Autores

Limeira, J. (UFAM) ; Orleans, T. (UFAM)

Resumo

A necessidade de conscientizar a população da cidade de Manaus e interior do estado dos problemas causados pelos resíduos sólidos jogados nos igarapés se faz cada vez mais necessária e urgente. Durante a realização do Projeto Lixo Aquático – Vamos Limpar os Rios, conseguimos inúmeras realizações no nosso foco de trabalho em educação ambiental podemos observar uma mudança nos hábitos dos usuários de embarcações, e os visitantes das praias e moradores das áreas próximas a igarapés, que tomaram consciência dos problemas causados pelo acumulo de lixo, e o descaso com o meio ambiente. Mas entendemos que o trabalho precisa continuar. Quanto mais pessoas envolvidas nas questões ambientais mais qualidade de vida teremos.

Palavras chaves

Educação ambiental; Poluição; Ecossistema aquático

Introdução

A Poluição das águas por resíduos sólidos vem crescendo a cada ano. De um modo geral, estes são despejados principalmente por pessoas que nas viagens de barco realizadas nos arredores de Manaus e municípios do interior do Estado, sobretudo naqueles com maior potencial turístico como Parintins, Maués, Barcelos, dentre outros. Vale ressaltar que apesar de alguns barcos manterem um sistema de coleta, muitos passageiros não possuem consciência ambiental quanto a estas questões e acabam despejando estes resíduos diretamente no rio. Esta situação se agrava principalmente nos períodos festivos, pois aumenta consideravelmente o número de embarcações. Parte do lixo não biodegradável submerge e a outra vai para as praias prejudicando a agricultura de várzea. Apesar desse lixo aquático ser constituído, na grande maioria, por materiais quimicamente neutro, o que causa preocupação é a decomposição e sedimentação que está ocorrendo no leito dos rios e em particular nas áreas de várzeas, modificando as condições normais desse meio ambiente, com repercussões imprevisíveis para a fauna.

Material e métodos

Para o desenvolvimento deste projeto aderiu-se a uma abordagem teórica metodológica, onde através de palestras em escolas da rede pública de ensino básico, abordaram-se temas: “Poluição das águas em escala global, nacional e regional”, “Programas do governo de revitalização dos igarapés de Manaus”, “Constituição química dos resíduos descartados nos rios”, com isso abordou- se conceitos químicos tais como: misturas, densidade, funções químicas orgânicas e inorgânicas. A partir de gincanas reforçarem tais temas de forma interativa, onde com a gincana “Coleta seletiva” (PROJETO, 2014), os alunos aprendem as cores correspondentes aos materiais descartados e a importância de descartá- los separadamente, com a gincana do “afunda ou não afunda” (EDUCADOR, 2015), foi experimentado o conceito de densidade. As apresentações atingiram em media 120 alunos por escola e foram aplicadas em uma faixa de 10 escolas. Também foram realizadas visitas aos portos de Manaus, os voluntários chegaram a entrar nas embarcações e da uma pequena palestra de conscientização, ocorreu à distribuição de panfletos apresentando: Quantidade de igarapés poluídos; Programas realizados pelo governo para a limpeza dos igarapés; Quantidade de lixo retirada por estes durante o ano; Informações a respeito da coleta seletiva, o panfleto também apresentava um jogo de “caça ao lixo”, onde tinha que encontrar o lixo dentre a paisagem. Durante estas visitas atingiu em média um público de 300 pessoas com a ajuda de 10 voluntários. O projeto realizou mutirões de limpeza nas praias, onde os voluntários removeram todos os materiais que poderiam causar danos a natureza, além da distribuição dos panfletos informativos, foram removidos em média 200 kg.

Resultado e discussão

Em relação às apresentações realizadas nas escolas, foram expostos para os alunos os riscos trazidos por esta poluição, tempo de decomposição, dos quais demonstraram grande interesse a respeito do assunto e informaram que ao visitarem as praias não jogarão lixo fora da lixeira além repassarem essa informação para todos que conhecem. Nas visitas aos portos, onde os desenvolvedores e voluntários do projeto entraram em algumas embarcações informando que as mesmas apresentam lixeiras de descarte adequando e que durante as viagens é de extrema importância que o lixo não seja descartado no rio, em seguida a distribuição de panfletos informativos. Tal púbico demonstrou grande interesse de preservação ao se deparar com as informações assustadoras a respeito da poluição na cidade de Manaus e municípios vizinhos. Em relação aos mutirões foram utilizados os mesmos panfletos das visitas aos portos para distribuir aos banhistas e todos os voluntários recolheram todo o lixo encontrado, os principais foram garrafas PET e latinhas de bebidas, dos quais demoram mais tempo para se decompor na natureza. Ao abordar a população de modo geral, realizar as apresentações e motivar a mobilização social em prol da limpeza e manutenção dos rios e igarapés, grande parte do público alcançado demonstrou interesse, pois apesar de não apresentar um conhecimento especifico a respeito da poluição, desenvolveu melhor o senso crítico em relação ao tema e muitos dos abordados informaram que darão continuidade ao projeto, farão seus próprios mutirões de limpeza, pois para eles, não só a água mas toda a natureza é de extrema importância para a sua existência, portanto deve-se preservá-la.

Conclusões

O projeto conseguiu desenvolver estratégias para a mobilização, fazendo o próprio público dar continuidade ao com suas próprias mãos e com isso alcançou o seu objetivo de desenvolver a consciência ambiental na população além de informa-los das graves consequências trazidas por um descarte incorreto. Sabe- se que o problema da poluição dos rios e igarapés não está resolvido, mas ao proporcionar para algum público, por menor que seja, a conscientização estará sendo repassada e com isso, talvez, no futuro todos estejam mobilizados em prol do meio ambiente.

Agradecimentos

Ao mеυ orientador, pelo emprenho dedicado à elaboração deste trabalho.

Referências

EDUCADOR Brasil escola, Flutua ou não flutua. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/flutua-ouafunda.htm>
Acesso em: 04 ago. 2015.
PROJETO escola verde, Gincana de Coleta Seletiva do lixo. Disponível em: < http://www.escolaverde.univasf.edu.br/?p=7024> Acesso em: 04 ago. 2015.