Autores

Simas, A.N. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Piedade, T.Y.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Farias, I.C.B. (SEDUC/AM) ; Assis Jr, P.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)

Resumo

O presente trabalho realizado no laboratório da “Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo”, Parintins – AM, visa revitalizar o espaço físico destinado à aulas práticas nas áreas de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química), contribuindo para a aquisição do conhecimento científico e melhoria da qualidade de ensino. Para isso, os procedimentos incluíram avaliação prévia da condicão na qual o laboratório encontrava-se, passando pela reorganização e descarte de vidrarias, bem como de outros materiais. A falta de reagentes, um problema para o desenvolvimento das atividades, foi superado com a compra do novo kit, e pode-se concluir que futuros experimentos, que antes estavam impossibilitados, poderão ser realizados novamente pelos alunos da escola.

Palavras chaves

Laboratório; Experimentação; Ensino de Química

Introdução

A Química é uma das muitas disciplinas que se deve trabalhar de forma cautelosa e com linguagem fácil de ser entendida, pelo fato de ser uma ciência abstrata o que torna complexa sua compreensão para os alunos. Faz-se necessário que o professor não apenas tenha o domínio do assunto abordado, mas também saiba relacioná-lo com o dia-a-dia do aluno e dessa forma tornar a Química acessível e compreensível. “Em busca de nova perspectiva, entende-se que a melhoria da qualidade do ensino de Química passa pela definição de uma metodologia de ensino que privilegie a contextualização como uma das formas de aquisição de dados de realidade, oportunizando ao aprendiz uma reflexão crítica do mundo e um desenvolvimento cognitivo, através de seu envolvimento de forma ativa, criadora e construtiva com os conteúdos abordados em sala de aula” (OLIVEIRA, 2010). Dessa forma a experimentação se mostra uma alternativa facilitadora do processo de ensino-aprendizado, por meio de uma abordagem atraente sob a perspectiva do aluno, que deve estar intimamente relacionada aos conhecimentos teóricos. O laboratório unifica teoria e prática, proporcionando a interação entre o aluno e o aprendizado de forma satisfatória. “Sabemos, contudo, que nem todos o utilizam, gerando uma maior dificudade na assimilação dos conhecimentos por falta de atividades práticas, o que, por sua vez, prejudica a construção do conhecimento pelo educando” (CRUZ, 2009). O presente trabalho realizado no laboratório da “Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo”, Parintins – AM, visa revitalizar o espaço físico destinado à aulas práticas nas áreas de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química), contribuindo para a aquisição do conhecimento científico e melhoria da qualidade de ensino.

Material e métodos

O trabalho teve início com a primeira visita, pelos acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, ao Laboratório de Ciênias Natutais da referida instituição de ensino, estando presente sua atual supervisora, Prof.ª Isabel Cristina, que apresentou o local. Em seguida, realizou-se uma avaliação prévia de vidrarias químicas, quanto ao estado de conservação e posteriormente fora realizado o descarte das vidrarias extremamente danificadas, sendo as mesmas envolvidas com jornal. Em seguida fez-se uma verificação dos reagentes químicos quanto ao prazo de validade, sendo os vencidos separados e dado o devido destino. Logo após, deu-se início a organização dos armários (Figura 1), que consistiu em duas etapas, uma para os armários convecionais e a outra para suspensos. Para os armários suspensos, fez-se separação usando como critério a disciplina e o nome do material a ser guardado, havendo para isso uma confecção prévia de plaquetas. Já para os armários convencionais, foram dividos em A, B e C, para manter respectivamente: reagentes, modelos anatômicos e utensílios em geral. Dando prosseguimento, fez-se assepsia da geladeira de armazenamento de soluções e outros materiais, bem como eliminação de produtos depositados de maneira errada, sendo alguns possíveis contaminantes. Realizou-se então, juntamente com a supervisora do laboratório, um grupo de professores (Biologia, Física e Química) e a pedagoga da escola, solicitação de novos reagentes e vidrarias químicas.

Resultado e discussão

Durante o desenvolvimento do trabalho, paulatinamente, houve uma mudança notável na organização do Laboratório de Ciências Naturais, da “Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo”. Vale frizar que antes de se realizar o trabalho, o mesmo era utilizado como depósito de material de limpeza entre outras finalidades. Todavia, agora pode ser usado pelos professores da escola para a realização de experimentos que contribuam para o aprendizado dos alunos. Vale salientar também que o laboratório necessitava de reagentes químicos, pois durante a avaliação realizada no início do trabalho constatou-se que todos haviam ultrapassado o prazo de validade, o que dificultava, e muito, a realização de experimentos. Após a solicitação do Kit, realizada junto ao corpo docente da escola durante o decorrer deste trabalho, este foi encomendado e já encontra-se em uso, possuindo 80 reagentes (Figura 2), dentre ácidos e bases inorgânicos, corantes, orgânicos e indicadores, possibilitando a reativação do local. Quanto as vidrarias sem identificação, outra problemática encontrada que fora solucionada, agora possuem um local fixo para serem armazenadas, pois muitas estavam dispersas. Grande quantidade delas que encontravam-se danificadas, foram descartadas de maneira adequada.Sugere-se que, na medida do possível, ao fim de cada assunto abordado em sala realize-se práticas no laboratório, com intuito de resumir tudo aquilo que fora ensinado, tornando palpável e mais prazeroso o conhecimento.

Figura 1

Armário para reagentes e materiais diversos.

Figura 2

Reagentes solicitados e recebidos no laboratório da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo (Parintins-AM).

Conclusões

Abordar as ciências requer muita habilidade do profissional da educação, especialmente em Química, pois além de ensinar é necessário contextualizar os conteúdos junto aos fatos que cercam o cotidiano do aluno, e nesse contexto a experimentação se mostra uma alternativa para a fixação dos conceitos, interligando o abstrato com o concreto. Para tanto, é necessário um espaço físico adequado a realização destas práticas.

Agradecimentos

Em primeiro lugar a Deus. Ao educandário, por nos acolher. Ao professor Pedro Campelo e a Prof.ª Isabel Cristina, por supervisionar as atividades. E a coordenação de Quím

Referências

OLIVEIRA, H. R. S.; A Abordagem da Interdisciplinaridade, Contextualização e Experimentação nos livros didáticos de Química do Ensino Médio. Monografia (curso de Licenciatura em Química). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza – CE, 2010.
CRUZ, J. B.; Curso Tecnico de Formação para os funcionários da Educação. Brasília, 2009.