Autores
Limeira, J. (UFAM) ; Orleans, T. (UFAM)
Resumo
A necessidade de conscientizar a população da cidade de Manaus e interior do estado dos problemas causados pelos resíduos sólidos jogados nos igarapés se faz cada vez mais necessária e urgente. Durante a realização do Projeto Lixo Aquático – Vamos Limpar os Rios, conseguimos inúmeras realizações no nosso foco de trabalho em educação ambiental podemos observar uma mudança nos hábitos dos usuários de embarcações, e os visitantes das praias e moradores das áreas próximas a igarapés, que tomaram consciência dos problemas causados pelo acumulo de lixo, e o descaso com o meio ambiente. Mas entendemos que o trabalho precisa continuar. Quanto mais pessoas envolvidas nas questões ambientais mais qualidade de vida teremos.
Palavras chaves
Educação ambiental; Poluição; Ecossistema aquático
Introdução
A Poluição das águas por resíduos sólidos vem crescendo a cada ano. De um modo geral, estes são despejados principalmente por pessoas que nas viagens de barco realizadas nos arredores de Manaus e municípios do interior do Estado, sobretudo naqueles com maior potencial turístico como Parintins, Maués, Barcelos, dentre outros. Vale ressaltar que apesar de alguns barcos manterem um sistema de coleta, muitos passageiros não possuem consciência ambiental quanto a estas questões e acabam despejando estes resíduos diretamente no rio. Esta situação se agrava principalmente nos períodos festivos, pois aumenta consideravelmente o número de embarcações. Parte do lixo não biodegradável submerge e a outra vai para as praias prejudicando a agricultura de várzea. Apesar desse lixo aquático ser constituído, na grande maioria, por materiais quimicamente neutro, o que causa preocupação é a decomposição e sedimentação que está ocorrendo no leito dos rios e em particular nas áreas de várzeas, modificando as condições normais desse meio ambiente, com repercussões imprevisíveis para a fauna.
Material e métodos
Para o desenvolvimento deste projeto aderiu-se a uma abordagem teórica metodológica, onde através de palestras em escolas da rede pública de ensino básico, abordaram-se temas: “Poluição das águas em escala global, nacional e regional”, “Programas do governo de revitalização dos igarapés de Manaus”, “Constituição química dos resíduos descartados nos rios”, com isso abordou- se conceitos químicos tais como: misturas, densidade, funções químicas orgânicas e inorgânicas. A partir de gincanas reforçarem tais temas de forma interativa, onde com a gincana “Coleta seletiva” (PROJETO, 2014), os alunos aprendem as cores correspondentes aos materiais descartados e a importância de descartá- los separadamente, com a gincana do “afunda ou não afunda” (EDUCADOR, 2015), foi experimentado o conceito de densidade. As apresentações atingiram em media 120 alunos por escola e foram aplicadas em uma faixa de 10 escolas. Também foram realizadas visitas aos portos de Manaus, os voluntários chegaram a entrar nas embarcações e da uma pequena palestra de conscientização, ocorreu à distribuição de panfletos apresentando: Quantidade de igarapés poluídos; Programas realizados pelo governo para a limpeza dos igarapés; Quantidade de lixo retirada por estes durante o ano; Informações a respeito da coleta seletiva, o panfleto também apresentava um jogo de “caça ao lixo”, onde tinha que encontrar o lixo dentre a paisagem. Durante estas visitas atingiu em média um público de 300 pessoas com a ajuda de 10 voluntários. O projeto realizou mutirões de limpeza nas praias, onde os voluntários removeram todos os materiais que poderiam causar danos a natureza, além da distribuição dos panfletos informativos, foram removidos em média 200 kg.
Resultado e discussão
Em relação às apresentações realizadas
nas escolas, foram expostos para os
alunos os riscos trazidos por esta
poluição, tempo de decomposição, dos
quais
demonstraram grande interesse a respeito
do assunto e informaram que ao
visitarem as praias não jogarão lixo fora
da lixeira além repassarem essa
informação para todos que conhecem.
Nas visitas aos portos, onde os
desenvolvedores e voluntários do projeto
entraram em algumas embarcações
informando que as mesmas apresentam
lixeiras
de descarte adequando e que durante as
viagens é de extrema importância que o
lixo não seja descartado no rio, em
seguida a distribuição de panfletos
informativos. Tal púbico demonstrou
grande interesse de preservação ao se
deparar com as informações assustadoras a
respeito da poluição na cidade de
Manaus e municípios vizinhos.
Em relação aos mutirões foram utilizados
os mesmos panfletos das visitas aos
portos para distribuir aos banhistas e
todos os voluntários recolheram todo o
lixo encontrado, os principais foram
garrafas PET e latinhas de bebidas, dos
quais demoram mais tempo para se decompor
na natureza.
Ao abordar a população de modo geral,
realizar as apresentações e motivar a
mobilização social em prol da limpeza e
manutenção dos rios e igarapés, grande
parte do público alcançado demonstrou
interesse, pois apesar de não apresentar
um conhecimento especifico a respeito da
poluição, desenvolveu melhor o senso
crítico em relação ao tema e muitos dos
abordados informaram que darão
continuidade ao projeto, farão seus
próprios mutirões de limpeza, pois para
eles, não só a água mas toda a natureza é
de extrema importância para a sua
existência, portanto deve-se preservá-la.
Conclusões
O projeto conseguiu desenvolver estratégias para a mobilização, fazendo o próprio público dar continuidade ao com suas próprias mãos e com isso alcançou o seu objetivo de desenvolver a consciência ambiental na população além de informa-los das graves consequências trazidas por um descarte incorreto. Sabe- se que o problema da poluição dos rios e igarapés não está resolvido, mas ao proporcionar para algum público, por menor que seja, a conscientização estará sendo repassada e com isso, talvez, no futuro todos estejam mobilizados em prol do meio ambiente.
Agradecimentos
Ao mеυ orientador, pelo emprenho dedicado à elaboração deste trabalho.
Referências
EDUCADOR Brasil escola, Flutua ou não flutua. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/flutua-ouafunda.htm>
Acesso em: 04 ago. 2015.
PROJETO escola verde, Gincana de Coleta Seletiva do lixo. Disponível em: < http://www.escolaverde.univasf.edu.br/?p=7024> Acesso em: 04 ago. 2015.