Autores

Menezes Lima, A.C. (UESB) ; Trindade da Silva, L. (UESB) ; Eça Rocha, M. (UESB) ; Pinto Ribeiro, M.A. (UESB) ; Alexandre Giampedro, R. (UESB) ; Alves de Araujo, S. (UESB)

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo promover o ensino do conteúdo de tabela periódica por meio do uso de aplicativo em uma Escola Pública Estadual. Buscou-se realizar atividades instrumentalizadas usando o aplicativo. A metodologia envolveu 35 estudantes do 1º ano do ensino médio, a qual foi analisada as experiências dos estudantes frente ao uso do aplicativo. O App escolhido para ser utilizado foi “Tabela Periódica Educalabs”. Como resultados os estudantes tiveram aproveitamento significativo nas atividades desenvolvidas usando o aplicativo, bem como a avaliação realizada pelos os mesmos sobre o “Uso dos aplicativos no contexto escolar”, a qual mostrou que o aplicativo despertou o interesse pela disciplina, os ajudaram a aprender melhor o conteúdo e deveriam ser usados mais vezes nas aulas.

Palavras chaves

Tabela Periódica; Química; Aplicativo

Introdução

No século XX, as tecnologias de informação e comunicação chegaram de forma intensificada com os computadores e logo após a internet. Devido aos avanços tecnológicos, no século XXI os recursos didáticos foram expandidos e as possibilidades foram disponibilizadas para as escolas, possibilitando o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula. O ensino de química exige uma linguagem amparada em teorias e fórmulas, o que gera indiferença pelos estudantes e o ensino torna-se na maioria das vezes desmotivador, principalmente quando abordamos a química de forma tradicional, usando os livros didáticos, quadro ou até mesmo slides em PowerPoint. Todas essas questões perpassam pelas dificuldades de abstração dos conteúdos. Infelizmente o ensino de química ainda continua de forma descontextualizada e “um dos fatores são as metodologias ultrapassadas usadas na sala de aula, constatando desinteresse dos estudantes” (SILVA, 2012). A escola é um lugar de aprendizagem e os professores precisam proporcionar ao estudante mecanismos tecnológicos para esse fim. O professor deve estar conectado com o mundo tecnológico e desenvolver práticas que possam motivar os estudantes dando condições para o aprendizado. “No contexto de uma sociedade de conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado. Com as novas tecnologias pode- se desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático – pedagógico” (MERCADO, 1998).Essa pesquisa teve por objetivo promover o ensino do conteúdo tabela periódica por meio do uso de aplicativo móvel em uma Escola Pública Estadual e buscou-se realizar atividades com o uso do aplicativo de Tabela Periódica de forma instrumentalizada para fortalecer o processo de ensino aprendizagem.

Material e métodos

A pesquisa teve a participação de 35 estudantes da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual de Jequié. Para realizar a investigação dos aplicativos disponíveis atualmente, utilizou-se um celular Smartphone com Sistema Operacional Androide, isto é, loja virtual da Play Store onde foram efetivadas as buscas por meio da palavra-chave “Tabela Periódica”, esse levantamento realizou-se no período de fevereiro a março de 2018. Dessa maneira o App escolhido para ser usado com os estudantes foi “Tabela Periódica Educalabs” que apresenta uma interface diferenciada dos outros aplicativos de tabela periódica, fácil manipulação com visualização em 3 D interativa e observação tridimensional do modelo atômico de cada elemento. O uso do Aplicativo “Tabela Periódica Educalabs” aconteceu em dois momentos primeiro momento, os estudantes manipularam o aplicativo baixado no celular (Smartphone) para que fosse preenchida uma tabela com os itens; elementos, símbolo, número atômico, configuração eletrônica, grupo/categoria, camadas ou níveis, estado físico a 25°C, história, aplicabilidade, curiosidade dos elementos. No segundo momento foi realizada a “Atividade – Quiz Tabela Periódica 01 – Atividade de classe”, o link do formulário foi disponibilizado no aplicativo Google sala de aula e pelo aplicativo WhatsApp. Realizou-se a atividade em dupla, um estudante abria o App “Tabela Periódica Educalabs” e o outro manuseava o questionário. O questionário apresentou 10 questões objetivas com uma abordagem cotidiana dos elementos químicos. Estas questões apresentavam infográficos (imagens e ilustrações) auxiliando na interpretação. Ao final os estudantes responderam pelo celular cinco questões sobre “O uso do aplicativo no contexto escolar" elaboradas no Google Formulário.

