Autores

Barbosa, A.C. (CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO) ; Silva, M.S. (CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO) ; Sena, Y.W.B. (CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO) ; Xavier, I.F.S. (ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO) ; Silva, E.C.C. (CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO)

Resumo

Existe uma dificuldade dos alunos em compreender conteúdos teóricos, sendo assim o jogo lúdico vem como facilitador do ensino aprendizado do aluno. Os jogos lúdicos no processo de aprendizagem nas aulas de química é uma maneira de tornar o ensino mais dinâmico e estimulante para o aluno. Dessa forma, este projeto tem por objetivo não só proporcionar uma vivência acadêmica diferenciada aos graduandos, mas dar subsídios de como tornar a aula mais atrativa. Ao mesmo tempo trazer aos alunos da Escola Estadual Presidente Castelo Branco um bom aprendizado com o jogo pares químicos aplicado no assunto de hidrocarbonetos. Onde é possível identificar em equipes a nomenclatura e a estrutura de hidrocarbonetos.

Palavras chaves

jogo lúdico; aprendizado; hidrocarbonetos

Introdução

Os jogos lúdicos são estratégias que podem ser usadas como estímulo na construção do conhecimento humano. Segundo Rêgo (2017) a ludicidade é essencial para ser utilizada na sala de aula como ferramenta facilitadora de aprendizagem, pois através dela o aluno compreenderá melhor as disciplinas ensinadas e possibilitaria assim uma aula mais envolvente e muito mais interessante. Portanto esta forma metodológica para Alves (2014) é capaz de auxiliar no ensino médio e melhorar o convívio entre os alunos e professores, despertando a curiosidade e o desafio de aprender o conteúdo de forma dinâmica e estimulante . O jogo pares químicos facilita a assimilação da disciplina deixando a aula prazerosa e dinâmica, colocando de lado somente a aula tradicional. Esta proposta de metodologia diferenciada é constituída por uma aula exploratória do conteúdo dos hidrocarbonetos seguido do jogo com materiais alternativos, a aplicação aconteceu de forma simples, despertando nos discente competitividade, formando dois grupos, deixando por si só desenvolverem habilidades cognitivas e rapidez na procura do par correto da estrutura e sua nomenclatura.

Material e métodos

O trabalho foi realizado na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, localizada na Cidade de Manaus, com a turma do 3º ano 01 do ensino médio, foi realizada com 36 alunos, com a visão de proporcionar um método facilitador de aprendizagem. A metodologia aplicada pelos acadêmicos constitui-se através de analises feitas através deste jogo lúdico com materiais do cotidiano e fáceis de ser encontrado. Esta atividade foi escolhida para auxiliar os alunos em uma melhor assimilação do conteúdo, obedecendo à seguinte ordem: apresentação do conteúdo dos hidrocarbonetos; alcanos, alcenos, alcadienos, cicloalcanos e cicloalcenos de forma tradicional e contextualizada, logo em seguida aplicado o jogo por equipes sobre hidrocarbonetos e finalizando um questionário com questões objetivas sobre a metodologia e o conteúdo exposto em sala de aula.

Resultado e discussão

Por meio de analise do questionário foi possível perceber que todas as etapas desenvolvidas desde a explicação do conteúdo a aplicação do jogo permitiu aos futuros docentes a vivencia do âmbito escolar. As respostas dos questionários foram analisadas, plotadas em forma de gráficos e são apresentadas e discutidas a seguir:No primeiro gráfico é possível observar que os alunos conseguem entender com facilidade o conteúdo através de métodos alternativos que possibilitam um rendimento escolar eficaz e ajuda no desenvolvimento do discente, segundo Silva e colaboradores (2015) As atividades lúdicas são práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. No segundo gráfico é possível analisar que os alunos acreditam que metodologias diferenciadas complementariam uma aula teórica e auxiliaria na compreensão de conteúdo. Morán (2015) nos mostra que, é realizando mudanças progressivas no processo de ensino que pode-se ter maiores resultados, onde se tem ênfase em não manter o modelo tradicional nas salas de aula e sim inserindo metodologias diversificadas que envolvam e despertem o interesse do aluno. No terceiro gráfico obtive-se dados relevantes referentes ao conhecimento dos alunos sobre hidrocarbonetos alcadienos. De acordo com Pimenta (2014), como aulas que proporcionem um melhor entendimento e assimilação para o aluno em um determinado conteúdo, devem ser acompanhadas de uma unidade que acompanhe teoria e prática no processo de ensino aprendizagem. No quarto gráfico observou-se o conhecimento do aluno referente aos hidrocarbonetos alcanos. Foram feitas observações sobre definição e aplicação desta função, e com êxito obtive-se respostas eficazes.

GRAFICO

grafico com dados coletados do questionário.

GRAFICO

grafico com dados coletados do questionário.

Conclusões

Este projeto possibilitou o ensino-aprendizagem dos alunos, por meio da aplicação do jogo pares químicos foi possível entender a importância da utilização de jogos no processo de educação, sendo um instrumento facilitador de ensino despertando a ludicidade e principalmente focando na necessidade de conhecimento do estudante quanto ao assunto abordado. A partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que a introdução de jogos no cotidiano de um aluno é importante, pois eles se envolvem emocionalmente, sendo competitivos e interessados em entender o conteúdo, tornando mais fácil e dinâmico a aula

Agradecimentos

Centro Universitário Fametro – CEUNI-FAMETRO, Curso de Licenciatura em Química. Msc. Izelene Felicio da Silva Xavier, profª na Escola Castelo Branco.

Referências

ALVES, I. M. R. Aulas teóricas e aulas práticas: algumas reflexões a partir do olhar dos estudantes de química do ensino médio. 2014. 53 f. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena em Química) – Faculdade de Educação de Crateús, Universidade Estadual do Ceará, Crateús, 2014.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas, [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. V.2.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 9 ed. São Paulo: Cortez,2010.
RÊGO, João Ricardo Souza do; CRUZ JUNIOR, Felipe Magno da; ARAÚJO, Maria Gabriella da Silva. Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 7, n. 2, p. 149-157, maio/ago. 2017.

SILVA, Renata Joyce Diniz; SANTOS, José Carlos Oliveira; "Jogos lúdicos: uma ferramenta para a compreensão da química orgânica", p. 318-326 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química. São Paulo: Blucher, 2015.