Autores

Martins, S.A. (UERR) ; Silva, A.P.C. (UERR) ; Mesquita, G.V. (UERR) ; Rizzatti, I.M. (UERR) ; de Lima, R.C.P. (UERR) ; Teles, V.L.G. (UERR)

Resumo

Na busca de um ensino de química diferenciado e mais motivador, surgem novas alternativas, entre elas, as Histórias em Quadrinhos (HQs). Algumas pesquisas já apontam que as HQs são um importante recurso a ser utilizado na sala de aula. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo elaborar e apresentar a 20 graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima um gibi envolvendo os conceitos de solubilidade, buscando contextualizar os conteúdos envolvidos. O gibi foi apresentado aos graduandos demonstraram desde o início o interesse e a empolgação tanto pelo tema abordado como pela forma diferenciada de ensinar química. Avaliaram a proposta como interessante contribuindo assim um ensino de química mais atraente nas escolas de educação básica.

Palavras chaves

solubilidade; ensino de química; transposicao didatica

Introdução

O ensino da linguagem científica química, no contexto escolar, é apresentado sob a forma de livros didáticos, textos paradidáticos, lousa e retórica dos professores, de maneira muito diferente da qual se apresenta no contexto científico, quando trazida na argumentação de pesquisadores, no formato de artigos científicos, direcionada a seus pares (NETO; PEREIRA; SOUSA, 2013). Para chegar até a escola, o saber científico deve passar por uma série de modificações, para adquirir uma estrutura didática e sistematizações que possibilitem a aprendizagem por parte do aluno (SILVA; et. al., 2013). Esse processo é denominado de transposição didática e pode ser entendido como um conjunto de modificações que o saber sofre, da esfera acadêmica (saber científico) para a esfera escolar (Chevalard, 2009). Tal processo pode ser dividido em duas etapas, a primeira que ocorre fora da escola, sendo chamada de transposição didática externa, que transforma o saber científico em saber a ser ensinado. E a segunda, transforma o saber a ser ensinado em saber ensinado, ocorrendo intramuros da sala, e é denominada de transposição didática interna. Mesmo após cuidadoso processo de transposição didática, os alunos ainda podem apresentar de modo geral dificuldades na aprendizagem de conteúdos relacionados à química, pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi elaborar um gibi, que possibilite a transposição do conteúdo de solubilidade enfatizando os conceitos de soluto, solvente, polaridade, solução saturada, insaturada, super-saturada, entre outros conceitos gerais relacionados a solubilidade de forma dinâmica, didática e ilustrativa, através de uma revista em quadrinhos denominada aqui de Gibi Educativo, apresentado na disciplina de química analítica I do curso de Licenciatura em Química da UERR

Material e métodos

Essa pesquisa é de caráter qualitativo, e surgiu a partir de uma atividade desenvolvida na disciplina de química analítica I, no 6º semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Onde cada dupla deveria abordar conteúdos químicos numa perspectiva da transposição didática. Desta forma, criou-se um material didático possuindo uma linguagem específica, neste caso, a linguagem dos quadrinhos como forma de construir os significados a respeito dos conteúdos de química, mais especificamente, solubilidade. Assim, foi elaborado um gibi educativo, para abordar este conteúdo. Na história em quadrinhos, criaram-se os personagens Grão de areia; Cloreto de Sódio; Sacarose e a Gota (água). No enredo, o Grão de Areia representava o soluto insolúvel em água que ao perceber que a Sacarose e Cloreto de Sódio (NaCl) ao pularem na água desapareciam completamente, surgindo então a curiosidade de entender o que estava acontecendo. Durante o desenrolar da história cria-se um diálogo entre os personagens onde irão apresentar os conceitos e explicando os fenômenos para o curioso personagem que busca compreender o conteúdo de solubilidade. Após a criação dos personagens, foi elaborado o roteiro, buscando de maneira cômica enfatizar os conceitos de soluto, solvente, polaridade, solução saturada, insaturada, supersaturada e conceitos gerais de solubilidade, através do diálogo entre os personagens fictícios dos quadrinhos. Com os personagens criados, roteiro elaborado, e desenhos prontos, o gibi, denominado “Gibi Educativo: O Encontro dos Solutos no Rio Solvente, Entendendo a Solubilidade”, foi apresentado e avaliado por 20 graduandos do curso de Licenciatura em Química do 6º semestre da Universidade Estadual de Roraima.

Resultado e discussão

O “Gibi Educativo: O Encontro dos Solutos no Rio Solvente, Entendendo a Solubilidade” (Figura 1), foi apresentado de forma expositiva e foram entregues algumas cópias para os licenciandos para que acompanhassem a história e pudessem avaliar e expor as opiniões sobre o produto. Durante a apresentação e após a explanação dos colegas sobre o gibi, foi possível perceber que as histórias em quadrinhos podem trazer peculiaridades dependendo da maneira pela qual são textualizadas discussões e saberes em suas estruturas, implicando na produção de efeitos de significação no ato de ler a respeito da química, e por apresentarem a sobreposição de palavra e imagem permitem ao leitor exercer tanto suas habilidades interpretativas verbais, assim como as visuais. As opiniões expressas foram positivas, e segundo os licenciandos o projeto uma vez aprimorado pode funcionar como uma ferramenta no ensino de química. Apesar de as histórias em quadrinhos serem formas narrativas, essencialmente contextuais, podem ser uma grande influência para proporcionar abordagens mais próximas da realidade dos estudantes. Pois a partir de contextos formados pelo enredo da história proposta, quando levada para a sala de aula, podem auxiliar a prática docente. Figura 1: Ilustração de parte do Gibi Educativo: O Encontro dos Solutos no Rio Solvente, Entendendo a Solubilidade.

Figura 1:

Ilustração de parte do Gibi Educativo: O Encontro dos Solutos no Rio Solvente, Entendendo a Solubilidade.

Conclusões

Um gibi é uma forma de entretenimento que desperta o interesse de crianças, jovens e adultos. Além de envolver o leitor e despertar o gosto pela leitura, por esse motivo acreditamos que um gibi educativo pode consolidar-se como uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem em química. A proposta mostrou-se como mais uma possibilidade de abordagem pedagógica dos conceitos químicos a serem trabalhados em sala de aula, por professores e estudantes. Acredita-se que quando bem mediada à atividade é bastante significativa, não passando de um mero entretenimento.

Agradecimentos

Referências

CHEVALLARD, Y. La tranposición didática: del saber sábio al saber enseñado. 3ª ed. 3ª reimpressão. Buenos Aires. Aiqe Grupo Editor, 2009.

NETO, F. F. S.; PEREIRA, P. B.; SOUZA, C. A. Conceitos científicos nas histórias em quadrinhos: possibilidades e desafios para um processo de textualização. IX. Encontro nacional de pesquisa em educação e ciências – IX, ENPEC. Águas de Lindoia – SP. 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1031-1.pdf. Acessado em 29 de jun. 2016.

SILVA, P.N. SOUZA, L. O, CUSTÓDIO, C. A, SILVA, A. F. C, V. NETO. J. E. Analise da transposição didática para o conteúdo de reações orgânicas: Primeiras impressões. IX. Encontro nacional de pesquisa em educação e ciências – IX, ENPEC. Águas de Lindoia – SP. 2013.