Autores

Oliveira, D.F.L. (29 DE JULHO) ; Melo, T. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Leão, M.F. (IFMT CAMPUS CONFRESA)

Resumo

Foram utilizados os procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental nesse estudo. O estudo tem por objetivo, evidenciar o ensino de física e química de forma lúdica e por meio da utilização de materiais alternativos de baixo custo na Escola Estadual 29 de Julho. O estudo está dividido em duas partes, na primeira, foi estabelecido o ensino de química de forma lúdica. Essa forma lúdica objetiva facilitar o entendimento e compreensão por parte dos estudantes desse conteúdo. A segunda parte desse estudo trata- se de atividades experimentais desenvolvidas com materiais alternativos de baixo custo nas aulas de física. Essa tratativa, evidencia que a utilização de materiais alternativos e de baixo aliado a teoria, contribui de forma significativa para o ensino de física e química.

Palavras chaves

Materiais alternativos; Ensino de física; Ensino de química

Introdução

A Base Nacional Comum Curricular- BNCC, para a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, propõe e determina uma dimensão investigativa para as disciplinas de química, física e biologia. De acordo com a BNCC, os estudantes deverão ter acesso a procedimentos e instrumentos de investigação, tais como: identificar problemas, formular questões, identificar informações [...] e realizar atividades experimentais e pesquisas de campo. Damásio, Alves e Mesquita (2005, p.5) ressaltam que “uma parcela considerável das dificuldades em ensino de química consiste no seu caráter experimental". Nessa mesma perspectiva, Costa e Barros (2015), destacam que o ensino de física [...] está fortemente influenciado pela (o) ausência da prática experimental.Esses fatores contribuem para que não seja desenvolvido nos estudantes tais procedimentos e instrumentos de investigação. Por outro lado, há autores que defendem o ensino dessas disciplinas, na parte experimental, com a utilização de materiais alternativos, a saber, Guimarães (2009), Giordan (1999), Schutz (2009), Dias et al. (2019), Moreira (2015) e outros. Schutz (2009, p. 10) ressalta que “a experimentação é um recurso capaz de assegurar uma transmissão eficaz dos conhecimentos escolares”. Além de um recurso que favoreça a transmissão de conhecimento, a experimentação pode ser empregada como uma estratégia. Segundo Guimarães (2009), “a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação”. Em relação ao que foi exposto, o objetivo desse estudo é evidenciar o ensino de física e química de forma lúdica e por meio da utilização de materiais alternativos de baixo custo na Escola Estadual 29 de Julho.

Material e métodos

O presente estudo tem características de natureza básica (GIL, 2010). Os procedimentos foram de pesquisa bibliográfica, pois, utilizou-se do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites e documental, uma vez que utilizamos como recursos tabelas, documentos oficiais e fotografias (FONSECA, 2002, p. 32). A utilização de materiais alternativos nas aulas de química e física nas turmas de 1° ano “F” e “K” da Escola Estadual 29 de Julho, no município de Confresa, Estado de Mato Grosso nos permitiu elaborar a escrita desse estudo. Nessas turmas ah aproximadamente 25 estudantes. A turma “F” é atendida no período vespertino e a turma “K” tem atendimento no período noturno. Ao analisar o parágrafo anterior, evidenciamos a utilização de abordagem do tipo qualitativa nesse estudo. Nesse tipo de abordagem: Os pesquisadores que utilizam os métodos qualitativo buscam explicar o porquê das coisas, exprimindo o que convém ser feito, mas não quantificam os valores e as trocas simbólicas nem se submetem à prova de fatos, pois os dados analisados são não-métricos (suscitados e de interação) e se valem de diferentes abordagens (GERHARDT; SILVEIRA, 2009, p. 32). Foi utilizado uma apostila em PDF de autoria de Souza e Carvalho (2014), intitulada “Experimentos de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso”, com os roteiros dos experimentos de física. Os experimentos selecionados foram “Usina Térmica”, “Doce de Leite” e “Labirinto Elétrico”. Fez-se primeiramente uma abordagem teórico/metodológico dos conteúdos, e posteriormente foi passado aos estudantes como que os mesmos seriam avaliados mediante a preparação e apresentação de cada atividade experimental.

Resultado e discussão

O diagrama de Linus Pauling foi proposto de forma lúdica em razão das dificuldades de entendimento e compreensão por parte dos estudantes desse conteúdo. A construção, montagem e manuseio do diagrama de Linus Pauling com os estudantes possibilitou que os mesmos compreendessem o seu uso e organização. Houve uma melhora significativa na resolução das atividades propostas. O ensino de física foi proposto da seguinte maneira, fez-se, uma abordagem teórica dos conteúdos. Araújo e Abib (2003) enfatizam que uma abordagem dos conceitos científicos a partir da criação de situações é capaz de gerar elementos concretos que servirão de base para um diálogo que favoreça a mudança conceitual desejada. O grupo que ficou responsável pelo experimento Usina Térmica, não conseguiu produzir uma ventoinha que durasse por mais tempo, o grupo pegou a ventoinha de um outro objeto de seus integrantes e a substituíram pela ideia original do experimento. A substituição do objeto deu certo e durou por mais tempo. Em relação ao experimento Doce de Leite, os estudantes não tiveram dificuldades em seguir o roteiro do mesmo. Nesse experimento, os componentes do grupo compreenderam que o aumento do valor médio das energias cinéticas de vibração das moléculas dos líquidos ocorre em razão do aumento da temperatura e diminui o valor médio dessas energias quando ocorre o resfriamento. No experimento Labirinto Elétrico, os componentes do grupo, relataram que não conseguiram achar o transformador de 9v, conforme estava no roteiro, no entanto, adaptaram ao experimento a instalação de uma lâmpada elétrica como em uma residência, ou seja, usaram o interruptor de uma lâmpada, ligando-o diretamente em uma tomada, isolando algumas partes do fio para que não houvesse o perigo de choque nos participantes.

Figura 1: Usina Térmica

Apresentação da atividade experimental "Usina Térmica" do primeiro grupo nas aulas de física.

Figura 2: Circuito elétrico

Apresentação da atividade experimental "Circuito elétrico" do terceiro grupo nas aulas de física.

Conclusões

Consideramos que as atividades experimentais com materiais de baixo custo favorecem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de química e física. Nessa perspectiva, foi observado por meio da realização de atividades experimentais, que há uma assimilação significativa da teoria, ou seja, os estudantes conseguem relacionar e se expressar melhor quando questionados sobre determinados conteúdo. Essa tratativa, evidencia que a utilização de materiais alternativos e de baixo aliado a teoria, contribui de forma significativa para o ensino de física e química.

Agradecimentos

A Escola Estadual 29 de Julho que viabilizou a realização dessa intervenção pedagógica.

Referências

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