Resultado e discussão

Os estudantes responderam o questionário, “O uso do aplicativo no contexto escolar” o qual avaliou a experiência ao usar os aplicativos durante a aula de química. Na primeira questão a afirmação que o aplicativo usado nas atividades de classe despertou o interesse pela disciplina de química, 52,9% dos estudantes concordaram e 35,3% concordaram plenamente. A segunda questão se o aplicativo utilizado na sala de aula ajudou os estudantes com o conteúdo de tabela periódica, 47,1% concordaram plenamente e 52,9% concordaram que aprenderam melhor com o uso do aplicativo. Os resultados da terceira questão, mostram que 85,3% dos estudantes gostariam que os aplicativos fossem usados mais vezes nas aulas. As respostas da questão quatro foram diversas, porém 52,9% dos estudantes concordaram que o aplicativo usado despertou o interesse por outros aplicativos voltado para o ensino de química, mostrando assim que a curiosidade e o interesse por outros aplicativos voltados para o ensino foi aguçada. A questão cinco os estudantes escreveram um breve comentário da sua experiência com o uso de Smartphone e aplicativos no contexto escolar. Os relatos foram que eles gostariam de ter mais aulas com os aplicativos, que esse método os ajudaram a compreender melhor a disciplina, que o uso do aplicativo auxiliou no desempenho escolar, sentiram mais confiança ao usar os aplicativos, acharam praticidade ao manusear as atividades pelo celular. Como afirma Bzuneck e Guimarães (2007), “Ter alunos intrinsecamente motivados no contexto escolar é um sonho acalentado por todo professor que conheça a descrição e as consequências desse estado motivacional.” As atividades desenvolvidas mostram que, existe uma necessidade de usar mais as tecnologias na sala de aula.

Conclusões

Essa pesquisa utilizou aplicativos de Tabela Periódica através do Smartphone, estimulando os estudantes a aprenderem o conteúdo de química de forma mais prazerosa, uma vez que, o celular possui diversos recursos acessíveis e gratuitos, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. O App ajudou os estudantes a verem a tabela periódica de forma mais compreensível, não só visualizando símbolos, átomos e números disponíveis, mas uma Tabela acessível e presente no cotidiano. Sendo assim, na educação contemporânea é importante explorar as possibilidades tecnológicas para o ensino e aprendizagem.

Agradecimentos

Agradecimentos aos professores do PROFQUI em especial a orientadora Profª. Drª. Sulene Alves pelo apoio. Aos colegas do mestrado pelo incentivo. Aos estudantes do Colégio pela participação.

Referências

BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Estilos de professores na promoção da motivação intrínseca: reformulação e validação de instrumento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. 4, p.1-1, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v23n4/07.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018.

MERCADO, L. P. L. Formação Docente E Novas Tecnologias: (org.) – Maceio: Edufal, 1998. Disponível em http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/210M.pdf. Acesso em: 02 mar. 2018.

SILVA, Marley Guedes da. Universidade Federal do Amapá - UNIFAP: Uso de celulares em sala de aula. Macapá -ap: Marley Guedes da Silva, 2012. 51 p. Disponível em http://www2.unifap.br/midias/files/2016/04/o-uso-do-aparelho-celular-em-sala-de-aula-marley-guedes-da-silva.pdf. Acesso em: 20 fev. 2018.