Autores

Orleans, T. (UFAM) ; Cortes, M. (UFAM)

Resumo

Através do auxílio financeiro e experiências no ambiente escolar, o educador PIBID cria uma nova visão sobre a valorização da educação e forma a sua Identidade para sua docência no futuro. Tanto a Universidade Federal do Amazonas quanto os seus polos são responsáveis por uma contribuição social no âmbito educacional através do PIBID. Diante deste quadro o objetivo desta pesquisa foi conhecer qual é o perfil (sexo, faixa etária, categoria racial, moradia, renda, estado civil, escolaridade, família) focando na motivação do auxílio financeiro para uma melhor elaboração dos projetos criados pelos próprios Bolsistas Pibid Química no âmbito escolar.

Palavras chaves

Docência; PIBID; Auxilio

Introdução

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas para conhecer, analisar e desenvolver desde o início da sua formação acadêmica um profissional de ensino, sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola, o aluno PIBID ao final da sua formação estará familiarizado com esta profissão. A relevância do estudo se dá pelos recentes problemas acerca do possível corte dos incentivos direcionados aos bolsistas do PIBID, levando em consideração a importância deste projeto para a educação dos alunos da rede básica de ensino e uma melhor formação dos futuros docentes, assim contribuindo a manutenção do programa e sua ampliação bem como o conhecer do perfil dos discentes que fazem licenciatura e participam do projeto.

Material e métodos

A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, do qual continha questões a respeito do perfil sociocultural, socioeconômico, e quais os objetivos do bolsista PIBID química em relação ao curso de licenciatura. Além disso, fez-se uma análise em relação aos projetos por eles elaborados para serem desenvolvidos nas escolas, nesta analise levou-se em consideração a relevância dos trabalhos perante a educação, a ciência e a sua formação docente, este questionário foi enviado através do e-mail do coordenador de área para os bolsistas do pibid química onde em um prazo de 20 dias eles deveriam concluir o questionário. A partir dos resultados fez- se um levantamento de dados, analisou-se os projetos e seus objetivos de modo geral e a partir de estudos realizados a respeito do ensino de ciências, formação de professores e competências profissionais foi feita uma análise crítica em relação as metodologias adotadas pelos alunos do PIBID química, tais analises foram encaminhas para estes com a supervisão e orientação do coordenador de área, das quais continham orientações construtivas para uma melhoria na aplicação dos projetos nas escolas, onde os bolsistas deveriam levar em consideração além do ensino de conceitos, o ensino de atitudes, normas e valores, pois acima de tudo a escola deve formar cidadãos críticos, preparados para desenvolver seus papeis sociais. Participou da pesquisa 18 bolsistas da química.

Resultado e discussão

Os principais resultados quantitativos obtidos do perfil do aluno pibid química foram: a predominância de discentes participantes do projeto do sexo feminino, faixa etária entre os 19 e 25 anos, maioria parda(o), solteiros(a), residem em moradia familiar, possuem pais com nível de escolaridade de ensino médio completo, renda de 1 a 2 salários mínimos, possuem na maioria duas pessoas responsáveis pela renda familiar, onde na maioria quatro são sustentadas através dessa renda, contribuem com a renda familiar através do incentivo financeiro do PIBID e utilizam a bolsa para se manter socialmente como no ambiente acadêmico, a leitura é a principal ocupação do tempo livre dos alunos e a internet é o principal meio de informação utilizado. Em relação aos projetos dos bolsistas PIBID química, foi observado vários conteúdos relevantes sendo abordados, porém com foco apenas em conteúdos conceituais, sem levar em consideração, muitas vezes, a promoção da aprendizagem de outros temas além de conceitos químicos, muitos não apresentaram implicações sociais, não foi levado em consideração o perfil social do aluno. Com a pesquisa realizada, pode-se analisar e expor para os bolsistas tais metodologias das quais englobam, implicações sociais, contextualizações, temas transversais dos quais levarão a aprendizagem de química para uma aplicação cotidiana, tais temas são essenciais para a formação do aluno como cidadão.

Conclusões

A maioria dos bolsistas possuem renda baixa e utilizam do auxílio bolsa PIBID para complementar a renda, sendo de extrema importância este auxilio. Em relação aos projetos elaborados pelos bolsistas, ao analisar seu foco direcionado em maior parte nos conceitos, pode-se auxiliar na contextualização e interdisciplinaridade dos projetos. Com isso os bolsistas estarão formando cidadãos críticos, dos quais saberão a utilidade dos assuntos não só de química, mas de todas as disciplinas, formando uma rede de conceitos tidos pelos teóricos como princípios e enriquecendo sua formação acadêmica.

Agradecimentos

Aos professores Dr. Tulio de Orleans Gadelha Costa (Coordenador Institucional PIBID/UFAM) e ao Prof. Dr. Genilson Pereira Costa (Coordenador de área – PIBID/Química)

Referências

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Ed., 1994. BRASIL. Diário Oficial da União. Decreto Nº 7.219, dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá providências, 2010.
http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid (Acessado em 03/02/2016)
JUNIOR, J.G.T.; FILHO, G.R. Perfil dos Alunos de Licenciaturas em Química que Atuam no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e as Influências para sua Formação Inicial.Química Nova na Escola, Vol. 37, N° 4, p. 305-311, 2014.