Autores
Klassen Tusset, B.T. (URI - SANTO ÂNGELO) ; Garcia, G.B. (URI - SANTO ÂNGELO) ; dos Santos, A.V. (URI - SANTO ÂNGELO) ; Stracke, M.P. (URI - SANTO ÂNGELO)
Resumo
Este trabalho apresenta a utilização da Cinza de Casca de Arroz Granulada na Agricultura como Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), através de aulas experimentais em uma turma do curso de Agronomia da URI de Santo Ângelo. Trata-se de um método de ensino, visando à aprendizagem, com alunos mais participativos e atuantes na aula e o professor como parte integrante desse processo. A aplicação desta estratégia, também contribui para ultrapassar a aprendizagem mecânica, ainda bastante presente nas aulas. Com este trabalho objetiva-se demonstrar a reação de equilíbrio químico envolvendo as moléculas de água e a sílica incorporada ao solo em diferentes doses.
Palavras chaves
Cinza de casca de arroz; Unidade de Ensino; Água
Introdução
A proposta deste trabalho é a partir dos dados estatísticos que mostram que cerca de 84% da energia comercial consumida no mundo inteiro tem origem em fontes não renováveis, sendo estas as principais causadoras do aquecimento global e efeito estufa. A utilização de energias limpas e renováveis, são vetores importantes para o desenvolvimento sustentável (HOFFMANN, JAHN, S.L.; BAVARESCO, M.; SARTORI 2012). As pesquisas mostram que cerca de 10% das energias de fontes renováveis são provenientes da biomassa. Esta é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulado em um ecossistema. Segundo pesquisa realizada pela UFSM, conduzida por Foletto et al. (2005), a cinza da casca do arroz, por ser rica em sílica (SiO2) (até 92% da sua composição), tem potencial para aplicação em diversos materiais e ramos industriais. Segundo o Instituto Rio grandense do Arroz (IRGA, 2012), foram produzidas mais de 8 milhões de toneladas de arroz na safra de 2010/11. As cascas representam cerca de 20% desse valor ou mais, portanto, a produção anual desse rejeito é da ordem de mais de 1,6 milhões de toneladas. O descarte de toda esta cinza não pode ser realizado no meio ambiente, pois a cinza gerada na combustão apresenta uma quantidade de carbono residual que é um grave poluente para o solo. Nesse contexto, este trabalho será realizado com alunos do curso de Agronomia da URI e tem por objetivo caracterizar os grânulos de cinza de casca de arroz através de análises físico – químicas para a sua aplicação na agricultura, realizando o preparo de cada uma das soluções de cada componente.
Material e métodos
Nas escolas os educadores apresentam o conteúdo aos alunos, estes copiam e tentam memorizar para usar durante alguma atividade proposta, e logo após inúmeras vezes sendo esquecidas. Com a UEPS o aluno será acompanhado durante todo o processo de ensino, o professor buscará que o aluno compreenda o conteúdo, sem logo esquecer. Para Ausubel (2003), a informação já dominada pelo aluno é um significativo fator que influenciará sua aprendizagem, tendo certo domínio sobre determinado tema o aluno poderá desenvolver novos aprendizados, facilitando a compreensão de novos conceitos. Moreira e Masini (2009) acreditam que a aprendizagem significativa baseia-se no processo onde novas informações são desenvolvidas a partir de um conhecimento que os alunos já possuam, defendendo que a aprendizagem deve ser crítica de modo que a pessoa deve apresentar uma intencionalidade para captar e internalizar significados aceitos no contexto da matéria de ensino, porém não como se fossem únicos e definitivos. Porém, não basta apenas o professor estar disposto a desenvolver uma sequência didática, baseada em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, o aluno também precisa estar disposto a desenvolver seu conhecimento, sendo participativo, crítico e questionador. Assim terá um melhor aproveitamento do conteúdo a ser estudado. Um momento muito importante encontra-se no início de cada encontro, pois é onde o conteúdo da aula anterior é retomado, tendo uma tempo para esclarecer dúvidas do encontro anterior, lembrando que o conteúdo precisa ser entendido e não decorado pelo aluno. Dessa forma, Moreira (2011) elaborou uma Sequência Didática potencialmente significativos, visando ampliar as possibilidades de ocorrência de Aprendizagem Significativa no desenvolvimento das atividades.
