Autores

Santos, H.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Viana, C.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Guerreiro, D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Costa Filho, M.A.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Freitas, M.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Batista, I.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Guerreiro Junior, F.T. (ESCOLA ESTADUAL DOM GINO MALVESTIO) ; Herculano, A.X. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Assis Jr, P.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Eleutério, C.M.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Dom Gino Malvestio e envolveu oito acadêmicos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e três alunos do Ensino Médio da referida escola. A finalidade do trabalho era confeccionar uma Tabela Periódica utilizando sementes de tucumã (Astrocaryum aculeatum). Esse fruto é bastante apreciado pela população rural e urbana do município de Parintins-AM e suas sementes são descartadas ao meio ambiente contribuindo com o aumento de resíduos sólidos. Para reduzir esse impacto ambiental os pibidianos resolveram aproveitar as sementes de tucumã e confeccionaram o material didático para ser utilizado pelos professores nas aulas de química com alunos do Ensino Médio.

Palavras chaves

Tabela Periódica; Sementes de Tucumã; Material Didático

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Dom Gino Malvestio no período de iniciação à docência. Após uma breve investigação na escola a respeito dos recursos didáticos utilizados pelos professores para ensinar química, constatou-se que não existia tanto material que auxiliasse o professor nas aulas. A partir dessa comprovação, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) iniciaram um trabalho de construção de materiais alternativos que permitisse a contextualização dos conceitos químicos linkados com o contexto dos alunos. Partindo dessa perspectiva e com o olhar voltado para a diversidade Amazônica os bolsistas confeccionaram uma Tabela Periódica utilizando sementes de tucumã (Astrocaryum aculeatum). A opção por esse fruto se deu em função do alto consumo pela população rural e urbana do município de Parintins-AM. As sementes depois de despolpadas são descartadas ao meio ambiente contribuindo com o aumento de resíduos sólidos. Participaram deste trabalho oito alunos bolsistas, quatro alunos do Ensino Médio e dois professores coordenadores do PIBID/Química do Centro de Estudos Superiores de Parintins-AM. O Material depois de confeccionado foi testado nas aulas de química e posteriormente socializado com a comunidade escolar. Os resultados deste trabalho mostraram a necessidade de se ultrapassar limites, buscar novas metodologias e estratégias didáticas que possibilitem aos alunos a construírem seu próprio conhecimento. A aprendizagem é resultado dessa construção que envolve a compreensão da realidade do aluno, suas habilidades, seus valores e atitudes, suas crenças e opiniões.

Material e métodos

Para confeccionar a Tabela Periódica com sementes de tucumã foi adotado o seguinte procedimento metodológico: - Coleta e seleção das sementes de tucumã (Astrocaryum aculeatum); - Limpeza, polimento e perfuração das sementes de tucumã (Astrocaryum aculeatum); - Preparação da estrutura da Tabela Periódica; - Identificação dos elementos químicos com seus respectivos números atômicos e de massa; - Pintura e alocação das sementes na base estrutural da Tabela Periódica; - Apresentação e utilização da Tabela Periódica na escola campo de iniciação à docência.

Resultado e discussão

A Tabela Periódica é um instrumento didático de grande importância para o ensino de Química. Possibilita conhecer os princípios, as leis, as características e propriedades dos elementos. Esses postulados contribuíram para a legitimação da Química como ciência moderna, afastando-a do empirismo e facilitando seu estudo. Considerando esses fatos e pensando em contribuir com os professores que ensinam Química em escolas amazônidas foi confeccionada uma tabela periódica utilizando sementes de (Astrocaryum aculeatum) (Figura 1). Para isso, os bolsistas realizaram várias oficinas (Figura 2) para deixá-la pronta para ser utilizada pelo professor de química tanto da zona urbana quanto da zona rural. A experiência mostrou que é possível utilizar elementos da floresta amazônica para produzir materiais didáticos interessantes, de baixo custo e, quando bem utilizados colaboram com prática docente e com o ensino de Química. Concordamos com Alcântara e Fachín-Terán (2008) quando mostra a necessidade do olhar do professor se voltar não apenas para os materiais institucionalizados, é preciso olhar para os recursos naturais presentes no contexto dos alunos, elementos potencialmente ricos em possibilidades de aprendizagens. A tabela periódica confeccionada com sementes de tucumã (Astrocaryum aculeatum) (Figura 2) foi a primeira experiência desenvolvida pelos bolsistas utilizando um fruto amazônico e comprovou que quando os alunos participam da construção do material didático ele está sendo estimulado a aprender os conteúdos sem precisar memorizar fórmulas, conceitos, classificação, regras, nem se preocupar com cálculos repetitivos que parecem servir apenas para o vestibular. Esse material produzido é uma proposta de contextualização e construção de conhecimentos que envolvem Química.

Figura 1. Tabela Periódica confeccionada com sementes de tucumã (Astro



Figura 2. Oficinas realizadas pelos bolsistas.



Conclusões

Criar materiais didáticos alternativos utilizando recursos da biodiversidade amazônica, além de contribuir com a prática pedagógica dos professores de química e com a formação dos alunos da educação básica, possibilita trabalhar os princípios da Educação Ambiental. As sementes de tucumã, por exemplo, levam bastante tempo para se deteriorar, portanto, quando descartados no meio ambiente contribuem com o aumento de resíduos sólidos. De modo geral a Tabela Periódica confeccionada com sementes de tucumã despertou nos alunos envolvidos no trabalho interesse e a vontade de aprender química.

Agradecimentos

Ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); A Escola Estadual Dom Gino Malvestio

Referências

ALCÂNTARA Maria Inez Pereira de; FACHÍN-TERÁN, A. Elementos da floresta e o Ensino de Ciências na Amazônia In: III SECAM, Manaus, AM. p.114 – 118, 2008.