Autores

Jacobina, E.S. (UERR) ; Silva, R.S. (UERR) ; Rizzatti, I.M. (UERR) ; Teles, V.L.G. (UERR) ; de Lima, R.C.P. (UERR)

Resumo

O presente trabalhou buscar abordar os conceitos envolvidos na eletroquímica e na pilha de Daniell por meio do teatro científico buscando contextualizar os conteúdos envolvidos. A peça foi apresentada para 20 graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima, que avaliaram a proposta como interessante, inovadora e estimulante, podendo contribuir para tornar o ensino de química mais atraente nas escolas de educação básica.

Palavras chaves

transposição didática; oxidação; redução

Introdução

Atualmente as pilhas e baterias são a base do funcionamento de nossos equipamentos. A pilha de Daniell representa muito bem o funcionamento de uma pilha que no ensino médio é abordado na eletroquímica de forma expositiva. Em relação ao ensino de eletroquímica no ensino médio nem sempre ocorre a aproximação dos conteúdos com a significância da realidade do aprendiz. Rosa et al. (20013), destacam que existe no ensino fundamental e médio, a noção de que os estudantes aprendem cada vez menos e apresentam um crescente desinteresse pelos estudos nos quais estão envolvidos ao longo de cada etapa escolar, desconectando-se do sentido de cidadania inerente à educação. Essa situação causa entre os professores de Ciências uma crescente sensação de impotência, frustração e passividade no ato pedagógico diante do contestado sucesso em sala de aula (POZO; CRESPO, 2009). Ademais, a descontextualização dos conteúdos, ausência de experimentação e a falta de interação professor-aluno podem tornar a disciplina de química desestimulante e desinteressante. No sentido de buscar uma alternativa para o ensino de eletroquímica, o objetivo deste trabalho foi propor uma peça teatral para contextualizar os conceitos que envolvem a eletroquímica e a pilha de Daniell, na disciplina de química analítica I do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima.

Material e métodos

A pesquisa é qualitativa, e surgiu a partir de uma atividade desenvolvida na disciplina de química analítica I, no 6º semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Cada dupla deveria abordar conteúdos químicos numa perspectiva da transposição didática. Neste sentido, foi elaborada uma peça de teatro para abordar os conteúdos que envolvem a temática de eletroquímica e pilha de Daniell. A peça foi apresentada para 20 graduandos do 6º semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima. A peça teve apenas um ato e por meio do diálogo entre o catodo e o anodo foram abordados conceitos de oxidação, redução, ponte salina, pilhas galvânicas e eletrolíticas, transferência de elétrons, importância das pilhas, problemas ambientais, entre outros. A peça teve duração de aproximadamente 15 minutos.

Resultado e discussão

A peça foi executada por dois licenciandos de química, onde ambos simularam uma pilha humana, durante a apresentação demonstrativa, cada estudante representou um eletrodo, e uma cesta representou os béqueres com as soluções sendo que os balões amarelos representavam os ânions SO4⁻2, os de cor lilás os íons Zn²⁺ e os de cor marron os íons Cu²⁺. A transferência de elétrons foi representada por meio de leds sincronizados(pisca-pisca) e as as mãos dadas dos atores representava a ponte de salina. Durante o diálogos os conceitos foram abordados, e a medida que a reação ocorria, os balões lilás desapareciam os balões representando os íons cobre aumentavam na solução, representando a perda e ganho de massa, respectivamente, que ocorre na reação de oxidação e redução. Uma vez que a Pilha de Daniell é composta por um eletrodo negativo (ânodo) que cede elétrons para o eletrodo positivo chamado de cátodo (ATKINS; LORETTA, 2012). Durante a apresentação também fora comentado os problemas ambientais relacionados ao descarte incorreto de pilhas. Após o desenvolvimento da apresentação percebeu-se que a proposta teve boa repercussão entre os licenciandos, os quais de modo geral, parabenizaram a ideia inovadora e interativa para a explicação da Pilha de Daniell, e destacaram que peça pode ser apresentada tanto para o ensino médio quanto para o superior para o ensino da eletroquímica. Alguns chegaram a relatar que nunca haviam pensado na proposta do teatro para explicar os conceitos de eletroquímica.

Figura 1

Representação da pilha de Daniell, durante a apresentação da peça teatral.

Conclusões

Verificou-se que com uma apresentação teatral simples e bem elaborada, pode-se contribuir com o ensino de química, mas especificamente no de eletroquímica. A proposta do ensino por meio do lúdico, neste caso do teatro, torna-se uma forma interessante e criativa para proporcionar interação entre alunos e professores, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem, apesar de muitos ainda não estarem acostumados a esta diferente forma de ensinar química.

Agradecimentos

Referências

ATKINS, P.; LORETTA, J.. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Tradução técnica: Ricardo Bicca de Alencastro. 5ª ed. - Porto Alegre: Boorkman 2012.
POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5 ed., Porto Alegre: Artmed, 2009. RETONDO, Carolina Godinho; FARIA, Pedro.

ROSA, M. P. A.; CATELLI, F.; FENNER, R. S.; PAULETTI, F.; RITTER, C. E. T. “PONTE PRA TUDO!”: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O ENSINAR DA QUÍMICA. Anais do 33º EDEQ: Movimentos curriculares da educação química – o permanente e o transitório. Disponível em:
file:///C:/Users/Note/Downloads/2834-11441-1-PB.pdf. Acessado em 20 jun. 2016.