Autores

Meira, E.J.S. (UNILA) ; Dias, R.R. (UNILA) ; Rodrigues, E.U. (UNILA) ; Pinto, L.J.F. (UNILA) ; Cleophas, M.G.C. (UNILA)

Resumo

Este trabalho traz um breve relato sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito de um projeto que visa contribuir com melhorias que sejam exequíveis ao Ensino de Ciências ofertado na Educação Básica, no que se refere a temática água. Tal projeto vêm construindo materiais lúdico-didáticos e virtuais para que sejam utilizados por professores e alunos de diferentes níveis educacionais do Brasil e demais países da América-Latina e Caribenha. Deste modo, acreditamos que a temática água consiste numa seara que pode ser esmiuçada didaticamente de diferentes formas e, quando atrelada ao lúdico, apresenta elevado potencial para proporcionar aprendizagens, conscientização ambiental, responsabilidade social, entre outras.

Palavras chaves

Recursos didáticos; Água; Educação Ambiental

Introdução

A proposta deste trabalho consiste em descrever as inúmeras atividades que estão sendo desenvolvidas visando promover a educação científica e ambiental, utilizando como tema gerador a água. Para tanto, estão sendo elaborados vários recursos lúdico-didáticos, em especial, jogos didáticos e/ou pedagógicos, além de um site educacional. A ideia central é que estes materiais possam ser utilizados por professores e alunos da Educação Básica no Brasil e demais países da América-Latina, visando assim, ofertar diferentes estratégias que contribuam com a educação científica e ambiental de crianças e adolescentes, colaborando para um aprendizado consciente e social sobre a temática água. Pois, conforme defende Franco-Mariscal (2014), é essencial incorporar crianças e jovens nos processos de aprendizagem sobre educação ambiental, pois eles são os cidadãos futuros, e essa formação pode evitar a deterioração do planeta. Deste modo, acredita-se que os materiais que serão construídos durante à execução do projeto não estará centrado apenas em discussões sobre os usos que fazemos da água, mas sim, na promoção de uma visão mais reflexiva e aberta sobre o seu real papel para a humanidade, mostrando que a mesma pertence a algo maior e que o seu ciclo de vida está sujeito às interferências humanas. Integrar a temática água as demais disciplinas do currículo escolar é sem dúvida alguma “partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários” (BRASIL, 1999, p. 88-89). As escolas se configuram como ambientes propícios para harmonizar um ensino que preze pela conduta social de qualidade (DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2001).

Material e métodos

Conforme sabemos, o trabalho científico, especificamente na área do Ensino das Ciências, é uma tarefa complexa, laboriosa e rigorosa. Deste modo, o objeto de pesquisa na abordagem qualitativa é definido como uma “lacuna que é preciso preenchê-la” (POUPART e DESLAURIERS, 2008, p. 132). Assim, a pesquisa-ação surge, no âmbito deste trabalho, com o objetivo de superarmos a lacuna entre a teoria e a prática existente no ensino das Ciências (ENGEL, 2000), no que se refere, especialmente, aspectos relacionados com a temática água. O projeto vem sendo desenvolvido na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada em Foz do Iguaçu/PR - Brasil, desde o início de janeiro de 2016. Fazem parte da equipe de trabalho, um (01) professor da referida Universidade, quatro (04) discentes do Curso de Química – Licenciatura e um (01) do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, professores e estudantes da Educação Básica, além de algumas entidades locais que atuam como multiplicadores de boas práticas de preservação ambiental. As ações que estão sendo construídas, seguem quatro módulos curriculares, os quais foram adaptados do trabalho de Bacci e Pataca (2008), sendo estes: 1) Educação ambiental, sustentabilidade e participação; 2) Ciclo da água no planeta – aspectos teóricos e metodológicos; 3) Aspectos sociais, institucionais e econômicos da água; 4) A água: aspectos históricos, geográficos e científicos. Concomitante a construção dos materiais lúdico-didáticos, os quais abarcarão os módulos curriculares citados anteriormente, vem sendo desenvolvido um site educacional livre (www.empoderagua.com.br), o qual conterá diversas informações científicas e ambientais sobre a temática água.

Resultado e discussão

Concomitante a construção dos materiais lúdico-didáticos, os quais abarcarão os módulos curriculares citados anteriormente, vem sendo desenvolvido um site educacional livre (www.empoderagua.com.br), o qual conterá diversas informações científicas e ambientais sobre a temática água. Ele contemplará um enfoque didático-metodológico que seja capaz de promover mudanças de atitudes nos alunos em relação ao seu aprendizado e conscientização sobre a temática água. Como sabemos, o Brasil é um país privilegiado em relação aos recursos naturais, justamente por ser grande detentor reservas hídricas, onde tal privilégio, o coloca em uma situação de destaque perante o Ecoturismo. Neste sentido, a cidade de Foz do Iguaçu – PR, é conhecida mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu (considerada uma das sete Maravilhas da Natureza), sendo a segunda cidade mais visitada por estrangeiros no Brasil. Contudo, não existem disponíveis muitos materiais sobre as Cataratas que explorem o seu viés educativo. Deste modo, a construção de um site educacional utilizando a riqueza ambiental promovida pelas Cataratas de Foz do Iguaçu, contribuirá para disseminar distintos conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos, curiosidades científicas, dados estatísticos, históricos, etc., além de aproximar o público, no que tange, ao processo de empoderamento científico sobre a temática Água. Logo, o site disponibilizará objetos virtuais de aprendizagem gratuitos para professores e alunos em geral, e se tornará um canal voltado especialmente para contribuir com situações educativas relacionadas a temática água. De um modo geral, a Figura 1 abaixo, exibe as atividades que estão sendo produzidas.

Atividades Produzidas

A Figura demonstra as inúmeras ações que estão sendo desenvolvidas.

Conclusões

Percebemos que as diversas atividades propostas no âmbito deste projeto podem contribuir com diferentes questões basilares referentes ao aprendizado do tema água, e que, sobretudo, os materiais produzidos tendem a colaborar no processo de contextualização e interdisciplinaridade desta temática nas aulas de ciências naturais, fazendo emergir distintos conhecimentos, habilidades e competências. Deste modo, disponibilizar ações que abordem de modo transversal a temática água, possibilitará situações que auxiliem perante sua íntegra compreensão social, científica e tecnológica.

Agradecimentos

Os autores agradecem o apoio fornecido pela ANA/CAPES.

Referências

BACCI, D. C.; PATACA, E. M. Educação para a água. estudos avançados, 22, (63), 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. Educar, n. 16, p. 181–191, 2000.
FRANCO-MARISCAL, A. J. Un estudio exploratorio de una experiencia medioambiental: la escalera del instituto, un espacio para la educación ambiental. Tecné, Episteme y Didaxis, (35), 13-37, 2014.
POUPART, J.; DESLAURIERS, Jean-Pierre. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.