Autores
Silveira, R. (FAMETRO) ; Barbosa, B. (FAMETRO) ; Oliveira, E. (FAMETRO) ; Solart, E. (FAMETRO) ; Cardoso, F. (FAMETRO) ; Santos, H. (FAMETRO) ; Oliveira, J. (FAMETRO) ; Soares, M.M. (FAMETRO) ; Lima, M. (FAMETRO)
Resumo
As novas tecnologias (data show, aplicativos e jogos químicos, entre outros) no ensino de química são importantes para o ensino, para facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos, no entanto ela ainda não faz parte do projeto pedagógico, porém algumas escolas já se beneficiam utilizando estes recursos. O objetivo desse estudo, era verificar se os professores de duas escolas públicas de Manaus utilizavam estes recursos e como eram aplicados em sala de aula e se havia satisfação por parte dos alunos no ensino e aprendizagem dos mesmos nos conteúdos de química.
Palavras chaves
Ensino de química; Recursos tecnológicos; Ensino e aprendizagem
Introdução
A pesquisa busca conhecer a influência de recursos tecnológicos no ensino de química em sala de aula, buscando saber se há um aprendizado significativo com o auxílio dessa metodologia contextualizada, assim como a verificação do interesse por parte dos alunos com essas ferramentas. Visa conhecer a realidade da educação juntamente com os alunos e professores de duas escolas estaduais, professor Roberto dos Santos Vieira e professor Ruy Alencar da cidade de Manaus Amazonas. Assim, diante da dificuldade em trabalhar conteúdos de química em sala de aula, houve a necessidade de analisar através de questionários os recursos utilizados pelo professor em sala de aula, contribuindo para uma aprendizagem satisfatória dos alunos com o uso de data show, uso de laboratório e outros recursos que são tão quanto necessários para a compreensão e assimilação dos conteúdos trabalhados na química.
Material e métodos
Área de estudo Teve como base duas escolas públicas onde uma utiliza estes recursos e outra não, através de um questionário afim de comparar e medir o grau de uso destes recursos entre essas duas escolas. Escola que não utilizam os recursos: - 1º ano do ensino médio(noturno) com 26 alunos. Escola que possui e utilizam estes recursos: - 2º ano do ensino médio(vespertino) com 36 alunos. Coleta de dados Foram criadas questões que envolvem diretamente o conteúdo relacionado a química e recursos tecnológicos, em seguida foram feitas da seguinte maneira: - Visita nas duas escolas. - Aplicação do questionário ao professor e alunos. - Análise destes questionários para fim de comparar. -Verificação através dos questionários para ver se utilizavam os recursos e os motivos referentes de não utilizarem.
Resultado e discussão
Para obtenção dos resultados deste trabalho, foi realizado um questionário de
perguntas objetivas abertas, que foi constatado a importância do uso de tecnologia
em sala de aula. Observou-se através do gráfico 1, o percentual das respostas do
questionário aplicado com os alunos EJA do turno noturno da Escola Estadual
Professor Roberto dos Santos Vieira, que possuem alguns recursos, segundo o
professor da referida escola não utiliza esses recursos, por falta de interesse por
parte dos alunos, e o horário de aulas não é suficiente, entre outras. Percebe-se
com o gráfico que os alunos precisam de aulas com tecnologias interativas para mudar
o conceito de uma química teórica maçante para uma forma lúdica no ensino em sala de
aula. A química é uma disciplina muito teórica, conceitual, mais os alunos do 1º ano
acham a química uma matéria importante, porém, o professor se limita ao uso de
recursos que a escola dispõe.
Conclusões
Os recursos tecnológicos tem um papel importante nas atividades de uma maneira que mudam nossas ações rotineiras com o intuito de facilitar nossas vidas. Assim, o trabalho contribuiu para visualizar o ensino de química nas escolas públicas que possuem recursos tecnológicos, mas não utilizam devido a várias dificuldades do dia a dia, sendo que estes recursos poderiam ser um referencial no ensino e na aprendizagem significativa das escolas públicas de Manaus.
Agradecimentos
Agradecemos a Instituição que nos apoiou para a construção desta pesquisa e também ao SIMPEQUI por esta parceria.
Referências
VIEIRA, ELOISA, Et al. O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO VIRTUAL QUÍMICA FÁCIL. Disponível em http//www. nutes.ufrj.br/acesso em 25/04/2016