (EF II), analisando os aspectos de dificuldade, abstração e a relação entre conceitos e práticas. Para prototipar e testar, o tema Densidade foi escolhido pela equipe. 3. Design do projeto a. Material experimental: Os materiais para a composição do kit serão escolhidos levando-se em conta seu baixo custo, sustentabilidade, versatilidade e replicabilidade, possibilitando seu uso de forma significativa. A proposta é que os materiais caibam numa pequena caixa. Alguns destes materiais foram produzidos no Espaço Maker da escola; b. Vídeo apresentando o tema com abordagem didático-pedagógica, trazendo os conceitos fundamentais sobre o conteúdo; c. Manual de orientações e sugestões contendo os experimentos que podem ser realizados com os materiais contidos na caixa, orientação de outros experimentos com material complementar, sugestões de questões a serem discutidas com os estudantes. Neste manual também é encontrado um link para que os professores possam dar feedbacks sobre a utilização do material em suas aulas; 4. Ferramentas utilizadas Para compreensão do projeto e desafios de criação foi utilizada como ferramenta com os monitores o Design Thinking.
Resultado e discussão
A partir das etapas de criação,foi produzido o primeiro protótipo com o tema
de Densidade. O protótipo constituiu-se de uma caixa de madeira, gravada com
o nome do projeto, contendo o material
adequado às práticas. No interior da Caixa foi inserido o manual de
orientações do uso do kit, com sugestões de experimentos. Adicionalmente, no
manual também havia link para o vídeo produzido pelos alunos sobre densidade
e um outro link para feedback sobre o uso do kit.
O primeiro teste ocorreu em agosto de 2018, em um curso de formação
continuada com 28 professores de ciências da natureza, na Escola SESC. O
produto foi apresentado e testado no formato oficina. Os grupos de
professores foram acompanhados pelos monitores do projeto, orientando-os e
relatando como foi participar das etapas do projeto.Nesta mesma formação,
foram distribuídas em torno de 25 caixas para professores de diferentes
regiões do país. Após a oficina, alguns professores responderam aos
questionários de feedback de utilização.
Dentre os professores de ciências presentes no teste, a maioria (83%) era
professores do ensino médio e relataram de forma unânime sobre a
acessibilidade e versatilidade do material.
●Formação das redes de colaboradores
Outros kits CIÊNCIA FORA DA CAIXA foram ainda distribuídos ao fim de 2018
para professores da educação básica da rede pública do Rio de Janeiro. A
partir de 2019, em ações de formação continuada de professores, o projeto
Ciência fora Da Caixa passou a ser divulgado em diferentes regionais do SESC
espalhados pelo Brasil, entrando no escopo de projetos de experimentação e
divulgação científica, passando por Mato Grosso, Pernambuco e Ceará. As
habilidades e atitudes desenvolvidas pelos monitores com a ABP também foram
resultados muito relevantes.
Produção do protótipo Ciência Fora Da Caixa pelos alunos, na Escola SESC, no Rio de Janeiro.
Oficina realizada na Semana do Químico, em parceria com a sala de ciências do SESC/Petrolina, realizada no dia 17/06, no IFRJ/PE.
Conclusões
A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia que vai além do desenvolvimento de habilidades e competências esperadas, a aplicação dela em torno de uma questão do mundo real desenvolve também atitudes. Considerando o relato dos estudantes e a continuação voluntária no projeto por mais um ano letivo, pode-se verificar que eles desenvolveram habilidades diversas,individuais e coletivas, tais como a autorresponsabilidade, domínio de ferramentas digitais, colaboração, empatia e criatividade. A divulgação do material produzido tem sido fundamental para a formação da rede de colaboradores.
Agradecimentos
À Escola SESC de Ensino Médio.
Referências
BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI [recurso eletrônico] / William N. Bender ; tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues . Revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. – Editora Penso. Porto Alegre. 2014.