Autores
Sousa, B. (IFMA) ; Marques, I. (IFMA) ; Salles, J. (IFMA)
Resumo
O chamado ensino de ciências, também denominado ciências da natureza, engloba as disciplinas de física, química e biologia. Estes conteúdos são considerados por muitos, de difícil assimilação e necessitam de recursos e ferramentas pedagógicas que possam auxiliar no processo de ensino- aprendizagem. Diversas são as alternativas que podem ser tomadas a fim de aumentar o interesse dos estudantes por estas disciplinas, como a realização de aulas práticas e a contextualização dos conteúdos. Podemos citar o uso oficinas aliadas a experimentação, como recurso didático para o ensino. O trabalho desenvolvido consiste na aplicação e viabilidade da oficina para a fabricação sabão como recurso didático complementar ao ensino de química orgânica no ensino médio.
Palavras chaves
Ensino de Química; OFICINAS; SAPONIFICAÇÃO
Introdução
Propostas quanto à utilização de recursos metodológicos que possam colaborar e favorecer a um melhor entendimento e compreensão dos alunos quanto os conteúdos programáticos para o ensino de química, decorrem principalmente das desvantagens do ensino tradicional desta disciplina que assim como relata MENEGAT (2007), possui o foco principal da atenção voltado para uma resolução mecânica e repetitiva de problemas, resultando assim em uma grande distância entre a realidade cotidiana do aluno e os conteúdos que são trabalhos em sala de aula. A proposta aqui discutida é enquadrada em uma das ferramentas que agrega um grande poder de adquirir e avaliar os conhecimentos, mas por si só não é suficiente para fornecer conhecimentos teóricos básicos, a prática laboratorial/experimental para gerar aproveitamento deve sempre ser precedida por uma aula teórica.Temas, como meio ambiente, saúde, tecnologia são destacados nos PCN+(2007),como essenciais para o ensino de ciências,concernente as orientações dos parâmetros, tomou-se como temática a sustentabilidade e meio ambiente pautada na produção de sabão a partir da reutilização de óleos de frituras,sistematizada em formato de oficina para o ensino de química orgânica, haja vista que as reações de saponificação presentes no processo de obtenção de sabões estão inseridas no currículo programático para o 3º ano do ensino médio nos conteúdos de reações orgânicas, lipídeos, ácidos e bases orgânicas.Almejando instigar os alunos a compreenderem os temas sociais atrelados paralelamente ao ensino de Química, optou-se nesta proposta analisar os resultados advindos com o emprego de uma oficina temática voltada para a produção de sabão oriunda de óleos de frituras, para o ensino de Química Orgânica.
Material e métodos
A aplicação da metodologia de ensino pautada no uso da oficina foi realizada com os alunos do turno matutino do 3º ano “D” do ensino médio do Complexo Educacional Luzenir Mata Roma, escola estadual da zona urbana de Codó - MA, usando o suporte do delineamento experimental, haja vista que se estabeleceram grupos que estariam realizando as práticas de forma alternada de acordo com os processos para a obtenção do sabão a partir da reutilização de óleos de frituras. A proposta aplicou-se em quatro etapas: aula expositiva sobre o conteúdo de Lipídios e Reações Orgânicas com duração de 20 minutos que abordou os conceitos e tipos de reações características desta classe orgânica; Apresentação da proposta e entrega do roteiro para o experimento; Obtenção do sabão a partir de óleo de soja (usado em frituras) utilizando como reagente saponificante o hidróxido de sódio em escamas, Apresentação dos resultados advindos com a oficina em seminários para as outras turmas de 3º ano. Sendo possível a articulação e contextualização do assunto pelos próprios alunos de acordo com suas próprias conclusões dos resultados em laboratório. Aplicou-se a proposta com 36 alunos, sendo 17 do sexo feminino e 19 do sexo masculino. A pesquisa ocorreu nos meses de abril e maio de 2016. A coleta de dados para a análise e viabilidade da proposta nas turmas foi obtida pelo uso de questionário semiaberto,e foram representadas em forma de gráficos.
Resultado e discussão
Os resultados da produção de Sabão
ecológico, em formato de oficina foram
adquiridos conforme o emprego de
questionários em escala likert, quanto a
viabilidade da proposta,constituído por
05 afirmativas.Na análise quanto a
oficina, os índices das afirmações 4 e
5,que afirmam que a prática
laboratorial aliada à conscientização
sustentável que óleo não é lixo,
facilitaram a compreensão sobre as
relações científicas tecnológicas e os
conteúdos vistos em sala de
aula,obtiveram o maior número de
concordância.As
alternativas 1, 2, 3 mantiveram níveis de
concordância similares nas opções
“concordo” e “concordo fortemente”, sendo
relevante ressaltar que as
afirmações que os alunos se posicionaram
como indiferentes atingiram
valores menores á 10% em todas as
afirmativas, favorecendo a afirmação da
metodologia como viável ao ensino de
química.
Quanto á análise dos conteúdos, os
resultados indicam que os níveis de
concordância na opção “concordo
fortemente” para todas as afirmações pós-
oficina foram maiores e significantes em
relação á primeira verificação,
chegando a alcançar um índice geral 90%
das respostas, o que implica
pressupor que as discussões durante os
processos da oficina e
contextualização das temáticas
sustentáveis favoreceram ao entendimento
satisfatório do conteúdo ministrado,
visto que os posicionamentos foram
maiores após o uso da proposta.Portanto,
sugere-se o emprego de oficinas
temáticas para o ensino de Química,
almejando que tais colocações venham
corroborar com o exercício do professor,e
como opção de metodologia eficaz
para a contextualização dos conteúdos
Química Orgânica
Percentuais para a análise e viabilidade da proposta metodológica.
Conclusões
Contudo, aliar a aula experimental de Química Orgânica a obtenção de produto de interesse econômico como o sabões e detergentes, utilizando equipamentos simples de laboratório, permite a estimulação dos alunos para a compreensão da importância dos assuntos e temáticas vistas e sala de aula para o cotidiano,favorecendo a construção de argumentos críticos e melhor desempenho em sala de aula.Sendo possível afirmar o potencial deste instrumento, como auxílio ao exercício do professor,visto os resultados positivos que as inserções de temáticas transversais em laboratório refletem no aprendizado.
Agradecimentos
IFMA, PIBID, CAPES, CEJA
Referências
BRASIL, INEP. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-Física/PCN+. 2007.MENEGAT, T. M. C.; CLEMENT, L.; TERRAZZAN, E. A. Textos de divulgação científica em aulas de física: uma abordagem investigativa. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, v. 6, 2007.