Autores

Leal de Castro, D. (IFRJ) ; Lima de Azevedo Neta, S. (IFRJ)

Resumo

Os jogos são muito importantes para o desenvolvimento físico, psicológico, mental e moral dos discentes. Eles devem ter como objetivos, entre outros, desenvolver a sociabilidade, a cidadania e as diversas inteligências. Este trabalho propôs um jogo didático e educativo para alunos do ensino médio, abordando conteúdos químicos, físicos, biológicos, entre outros, ou seja, um jogo interdisciplinar, que foi inspirado no jogo comercial denominado Cranium Edição família®. Grübel e Bez (2006) afirmam que os jogos educativos podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, e ainda se apresentarem como atividades prazerosas, interessantes e desafiadoras, de acordo com Antunes (2007).

Palavras chaves

Jogo; Ensino de Química; Interdisciplinaridade

Introdução

Grübel e Bez (2006) afirmam que os jogos educativos podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem e ainda serem prazerosos, interessantes e desafiadores. Afirmam ainda que o jogo pode ser uma boa estratégia de ensino para os educadores e uma excelente forma de construção do conhecimento. Segundo Soares (2008) os jogos para o ensino de química surgem como uma alternativa para o professor, como modo de motivar o aluno para o estudo da química, tirando-o de uma atitude passiva em sala de aula, aproximando o docente e o discente, promovendo o processo de ensino-aprendizagem, além de ser uma alternativa simples, viável e que desperta o interesse nos alunos. Não somente para o ensino de química como também para as outras disciplinas.Entendemos que o jogo se constitui numa forma de mobilizar o interesse do aluno pelo que está sendo tratado no jogo, no caso a disciplina química relacionada a outras situações do cotidiano. Fazenda (1999) e Picciguelli e Ribas (2007) a interdisciplinaridade e a formação integral do ser humano ocorrem quando os docentes estabelecem o diálogo entre suas disciplinas, acabando com barreiras colocadas entre os conhecimentos produzidos, e promovem a conexão entre o conhecimento e a realidade concreta, que sempre dizem respeito a todos os campos do conhecimento. Conforme as DCNs, os temas transversais são temas urgentes que devem ser tratados no âmbito das diferentes áreas curriculares e no convívio escolar durante todas as fases da formação discente (BRASIL, 2012). Esses temas devem ser abordados de distintas maneiras pelas várias matérias, interdisciplinarmente, para que o ensino seja mais globalizado e mais próximo da realidade do aluno (BRASIL, 2012).

Material e métodos

O jogo intitulado na trilha da saúde alimentar, aborda disciplinas como química, física, biologia, português, educação física, entre outras, para mostrar de forma interdisciplinar e contextualizada os conteúdos trabalhados no currículo escolar de maneira mais dinâmica, divertida e prazerosa. Para tal, o jogo é composto de 4 modalidades distintas de cartas são elas: azul (o jogador deve utilizar da criatividade para conseguir desenvolver as tarefas), vermelha (onde será testado os seus conhecimentos diretamente sobre determinado assunto), verde (os participantes terão que desenvolver seu lado artístico e psicomotor) e amarelo (desenvolverá sua habilidade com as palavras). Por meio destas modalidades, os participantes terão que realizar distintas tarefas como desenhar, modelar com massinha, decifrar enigmas, soletrar, raciocinar logicamente, responder perguntas, realizar performances e atividades físicas. Para jogar é necessário no mínimo 4 pessoas e estarem no ensino médio, pois há perguntas e atividades que necessitaram dos conhecimentos prévios dos estudantes.Jogo em equipe (mínimo 4 jogadores); Duração média da partida 40 minutos; Participação de 10 discentes; É um jogo de tabuleiro, cujo objetivo é chegar ao final da trilha em primeiro lugar. O jogo se inicia com as equipes sorteando um número através de um dado. A equipe que obtiver o maior número inicia a partida, sorteando uma carta e apresentando a tarefa para a equipe oposta. Se a equipe efetuar a tarefa corretamente, ganha a vez no jogo, se errar a equipe que iniciou anda uma casa e continua jogando. Ganha quem primeiro chegar ao final da trilha.

Resultado e discussão

A proposta deste trabalho foi construir um jogo didático e educativo para ensinar alimentação saudável de forma interdisciplinar, este jogo foi denominado Na Trilha da Saúde Alimentar. Pretendeu-se identificar as contribuições desta intervenção metodológica para facilitar e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas contempladas no jogo (química, física, biologia, entre outras) de forma divertida, interessante, dinâmica e prazerosa, além de ajudar no entrosamento e no estreitamento das relações aluno-aluno e aluno-professor. Para tal verificou-se o interesse, a estimulação da aprendizagem dos conceitos abordados, o entrosamento dos alunos, o estreitamento das relações aluno-aluno e aluno-professor, conhecer o ponto de vista dos alunos a respeito da atividade desenvolvida e do conhecimento requerido, além da receptividade do jogo. O jogo Na Trilha da Saúde Alimentar é uma boa intervenção didática para facilitar e auxiliar no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de forma divertida, interessante, motivadora, desafiante, dinâmica e prazerosa, não sendo um método de memorização. Compreende-se, todavia, que o jogo instigou de maneira positiva o desenvolvimento do entendimento, já que usufruiu da diversão, do interesse e da motivação para isso. Assim, não foi imposto que o discente aprendesse, contudo incentivado pelo educador a buscar saídas aos desafios propostos no decorrer do jogo. Por meio dos estímulos e habilidades requeridas, houve a motivação para a aprendizagem, pois os estudantes fizeram uso do raciocínio lógico e de estratégias para que tivessem sucesso na atividade. Isto posto, eles galgaram o entendimento e o aperfeiçoamento do conteúdo necessário para se compreender melhor a alimentação saudável.

Jogo Na Trilha da Saúde Alimentar

Tabuleiro e peças do jogo.

Conclusões

O jogo Na Trilha da Saúde Alimentar colabora para uma maior socialização, inclusão, estreitamento e entrosamento da relação entre os discentes e aluno- professor, além de auxiliar na formação ética, moral e cidadã dos estudantes. Já que para muitos alunos a educação escolar está associada a um aprendizado desinteressante e desconexo do seu cotidiano, uma metodologia que possa tornar o ensino mais prazeroso se torna muito importante. Esta questão, relacionada ao fato de os jogos estimularem o interesse do discente, está intrinsecamente relacionada ao que se espera do ensino escolar.

Agradecimentos

Ao IFRJ- Campus Nilópolis pela possibilidade da pesquisa.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2012.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
GRÜBEL, J. M.; BEZ, M. R. Jogos Educativos. Novas Tecnologias na Educação. UFRGS, v.4, n.2, dez. 2006.
PICCIGUELLI, R. P; RIBAS, R. M. R. Educação física x ensino de matemática: um modelo interdisciplinar de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, Uberlândia/MG, p. 17, 2007.
SOARES, M. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: ExLibris, 2008.