Resultado e discussão
O desenvolvimento “Unidades de Ensino Potencialmente Significativa foi
realizada com dois profesores e três estudantes de uma Universidade. Os
ensaios foram realizados na safra agrícola de 2017/2018, para a cultura da
SOJA. O desenvolvimento da UEPS iniciou por um relatório realizado pelos
participantes, que responderam a duas questões referentes às expectativas e
os motivos que optaram por fazer essa oficina e discutindo as dificuldades
encontradas em salas de aula. Antes da aplicação dos tratamentos realizou-se
determinações dos teores de nutrientes no solo. Para a análise da CCA e suas
contribuições nutricionais nas culturas e no solo. Executou-se em um bloco
de parcelas experimentais no tamanho de 400m², com 16 parcelas de 25m² cada.
Realizou-se o experimento com quatro repetições seguindo um esquema fatorial
4x4 para os fatores dose de formulação química e doses de CCA. O plantio da
SOJA efetuou-se em novembro de 2017, sendo utilizada a cultivar TMG 7063
Inox® IPRO, com densidade de treze sementes por metro linear. A cinza de
casca de arroz foi aplicada ao solo a lanço após a semeadura das parcelas. A
colheita da cultura da soja ocorreu no mês de abril de 2018, sendo que um
metro quadrado da área útil de cada parcela para encaminhar ao laboratório
de recebimento de culturas para analises. As amostras de cinza de casca de
arroz e de solo foram coletadas antes e após a colheita da cultura, sendo
realizadas em duas profundidas, de 0,0-0,05 m e 0,05-0,10 m. Efetuou-se uma
análise de variância para verificar as diferenças estatísticas e interação
de cada fator de tratamento. Havendo diferenças significativas, testes de
média serão utilizados para clasificar doses de CCA e adubação química. Por
meio do teste de Tukey a um nível de 95% de confiança.
Conclusões
O objetivo consiste na proposição de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS, (MOREIRA, 2011), referente para ser aplicada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, levando eles uma reflexão, na construção de iniciativas ambientalmente corretas. Acredita-se que com o uso desta metodologia UEPS serão alcançados os objetivos traçados neste trabalho, relacionados aos conceitos levantados e discutidos em Química, mais especificamente em Equilíbrio Químico. Esta sequência didática quando utilizada em sala de aula auxiliará o aluno no rendimento e na compreensão destes fenômenos.
Agradecimentos
Ao CNPq e a URI- Campus Santo Ângelo pela bolsa de iniciação cientifica.
Referências
FOLETTO, E. L.; HOFFMANN, R.; HOFFMANN, R. S.; PORTUGAL JR., U. L.; JAHN, S. L. Aplicabilidade das cinzas da casca de arroz. Química. Nova, São Paulo, 28, 2005.
HOFFMANN, R.; JAHN, S.L.; BAVARESCO, M.; SARTORI, T.C. “Aproveitamento da cinza produzida na combustão da casca de arroz: estado da arte.” 2007. Disponível em: <http://www.ufsm.br/cenergia/arte_final.pdf>. Acesso em: maio de 2012.
HOFFMANN, Ronaldo. “Método avaliativo da geração regionalizada de energia, em potências Inferiores a 1 MWe, a partir da gestão dos resíduos de biomassa – O caso da casca de arroz”. Tese de doutorado PROMEC/UFRGS, Porto Alegre, 195, 1999.
IRGA - INSTITUTO RIO GRANDENSE DO ARROZ – Safra 2016/2017.
Produção Histórica. Disponível em: <http://www.irga.rs.gov.br/upload/20170724112804 produco_rs_historica.pdf> Acessado em: 25 de Janeiro de 2019.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo. Editora livraria da Física, 2011.
PRETZ, Ricardo. “Potencial bioenergético do setor arrozeiro do Rio Grande do Sul: uma abordagem termelétrica”, Tese de Doutorado, PROMEC/UFRGS, Porto Alegre - RS, 78, 2001.