Autores
Fernandes, G.S. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Costa, A.N.S. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Mello, T. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Fantinell Júnior, M. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Leão, M.F. (IFMT CAMPUS CONFRESA)
Resumo
Jogos didáticos estão sendo amplamente utilizados em sala de aula, por ser um recurso pedagógico interativo e dinâmico.Nesse intuito, propomos a elaboração e execução de um jogo didático para dinamizar o ensino de química e favorecer a construção de aprendizagens com significado.A atividade ocorreu em 2019 e envolveu uma turma de 1º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT Campus Confresa.O jogo consiste em perguntas sobre os elementos químicos, com diferentes pontuações, em que duas equipes disputam entre si para obter maior pontuação.Após jogar, os estudantes avaliaram a atividade preenchendo um questionário.A avaliação foi positiva, pois consideraram a atividade envolvente e instrutiva.Portanto, esse jogo é uma alternativa viável para ensinar sobre Tabela Periódica.
Palavras chaves
Ensino de química; Jogo didático; Tabela Periódica
Introdução
É consenso que os alunos possuem melhor aprendizagem quando se há uma junção entre a teoria e prática, pois influenciam na compreensão de conceitos em linguagem simples e adaptada a sua realidade, além de proporcionar a interação interpessoal. Ramos (2007) afirma que qualquer meio utilizado para propiciar a aprendizagem, concomitante a sua realidade e a interação entre professores e seus alunos, pode-se confirmar como sendo um recurso de didática. O professor é responsável por construir sua aula, tendo a possibilidade de mudar a realidade de monotonia, em uma aula dinâmica, divertida, e de fácil aprendizagem. De acordos com Souza e Oliveira (2010) a utilização de materiais que fogem ao cotidiano dos estudantes, como o uso de jogos, proporciona aos estudantes uma melhor assimilação de conteúdo e lhes instiga a um convívio social com os colegas. De acordo com a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) no ano de 2019 a Tabela Periódica comemora 150 anos. Devido a sua magnitude e importância no nosso dia a dia, procuramos propor um jogo voltado com essa temática. A disciplina de química, possui como base a tabela periódica, que tem sido considerado por muitos alunos confusa e polêmica. Ao terem contato com esta disciplina os estudantes possuem pré-conceitos, fomentando altos índices de reprovação, podendo até mesmo suscitar a evasão dos mesmos. Ao longo da vida o aluno constrói e reconstrói diversos conhecimentos, e na “caminhada” de sua aprendizagem escolar ele deve estabelecer uma ligação entre o conceito e a prática, sendo capaz de assimilar tal conhecimento. O uso de jogos como recurso didático, possibilita diversas habilidades, como o estimulo a criatividade, desperta o interesse pela leitura e escrita, desmitifica pré-conceitos em relação à química, concede a oportunidade de solucionar problemas de formas diferenciadas, além de possibilitar o crescimento da motivação do estudante com relação à disciplina (OLIVEIRA, 2007). Frente ao exposto, este texto tem como objetivo descrever a elaboração e avaliação dos estudantes de uma turma de 1º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT Campus Confresa sobre o jogo didático que aborda a temática Tabela Periódica e os principais elementos químicos que estão nela representados.
Material e métodos
Diante do exposta acima, confeccionamos um jogo para auxiliar no conhecimento relacionado aos elementos químicos da tabela periódica, como suas características e utilização, aguçando o lado lúdico dos alunos, a interação interpessoal e o cognitivo, mas sem olvidar a argumentação de seus conceitos que estão inseridos na matriz curricular dos alunos. Essa pesquisa foi realizada no segundo bimestre do ano letivo de 2019, com 33 estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso de Técnico em Agropecuária, Turma B, do Instituto federal de Ciências e Tecnologias de Mato grosso (IFMT) Campus Confresa. Cabe ressaltar que eles já tinham o conhecimento sobre o tema proposto, por meio de aulas anteriores que foram ministradas, pelo professor responsável. Como já justificado anteriormente, a escolha do assunto se deu ao fato de comemorar em 2019 os 150 anos da Tabela Periódica. Para a construção do jogo sobre a tabela periódica utilizamos um painel de zinco com medidas de 1,0 x 0,90 metros, no formato da Tabela Periódica que conhecemos. No painel de zinco, há um espaço em branco da estrutura das famílias dos elementos, sendo que cada quadrado em branco corresponde ao elemento químico, na mesma família da tabela periódica original. Também foi produzido similar à cartas convencionais, que possui perguntas de contexto geral, uma para casa elemento da tabela periódica, foram atribuindo pontuações de 10, 20 e 30 pontos. O jogo contém 53 cartas, sendo 46 perguntas relacionadas aos elementos químicos, 02 cartas prêmio que dobra sua pontuação atual, 02 cartas prêmio que libera 10 pontos a mais a equipe e 02 cartas bombas, em que a equipe perde metade de sua pontuação atual. Para melhor assimilação também foi feito 54 peças de EVA, contendo informações de alguns elementos química, no seu verso contém um ímã, para ser grudado no painel de zinco. Posteriormente foi aplicado um questionário aos estudantes participantes, para eles exporem os pontos positivos e negativos quanto a essa didática. Raupp e Beuren (2009) afirmam que a pesquisa documental é responsável por reunir, e organizar dados dispersos a fim de lhe dar novas importâncias. Kipnis (2005) mostra as vantagens de se aplicar um questionário, pois há possibilidade de anteceder as questões e se consegue respostas descritivas, garantido assim o anonimato, e consequentemente proporcionando o bem estar do entrevistado. Este instrumento utilizado para coletar dados foi desenvolvido e aplicado, durante as aulas de química, pelos estudantes de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química e também bolsistas do PIBID da instituição.
