Autores

Chagas, H.O. (UEA) ; Junior, P.C.A. (UEA)

Resumo

A disciplina Química no 1º Ano do Ensino Médio apresenta uma quantidade muito grande de conteúdo programático a ser desenvolvido nas aulas. Alguns temas trabalhados neste nível escolar apresentam muitas informações que são consideradas complexas pelos alunos. Buscando um novo rumo para o ensino de Química, é imprescindível que se revejam as metodologias empregadas pelos professores. Com o objetivo de tornar o ensino de Química mais dinâmico, este trabalho vem com uma proposta que tem sido muito difundida nos últimos anos na área da educação: o lúdico. O “Jogo de Cartas das Funções Inorgânicas” constitui um instrumento de identificação dos compostos químicos no 1º Ano do Ensino Médio. Conclui-se que as atividades lúdicas aumentam o interesse dos alunos pelas aulas.

Palavras chaves

Funções Inorgânicas; Jogo de Cartas; Lúdico

Introdução

A ideia de desmistificar a química é amplamente aceita pelos educadores. No entanto, o que se percebe na bibliografia são vários conceitos que não definem nenhum tipo de aplicação real, enquanto as propostas de ensino caminham no sentido da interdisciplinaridade e do desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. No Ensino Médio, a teoria mais usada para diferenciar as funções inorgânicas é a Teoria da dissociação iônica de Arrhenius. Essa teoria considera o comportamento das substâncias inorgânicas em meio aquoso. Visto que todos esses compostos resultam em soluções iônicas, isto é, são formados por íons (átomos ou grupos de átomos com carga elétrica por da perda ou ganho de elétrons), os íons formados são observados quando eles são dissolvidos em água. Basicamente, os que formam íons semelhantes ou iguais pertencem à mesma função. Existem alguns trabalhos que questionam o ensino das funções inorgânicas no Ensino Médio, no entanto não mostram claramente aos professores quais caminhos a serem adotados. Em razão da dificuldade que os alunos encontram em assimilar o conteúdo de ácido-base, e de relacionar com o seu dia-a-dia, faz-se necessário um estudo das razões para o baixo desempenho dos alunos neste conteúdo. Com base nesses estudos e visando essas dificuldades, foi construído o “Jogo de Cartas das Funções Inorgânicas” para ser usado como instrumento de identificação de compostos químicos no 1º Ano do Ensino Médio ajudando os alunos a terem um melhor desempenho e qualidade na assimilação do conteúdo, dando a eles a oportunidade de aprender de uma forma bem mais interativa e diferenciada. Assim sendo, o trabalho obteve sucesso tanto quanto foi de suma importância, pois criou uma interação entre aluno e professor,facilitando desta forma o aprendizado.

Material e métodos

De uma forma geral, os jogos fazem parte da nossa vida desde os tempos mais remotos, estando presentes não só na infância, mas como em outros momentos da vida. O jogo é considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Quando se cria ou se adequa um jogo ao conteúdo escolar, incidirá o aumento de habilidades que envolvem o indivíduo em todos os aspectos: cognitivos, emocionais e relacionais. Com o propósito de modificar a rotina da sala de aula e, consequentemente, despertar maior interesse dos alunos pelas aulas de química, novos recursos de ensino vêm sendo utilizados, como por exemplo, as atividades lúdicas. O jogo educacional foi denominado “Jogo de Cartas das Funções Inorgânicas”. O objetivo deste é auxiliar os alunos na identificação das funções inorgânicas ácidos, bases, sais e óxidos. O jogo contém um total de 112 cartas com as imagens de fórmulas e nomes ácidos, bases, sais e óxidos. Esse jogo foi criado baseando-se no jogo tradicional de pifi pafe, e as regras são as mesmas, ou seja, formar tríades das funções (ácido-ácido-ácido; base-base-base; sal-sal-sal) ou também tríades com funções diferentes (ácido-base-sal; ácido-base-óxido; ácido-sal-óxido; base-sal-óxido). Para a produção do “Jogo de Cartas das Funções Inorgânicas”, foram necessários testes, estudos e conhecimentos prévios sobre as identificações das funções inorgânicas, ácidos, bases, sais e óxidos. Ele foi confeccionado, no programa Corel Draw, utilizou-se cartas de baralho de plástico e papel adesivo de contato para a plastificação, visando à proteção e a durabilidade das cartas e as fórmulas ilustrativas.

Resultado e discussão

O uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem serve como estímulo para o desenvolvimento do aluno e faz com que ele aprenda o valor do grupo. Por meio do lúdico, o aluno realiza aprendizagem e torna-se um agente transformador encontrando uma forma de representar o seu contexto. É o vínculo que une a vontade e o prazer durante a atividade. Cavalcante et. al.(apud SOARES, 2007) é um jogo que desperta o interesse do aluno servindo de instrumento para tirar dúvidas e esclarecê-las de uma forma mais interativa. A criação deste surgiu com intuito de prevenir dificuldades que os alunos pudessem enfrentar. É uma forma educativa e alternativa que facilita na aprendizagem, sendo de grande relevância tanto para o educador quanto para o educando. Após a confecção, o jogo, foi aplicado e direcionado aos alunos do 1° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Brandão de Amorim, dinamizando as aulas e interagindo com o cotidiano dos estudantes como mostra a Figura 1.

Figura 1: Aplicação do Jogo de Cartas das Funções Inorgânicas.

Aplicação do Jogo de Cartas das Funções Inorgânicas.

Conclusões

O “Jogo de Cartas das Funções Inorgânicas” foi um instrumento útil no processo de ensino e aprendizagem. Propiciou o interesse pelo ensino de Química Inorgânica e foi considerada pelos alunos uma atividade motivadora, pois houve evolução dos conhecimentos da maioria dos alunos que apresentaram dificuldades nos conteúdos abordados. Através deste trabalho foi possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração. Sugere-se que o jogo de cartas de identificação de funções inorgânicas possa ser testado em outras áreas da Química.

Agradecimentos

Referências

SOARES, M.H.F.B. O Lúdico em Química: Jogos e Atividades Aplicados ao Ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).
SOARES, M.H.F.B. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. Goiânia: Kelps, 2007.