Autores
Nascimento, N.I.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Costa, T.O.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
Resumo
A reciclagem de papel promove o prolongamento do tempo da utilidade dos papéis que seriam descartados, a preservação dos recursos naturais e proporciona à população um meio de gerar renda com o desenvolvimento de atitudes ecológicas. Este trabalho visa desenvolver técnicas de reciclagem de papel junto aos alunos da Educação básica e às comunidades com o objetivo de mostrar à eles que há relação do Ensino de Química com a Educação Ambiental, pois durante as oficinas são abordados aspectos ambientais e conceituais despertando o interesse do aluno para o Ensino de Química. E com isso expor as vantagens da reciclagem, visando à conscientização, mudança de atitudes e valores numa postura reflexiva que venha despertar e estimular os alunos em minimizar o impacto ambiental.
Palavras chaves
Educação Ambiental; Ensino de Química; Reciclagem de Papel
Introdução
Devido à grande demanda de acúmulos residuais pelo mundo, o mercado de papel reciclado tem se expandido. Logo, a Reciclagem de Papel é uma alternativa tecnológica e ambiental que pode ser praticada em todos os países, apresentando vantagens significantes, promovendo a conservação de recursos naturais que não causam poluição e sendo uma grande fonte de educação. A Educação tem como objetivo orientar um aluno na forma de conhecimento verdadeiro, para poder ter uma ideologia correspondente ao conteúdo, para evitar a formação de pessoas leigas, que utilizam de ideias mal formuladas. Contudo, a importância da Educação Ambiental está na conscientização das atitudes que poderão causar futuras consequências ao meio ambiente e ao ser humano. A principal fonte de obtenção desse benefício educacional é instruída pelo professor, pois desenvolve atividades criativas que instigam os alunos à buscarem novas percepções. Diante estas considerações, este trabalho pretende integrar o Ensino de Química como valorização da Educação Ambiental no processo de Reciclagem de Papel e no sistema de Coleta Seletiva. Onde será abordada a importância da reciclagem do papel, como pode ser feita a reciclagem, a identificação dos componentes químicos do papel (constituintes majoritários e minoritários), o tempo de decomposição do papel, vidro, plástico e do metal, dando ênfase à um sistema de Coleta Seletiva. As oficinas são oferecidas para alunos do ensino médio, alunos do ensino superior, para comunidades e empresas. O objetivo do projeto é promover a Educação Ambiental e mostrar ao aluno que existe uma forma fácil de aprender a ter ações sustentáveis que fazem a diferença no nosso cotidiano junto a educação ambiental.
Material e métodos
Para realização deste trabalho, utilizou-se experiências práticas e teóricas em oficinas de Reciclagem de Papel. As oficinas acontecem de duas formas: a escola vem à universidade ou a universidade vai à escola. O projeto é aplicado, preferencialmente, para os alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nesse projeto, a escola que participou foi a Escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), no total de 30 alunos. Nesses eventos são utilizadas informações úteis que chamem a atenção dos alunos, abordando temas como: Reflorestamento, curiosidades do meio ambiente e economia de recursos naturais. É utilizado como método atrativo os seguintes materiais reciclados: Papel de rascunho, blocos de anotações e origamis confeccionados em lápis ecológicos. Na parte teórica, explica-se conceitos básicos de reciclagem sobre: O que é a coleta seletiva, a promoção da reciclagem, materiais recicláveis e não recicláveis, composição química do papel e como é feita a extração da Lignina. Na parte prática os procedimentos para reciclagem é recolher os papeis que serão levados para serem picotados e deixados de molho durante alguns minutos para amolecer as fibras. Em seguida, é adicionada água no liquidificador juntamente com o papel para bater por um minuto até virar uma polpa. Despeja-se a polpa numa bacia maior que a moldura utilizada para formar as folhas, em seguida adiciona-se corante e essência que serão mergulhadas e deixadas no fundo da bacia, em seguida a moldura deve ser suspendida na posição horizontal de modo que a polpa fique depositada na tela. Assim, vira-se a moldura com a polpa para baixo, sobre um pano para retirar o excesso de água com ajuda de uma esponja e retira-se a moldura. Em seguida é levado o pano que contém o papel.
Resultado e discussão
Os resultados obtidos através das aulas práticas e dinâmicas do projeto,
mostraram que cerca de 67% dos estudantes do grupo de 30 alunos da Escola
estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV) que compareceram à Universidade
Federal do Amazonas para a Oficina de Reciclagem de Papel não tinham
conhecimento sobre o básico de Coleta Seletiva e não sabiam como era o processo
de criação do papel reciclado, como foi apresentado nas oficinas. Sendo assim,
foram entregues papéis perguntando a opinião sobre o que foi apresentado na
oficina, os alunos escreveram no papel relatando suas ideias apresentando o
desconhecimento da importância de reciclar papel. Com isso, mostraram que 100%
se impressionaram como o processo pode ser trabalhado e
servir de várias formas de criação de outros objetos, as entregas de lembranças
foram as maiores fontes de exemplo para os alunos. Após o trabalho podemos
perceber o maior envolvimento e motivação dos alunos em
relação a Química e a preservação do meio ambiente, pois os alunos começam a
ter dúvidas e fazem perguntas pertinentes relacionadas ao conteúdo, auxiliando-
os na formalização de novos pensamentos. Consequentemente, o Ensino da Química
está fundamentada em diversos assuntos que entram de acordo à Educação, que
também poderá ser passada para outras pessoas, que acrescentará no dia-a-dia a
consciência de preservar o meio ambiente, ou seja, exigirá que o cidadão
precise estar ligado à química e como saber utiliza-la em seu cotidiano.
Conclusões
Conclui-se que com o uso da interligação da teoria e da prática pedagógica, a aprendizagem dos alunos se tornou muito pertinente em relação a Educação Ambiental e ao Ensino de Química, pois os mesmos agora podem fazer assimilações da química ao seu cotidiano com o meio ambiente. A prática de ensino, através da contextualização, torna a aprendizagem mais dinâmica e apreciável para os alunos. Diante disto, percebemos que a Educação Ambiental é de grande importância para tornar as pessoas mais conscientes de seus atos e levarem para futuras gerações a habitual maneira de pensar ecologicamente.
Agradecimentos
Proext-PIBEX-UFAM pela bolsa recebida.
Referências
Nenhuma citação foi realizada.