Resultado e discussão
Os estudantes foram separados em dois grupos, para se complementarem, pois a
habilidade de um compensa a inabilidade de outro, e assim mutuamente
cooperam um com outro.
A definição do início do jogo foi decidida pelo par ou ímpar, o ganhador
representa seu grupo, pegando uma carta com a pergunta, o jogador pode
responder sem nenhum auxílio e receber a pontuação total da carta, ou com a
ajuda do grupo e pontuar apenas a metade da pontuação.
Após a leitura da carta pergunta o jogador que não souber responder ou se
seu tempo individual acabar, a sua equipe terá apenas 30 segundos para dar a
resposta, é permitido a consulta em matérias didáticos como caderno, livros
e tabela periódica.
A cada nova rodada um novo membro de cada grupo responde uma pergunta, e
localiza o elemento químico que o representa fixando-o no painel de zinco
durante um intervalo de 3000 s por 6 rodadas.
No total 33 alunos responderam o questionário, feito previamente, e aplicado
após o jogo didático. No questionário, foi pedido que os alunos atribuíssem
nota de 1 á 5, sendo 1 ruim e 5 excelente, á cinco itens apresentadas para
atribuição das notas, como demonstra o Gráfico 1.
Ao analisarmos o primeiro item vemos que a maioria dos alunos disseram que
as regras foram claras e objetivas durante a realização do jogo, e isso é
indispensável para que os objetivos do jogo sejam alcançados.
O segundo item indaga o aluno se o jogo aplicado pode ser considerado uma
maneira motivadora de estudar, verificamos que novamente a há um consenso,
em que grande parte das respostas atribuíram nota 5.
Vaz e Soares (2007) confirmam que várias pesquisas vem ressaltando que os
alunos qualificam de forma favorável a utilização de jogos didáticos, pois
proporciona aos seus participantes quando se trata de jogos didáticos são
meios aguçar e instigar ao conhecimento, tornando a aprendizagem estimulante
e dinâmica.
O terceiro item, assim como os anteriores a grande maioria optou por
positivamente, afirmando que o jogo é dinâmico e criativo. Mediante essas
afirmações, compreende-se o quão vital a utilização de ferramentas
motivadoras, como essa, pode assumir o processo de ensino-aprendizagem,
quando bem empregados.
Concordando com Soares (2008) quando se utiliza de meios didáticos como o
jogo, os alunos são motivados, despertando seu interesse pela disciplina,
proporcionando o comprometimento por parte deles em conseguir alcançar os
objetivos e vencer os desafios propostos, possibilitando uma aprendizagem
construtiva que potencializa na compreensão dos conteúdos abordados.
O quarto item aborda se a apresentação visual do jogo é adequada, e as
respostas foram positivas. Sousa, et. al. (2011) discorre que além do
desenvolvimento do raciocino lógico, os jogos auxiliam no julgamento, no que
se refere as decisões que o aluno estabelece no jogo, e que promove o
incentivo á leitura, sendo suas potencialidades aumentadas.
No último item eles corroboraram, que o jogo possibilitou a compreensão de
conceitos químicos envolvidos. Para Soares (2013) para que o jogo didático
cumpra seu papel, o lúdico e a teoria devem estar em harmonia.
Sobre os principais pontos positivos e negativos dos jogos, respectivamente,
32 alunos afirmaram que facilitar a aprendizagem e 11 alunos afirmaram não
ter pontos negativos, 11 alunos afirmaram que é perder pontuação e 4 que é
perder o jogo.
Diante desses resultados podemos afirmar que a utilização de jogo didático
relacionado com temas da tabela periódica, facilita a compreensão de sua
estrutura organizacional, sua função periódica, além de conceitos como a
propriedades dos elementos químicos.
Avaliação de cinco aspectos do Jogo Didático sobre a Tabela Periódica dos Elementos Químicos realizada pelos alunos.
Ilustração do jogo didático sobre Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
Conclusões
Existe grande carência de metodologias inovadoras em sala de aula, em que os estudantes sejam protagonistas e que tenham autonomia em sua aprendizagem, visto que isso afeta diretamente no aproveitamento da aprendizagem e na postura dos estudantes. Ao introduzir esse jogo didático em sala de aula, os estudantes envolvidos poderão perceber a tabela periódica e até mesmo a disciplina de química como algo palpável, divertida, estimulante e desafiadora. Evidenciando assim que é possível a melhora no desempenho desses estudantes na disciplina de química com a metodologia apropriada, sempre levando em consideração as particularidades da disciplina e a escassez de uma base bem estruturada dos estudantes. Esperamos que a partir deste projeto, possamos fomentar trabalhos posteriores que visam o engajamento de pesquisadores, objetivando o desenvolvimento da educação.
Agradecimentos
Agradecemos ao IFMT Campus Confresa e a CAPES pelo incentivo por meio do PIBID pelo apoio e contribuição ao nosso processo de formativo.
Referências
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