Autores
Santiago, E.C.A. (UNINILTONLINS) ; Santiago Júnior, C.O. (UEA) ; Barbosa, I.S. (UEA)
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal averiguar o conhecimento dos professores de Química do Ensino Médio com relação a Experimentos Virtuais. Dentro desta temática surgiram três objetivos específicos: Conhecer as concepções dos professores, investigar a aceitação destes professores e despertar nos professores a proposta de elaboração de Experimentos Virtuais. Coletou-se opiniões de 17 professores da área de escolas públicas de Manaus-AM (Brasil), através da aplicação de um formulário com 15 perguntas. Os resultados trazem perspectivas: o interesse dos professores de Química em tornar as aulas mais motivantes, devido a maioria das escolas não possuir laboratórios de Química. Entretanto, existe a necessidade de cursos de formação continuada que tratem dessa área.
Palavras chaves
Experimentos Virtuais; Professores; Ensino de Química
Introdução
O Ensino na área de Química vem continuamente se deparando com dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem, em que os estudantes possuem aversão aos conteúdos dessa área. Mediante esta preocupação, o estudo teve como objetivo averiguar o conhecimento dos professores de Química do Ensino Médio com relação a Experimentos Virtuais. Com as metodologias dinâmicas, alternativas, e também contextualizadas é possível fornecer aos estudantes a oportunidade de olhar a Química de outro modo. Novidades e diferentes estilos de ensinar tornam as aulas menos enfadonhas, podendo criar ambientes com o aumento considerável de envolvimento dos estudantes para facilitar suas aprendizagens (SOARES, 2007, ARROIO E GIODAN, 2005). Auxiliar na formação de um cidadão capaz de refletir sobre os rumos da nação e em decisões diárias se tornou o foco principal da legislação atual, do professor de Química assim também como das outras ciências naturais, por isso faz-se importante a consciência de trabalhar os assuntos abordados com uso da experimentação. A experimentação em forma de videos, pode ser uma estratégia de ensino que possibilite ao aluno o conhecimento químico e a construção de conceitos científicos, tendo em vista que os professores podem confeccionar ou elaborar vídeos com experimentação relacionados ao cotidiano dos alunos, possibilitando o interesse pela ciência e ao mesmo tempo demonstrando ao aluno a importância da Química no contexto social. Um experimento simples, em que haja um roteiro contendo apenas materiais e procedimentos, pode ser transformado numa atividade investigativa se o professor conseguir inserir atividades outras que contemplem generalizações e previsões. (SILVA, MACHADO e TUNES, 2010, p.237).
Material e métodos
Aplicou-se um formulário com 15 perguntas a 17 professores de química do Ensino Médio de escolas públicas de Manaus-Amazonas (Brasil), com o propósito de identificar o conhecimento destes com relação a Experimentos Virtuais. A escolha de tal instrumento justifica-se por utilizar poucas pessoas para sua aplicação, proporcionando economia de custo, tempo e não sofre influência do entrevistador. O modo utilizado na aplicação do formulário foi a abordagem direta e pessoal. Os participantes foram voluntários.
Resultado e discussão
A pesquisa evidenciou que 100% dos professores de Química têm interesse em aprender sobre Experimentos Virtuais, 41,18%% afirmam utilizar Experimentos Virtuais prontos da Internet, 64,71% dos professores expressaram que com o advento da tecnologia os Experimentos Virtuais tem a possibilidade de tornar suas aulas motivantes e proveitosas, além de encorajar o trabalho em equipe e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos, auxiliando significativamente as escolas que não possuem laboratórios de Química e proporcionando ao aluno uma visão mais ampliada com relação ao conteúdo. Entretanto, a pesquisa detectou que 53% dos professores de Química afirmaram não saber construir junto com os alunos Experimentos Virtuais.
Conforme Maldaner(2000) a parte experimental de Química costuma ser pobre e o professor, igualmente, sente- se inseguro para propor práticas em química que sejam adequadas ao Ensino Médio. O resultado disso é o alijamento da parte experimental em Química nas nossas escolas, e um ensino que se pauta pela memorização de conteúdos isolados e abstratos de química.
O video tem sido usado em contextos educativos de várias formas: para motivação, ilustração de conceitos e experiências; simulações realisticas de processos não observavéis na realidade dificies de descrever verbalmente; como veículo principal da informação, por exemplo. A problemática vivenciada com a pesquisa é que os professores não sabem como elaborar vídeos experimentais.
Conclusões
A Química é uma ciência experimental, por isto, Experimentos Virtuais podem ser excelentes alternativas para o aprendizado dos alunos do Ensino Médio, pois a carência de laboratório de Química têm comprometido o trabalho dos professores e tornado para muitos alunos a Química uma disciplina sem sentido em sua existência. A problemática vivenciada com a pesquisa é que os professores não sabem como elaborar vídeos experimentais com seus alunos, o que traz uma abordagem no sentido do professor da escola pública necessitar de um curso em formação continuada que tenha a temática.
Agradecimentos
Referências
ARROIO, A.A; GIODAN, M. A; utilização do vídeo educativo como possibilidade
de domínio da linguagem audiovisual pelo professor de ciências.V
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – V ENPEC –
ATAS. Bauru: ABRAPEC, 2005.
MALDANER, O. A.; A formação inicial e continuada de professores de
química professor/pesquisador. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, (2000). 424 p.
SILVA, R. R; MACHADO, P. F. L. M.: TUNES, E. Experimentar Sem Medo de Errar. In SANTOS, W. L. P.; ; MALDANER, O. A.(Org.). Ensino de Química em foco, Ijuí: Ed. Unijuí, p.237, 2010.
SOARES, M. A; Mediação Tecnológica nos Espaços Educativos: uma perspectiva
educativa. Comunicação & Ciência, v.12, n.1, p.31-40, 2007.