Autores

Mota, F.A.C. (IFAM) ; Gadelha, J. (IFAM)

Resumo

Neste trabalho, são sugeridas uma série de ferramentas para uso pedagógico na abordagem de temas de teor abstrato de química orgânica, oferecendo ao professor uma opção a mais que softwares e livros didáticos, com a vantagem dos instrumentos sugeridos, ex. bolas de plástico e isopor, palitos, tintas, etc., serem baratos, de fácil substituição e acessíveis. Alunos apresentaram otimização na aprendizagem, verificados através de questionários e questionamentos, em temas como estrutura e geometria de compostos orgânicos ao usar tais instrumentos.

Palavras chaves

instumentação didática; materiais acessíveis; química orgânica

Introdução

A química é uma ciência experimental e tradicionalmente considerada de difícil compreensão pelos alunos, possivelmente, pelo fato de vários tópicos dos conteúdos programáticos abrangerem temas abstratos, como geometria molecular e fórmulas bi e tridimensionais de compostos orgânicos, difíceis de explorar e expor usando somente pincel e quadro branco, ou até mesmo projetores. O uso de instrumentos pedagógicos, em paralelo aos citados recursos, permite um diferencial que impacta positivamente no entendimento e, consequentemente, no rendimento escolar do aluno. É consenso entre profissionais da educação que o uso de instrumentos didáticos deve fazer parte da exposição de tópicos diversos do conteúdo programático de todas as disciplinas, principalmente em relação à química, que é uma ciência natural e por vezes, abstrata. Para aplicação do projeto, instrumentos como bolas de plástico coloridas, bolas de isopor de diferentes tamanhos, palitos e tintas, permitiram aos alunos, através de manipulações diversas confeccionar estruturas de compostos orgânicos, verificação de geometria molecular, diferenciação de átomos por tamanhos, tipos diferentes de ligações covalentes usando os palitos, etc, otimizando a assimilação destes conteúdos. A necessidade de vincular conceitos teóricos às suas aplicabilidades práticas tem motivado muitos pesquisadores/professores a confeccionar sistemas instrumentais de caráter qualitativo (AZEVEDO E NUNES, 2008; VAZ et al., 2008) e quantitativo (ASSUMPÇÃO et al., 2008; CALIXTO et al., 2008), sendo os custos de confecção desses sistemas bem inferiores ao valor de equipamentos equivalentes disponíveis no mercado, apresentando também facilidades em manutenção e troca de peças mecânicas e eletrônicas.

Material e métodos

Escolha dos conteúdos e instrumentos: O projeto foi desenvolvido em 20 aulas com alunos do turno noturno, curso Técnico em Meio-Ambiente, 2011, composta por 17 alunos, no IFAM Campus Zona Leste, Manaus, AM. Os conteúdos e instrumentos foram selecionados, priorizando conteúdos de teor abstrato, como geometria molecular e fórmulas moleculares, tipos de ligações covalentes e tamanho proporcional de átomos em moléculas. Como instrumentos, a prioridade eram instrumentos que fossem adequados a serem comparados com átomos e ligações covalentes, de fácil manipulação e acessibilidade, no que e refere a preço e substituição. Bolas de plástico e isopor e palitos foram tidos como mais adequados. Para representar os átomos, considerando características como tamanho relativo dos mesmos entre si, facilidade de manipulação, montagem e desmontagem de estruturas, assim como sugestões geométricas diversas (geometria de carbonos), concluiu-se que esferas de vários tamanhos seriam mais adequadas para representação de átomos, e considerando baixo custo, esferas de isopor e plástico foram escolhidas. Há no comércio várias opções de cores e tamanhos. Palitos de dente foram escolhidos para as ligações entre as bolas, ou seja, correspondem às ligações entre os átomos. Exposição das aulas e aplicação de questionários/questionamentos: Inicialmente os alunos assistiram aulas expositivas de conteúdos escolhidos. Questionários e prova escrita foram aplicados a toda a turma, assim como conversas a respeito da qualidade das aulas, sugestões, etc. Em seguida os alunos assistiram aulas com uso dos instrumentos citados, com abordagem dos mesmos conteúdos. Novamente um questionário, prova escrita, assim como conversas a respeito da qualidade das aulas, sugestões, etc, foram realizadas.

Resultado e discussão

As verificações dos resultados foram feitas exclusivamente usando as informações disponibilizadas pelos alunos nos questionários, conversas, provas escritas, etc. A média das notas das provas escritas aplicadas após o uso dos instrumentos foi de 8,75, em uma escala de 0 a 10, sendo superior à média das notas das provas escritas aplicadas sem o uso dos instrumentos, no valor de 6,10. Cabe salientar que o uso dos instrumentos permitiu a aplicação de atividades avaliativas como provas práticas, no qual os alunos puderam fazer atividades como montar moléculas diversas, trabalhando conceitos como tamanhos relativos de átomos, tipos de ligações entre eles, verificar as diferentes geometrias das moléculas, o que não pôde ser feito nas aulas sem o uso dos instrumentos. Os questionários aplicados apresentavam como opções de resposta: Não observado, Inadequado, Ruim, Bom e Excelente para uma série de perguntas. Atribuindo valores numéricos a cada item, em uma tentativa de quantificar o nível de satisfação dos alunos, o mesmo se mostrou adequado e satisfatório, evidenciado a otimização da assimilação dos conteúdos expostos usando os instrumentos sugeridos por este trabalho.

Conclusões

Devido à abrangência e aplicabilidade que os resultados deste trabalho alcançam, os mesmos mostram-se muito úteis a uma gama de profissionais e estudantes, de modo, que adaptações o levam a serem trabalhados em outros níveis de ensino.

Agradecimentos

O autores agradecem ao IFAM pela disponibilidade em realizar a pesquisa.

Referências

ASSUMPÇÃO, M. H. M. T.; et al. Desenvolvimento de um procedimento biamperométrico para determinação de sacarina em produtos dietéticos. Química Nova, v. 31, n. 7, p. 1743–1746. 2008.

AZEVEDO, E. R. DE; NUNES, L. A. DE O. Construção de um espectrógrafo de projeção e sua utilização em demonstrações de Espectroscopia óptica. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2199–2204. 2008.

CALIXTO, C. M. F.; CERVINI, P.; CAVALHEIRO, E. T. G. Eletrodo compósito á base de Grafite-Araldite: Aplicações didáticas. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2194-2198. 2008.

VAZ, F. A. S.; OLIVEIRA, M. A. L. Construção de câmara de luz ultravioleta para fotopolimerização de fases estacionárias monolíticas. Química Nova, v. 31, n. 8. p. 2156-2158. 2008.