Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Ramos, R.M. (UECE)

Resumo

O trabalho foi embasado nos estudos feitos com os teóricos, através de observações no 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Lirêda Facó. Após as observações, foi possível constatar que a partir do momento em que o professor investe na sua relação com os alunos, as consequências disso apareceram nas produções. Um professor que promove interação dentro da sua sala de aula com responsabilidade, elogiando seus alunos, reforçando positivamente comportamentos adequados, certamente terá menos dificuldades para atingir os objetivos da educação.

Palavras chaves

Relação Professor-Aluno; Ensino Fundamental; Interação

Introdução

A relação entre professor e aluno é um assunto recorrente e nunca deixará de ser abordado. O desafio no processo de ensino é constante, a cada nova geração são lançados novos problemas onde surgem novas soluções. A maneira que o professor age, se comporta em sala e leciona pode mudar toda uma turma junto ao seu aprendizado. O professor além da tarefa de ensinar passa como exemplo de princípios e caráter que agregam na formação do aluno tomando parte como influenciador direto no futuro desses jovens. Ainda existe a ideia de que o professor precisa estar lá na frente, falando aos alunos, e de que esse é o modo pelo qual se aprende (JENSEN, 2013, p. 18). Segundo Mosquera e Stobäus (2004, p. 106), um professor que busca uma educação para a afetividade deve, antes de nada, desenvolver uma personalidade mais saudável, estabelecer melhores relações interpessoais. É através da formação continuada que o professor poderá entender os problemas de seu cotidiano, agindo de forma consciente em sua prática educativa. Conforme Demo (2007, p. 11) investir na qualidade da aprendizagem do aluno é, acima de tudo, investir na qualidade docente. O professor não pode se privar de estudar, pois necessita manter-se atualizado embora muitas vezes tenha que enfrentar desafios, sabe da relevância de desenvolver a prática pedagógica para que a partir daí surja condições favoráveis tanto na formação continuada quanto na valorização do mesmo.

Material e métodos

Para desenvolver a pesquisa, foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados. Para consultar os alunos da rede pública de ensino do 9º ano de ensino fundamental de duas escolas públicas localizadas na periferia de Fortaleza no bairro Bom Jardim, foram consultados 50 alunos. Analisou-se como os alunos percebem esta temática e podem descobrir a resposta para o problema, mas sempre ressaltando a importância da relação professor e aluno no processo de ensino- aprendizagem e a responsabilidade do professor em sala de aula.

Resultado e discussão

Questionado aos alunos: Você teve alguma experiência negativa com algum professor que tenha afetado sua aprendizagem na disciplina? 56% dos alunos que estabeleceram uma relação ruim com o desempenho dessa disciplina, no decorrer dos anos, apresentaram insatisfação e dificuldade de aprendizado da mesma, entretanto 44% afirmaram que não (gráfico 1). Mesmo a maioria de 54% estabelecendo uma comunicação prioritariamente respeitosa com os professores, isso não demonstra uma liberdade de comunicação e interação entre aluno e professor. Mostra que apenas 17% tem uma ótima comunicação, enquanto 29% tem comunicação razoável (gráfico 2). Com relação a pergunta: Seus professores levam em consideração seus conhecimentos adquiridos em sua vivência? As respostas mostram que 76% dos alunos responderam que as vezes o professor leva em consideração o conhecimento do aluno adquirido com a vivencia, 24% ignoram de fato essa proposta (gráfico 3). Apenas 6% dos alunos perceberam que os professores não notaram seus problemas pessoais. Os 94% (72% algumas vezes e 22% sempre) restantes foram notados ou passaram uma sensação que tinham problemas pessoais, indiscutivelmente um aluno com problemas não consegue escondê-lo o fato de viver em comunidade e sociedade aumenta a chance da percepção dos problemas pessoais (gráfico 4).

Gráfico 1 - Você teve alguma experiência negativa com algum professor?



Gráfico 2 - Em sua escola, como você se comunica com seus professores?



Gráfico 3 - Seus professores levam em consideração seus conhecimentos?



Gráfico 4 - Alguma vez você foi a escola com problemas pessoais?



Conclusões

O trabalho apresentado teve como objetivo de estudo compreender a maneira como os alunos percebem a relação do professor com eles. São muitas condições no trabalho de professor e as exigências são crescentes. Neste momento deve-se revelar que a realização do trabalho trouxe muita satisfação, possibilitou confirmar as expectativas a respeito da importância da relação professor/aluno de ensino e aprendizagem, fazendo aumentar a certeza de que o tema é de extrema relevância.

Agradecimentos

1) Coordenação do Curso de Licenciatura em Química EaD da UECE. 2) Escola Municipal Lirêda Facó, em Fortaleza-CE. 3) Polo de Beberibe-CE.

Referências

DEMO, Pedro. É preciso estudar. In A. M. de Britto. Memórias de formação: registros e percursos em diferentes contextos. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2007.

JENSEN, Claus. Lições e descobertas ao ar livre. Revista Pátio. Publicação, nº 34, ano XI, p. 16-19. Jan/Mar, 2013.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais: por uma educação da afetividade. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 91-107, 2004.