Autores
Pereira dos Santos, G. (IFPI) ; Paes Ribeiro de Souza, J. (IFPI)
Resumo
A Tabela periódica costuma ser um conteúdo que traz aos alunos uma certa resistência ao estudo, no entanto é um conteúdo de extrema importância ao entendimento dos elementos químicos. Assim, objetivou-se neste estudo, utilizar abordagens diferenciadas para facilitar a aprendizagem da Tabela Periódica para alunos da 1ª série do Ensino Médio, representando-a através de desenhos animados e paródias. A pesquisa aconteceu na cidade de Corrente – PI, no Campus do Instituto Federal do Piauí - IFPI, dos cursos técnicos integrados em Administração, Agropecuária, Meio Ambiente e Informática. Os alunos, usando os conhecimentos adquiridos durante o segundo bimestre sobre o tema Tabela periódica e suas características, mostraram uma maneira prática e de fácil entendido sobre a tabela periódica.
Palavras chaves
Aprendizagem efetiva; Atividade lúdica; Paródia
Introdução
Notadamente, a Tabela Periódica costuma causar um certo receio aos alunos ingressantes do Ensino Médio para trazer muitas informações e aparentar ser complicada, embora seja um dos conteúdos mais importantes para o conhecimento dos elementos químicos e suas características. Isto traz ao professor de Química uma responsabilidade adicional, propiciar a aprendizagem da tabela periódica e despertar o interesse dos estudantes. Se fizéssemos uma entrevista informal a vários adultos e pedíssemos que ao ouvir a palavra Química falassem do que se lembram, talvez muitos respondessem: Tabela Periódica! Ainda assim, em seguida diriam que já não se lembram de mais nada ou que não aprenderam a Tabela Periódica como se a mesma fosse um mero objeto de memorização. O Ensino da Tabela Periódica costuma se basear na memorização e repetição de nomes e símbolos, de forma desvinculada da realidade em que os alunos se encontram. Isto acontece pois muitas vezes a Química é apresentada de forma totalmente descontextualizada, não permitindo que os estudantes consigam realizar as conexões entre os conteúdos tão necessária para a internalização do conteúdo, tornando-se uma matéria maçante e monótona, fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual ela lhes é ensinada (MARISCAL & IGLESIAS, 2009). As atividades lúdicas, sejam jogos ou representações artísticas, por incentivarem a reflexão, criatividade e raciocínio e envolver vários órgãos do sentido humanos, facilitam a aquisição do conhecimento do objeto pretendido. Assim, neste estudo objetivou-se utilizar abordagens diferenciadas para facilitar a aprendizagem da Tabela Periódica para alunos da 1ª série do Ensino Médio, representando-a através de desenhos animados e paródias.
Material e métodos
A pesquisa aconteceu na cidade de Corrente – PI, no Campus do Instituto Federal do Piauí - IFPI, com as turmas de 1º Ano do Ensino Médio dos cursos técnicos integrados em Administração, Agropecuária, Meio Ambiente e Informática. Cada turma tem em média 40 alunos, com faixa etária entre 13 e 18 anos. Os alunos de cada turma, usando os conhecimentos adquiridos durante o segundo bimestre sobre o tema Tabela periódica e suas características, mostraram uma maneira prática e de fácil entendido sobre a tabela periódica. Para essa atividade cada turma foi divida em grupos de no máximo 8 alunos para criar uma tabela periódica diferente daquela apresentada no livro didático. Nesse sentido, os discentes criaram tabelas periódicas com características associadas aos seus cursos ou à estratégias de fácil compreensão. Assim, os alunos da turma de 1º Ano do Ensino Médio – Administração, divididos em 08 (oito) grupos organizaram uma tabela periódica com base nos personagens de desenho animados de Pokemon, com o intuito de dar cara aos elementos químicos. Já a turmas do 1º Ano do Ensino Médio – Agropecuária dividida em 10 (dez) criaram as Agrotabelas. Os discentes do 1º Ano do Ensino Médio - Meio Ambiente em 9 (nove) grupos elaboram paródias com músicas do seu dia a dia dos alunos para relacionar às propriedades da tabela periódica. E turma de 1º Ano do Ensino Médio – Informática desenvolveram 8 (oito) tabelas informatizadas, uma por grupo de alunos.
Resultado e discussão
Foi surpreendente ver a forma como os alunos se animaram em realizar as
atividades propostas, cada turma a seu modo apresentou um bom desempenho na
aprendizagem da Tabela Periódica, o que pode ser verificado inclusive nas
provas do bimestre com melhores notas pelos alunos.
Memorizar os nomes e os símbolos dos elementos químicos pode ser uma tarefa
complexa e considerada aborrecida para os alunos, se estes não virem uma
aplicação prática na sua vida cotidiana (MARISCAL, 2009). A turma de
Agropecuária, que produziu a AGROTABELA fez uma interrelação entre os elementos
químicos e a importância dos mesmos para a nutrição de plantas e nutrição
animal, dando destaque aos macro e micronutrientes, requeridos pela plantas e
naturalmente presentes no solo.
A turma que apresentou paródias fez todos os alunos se empolgarem a aprenderem
e repetirem os refrões. Um trecho de uma paródia é descrito a seguir: “Tabela
periódica, você tem que aprender, metais de transição interna e externa mas tem
o hidrogênio, não metais halogênios, semimetais Latinideos, actinideos o número
de prótons é igual a de elétrons todo elemento tem seu peso atômico”.
A turma de Administração deu “cara” aos elementos químicos ao representar
grandes Tabelas Periódicas utilizando imagens de personagens de desenhos
animados da preferência do grupo. Assim à medida em que apresentavam seu
trabalho, faziam relações entre os personagens e as funções do respectivo
elemento. Desta forma, encontramos uma forma de suprir a necessidade de
utilizar formas alternativas de ensino, visando conquistar os alunos,
aumentando o entendimento e o interesse sobre os conteúdos Químicos (LEÃO et
al., 2017).
Conclusões
As atividades foram eficientes no sentido de buscar formas alternativas para trabalhar os conceitos necessários ao entendimento da Tabela Periódica. Os alunos utilizaram seus talentos artísticos para apresentarem as paródias, os desenhos e as novas Tabelas Periódicas, e se divertiram e aprenderam realizando estas atividades. Por terem que utilizar constantemente o símbolo, nome e funções dos elementos químicos na elaboração da paródia e na confecção das imagens para as Tabelas de desenhos animados, foi estabelecida uma larga relação entre o conteúdo escolar e as atividades cotidianas.
Agradecimentos
Referências
MARISCAL, A. J. F.; IGLESIAS, M. J. Soletrando o Brasil com símbolos químicos. Química nova na escola, vol. 31 nº1, 2009. pág 31 - 33.
MARCELO FRANCO LEÃO; JOSÉ CLAUDIO DEL PINO; ENIZ CONCEIÇÃO OLIVEIRA. A tabela periódica dos elementos químicos contidos nos alimentos: Uma maneira de promover aprendizagens com significado na Educação de jovens e adultos. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V7(2), pp. 01-17, 2017