Autores

Monteiro, D.D. (SEDUC) ; Muniz, F. (FAMETRO) ; Canalez, G.G. (UFAM)

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) desenvolvem nas crianças e nos jovens a organização de pensamento, capacidade de observação, interpretação e ainda podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos das várias áreas do conhecimento. Isso motivou aplicação das histórias em quadrinhos para ensino de sais inorgânicos aos alunos do 1 ano da Escola estadual tempo integral João dos Santos Braga, na cidade de Manaus. Para aplicação desse recurso foi utilizado o software, HagáQuê, com o intuito de aguça a curiosidade dos alunos, incentivar a leitura , a pesquisa e para melhorar a aprendizagem dos alunos Os resultados mostraram interesse e empolgação tanto pelo tema abordado como pela utilização do software HagáQuê.

Palavras chaves

Aprendizagem; ensino; HagáQuê

Introdução

As histórias em quadrinhos são uma forma de comunicação global existente em diversos países sob as mais variadas denominações, por exemplo, strip comics nos Estados Unidos, bande dessinée na França, Mangá no Japão e gibi no Brasil (Calazans, 2004 pg.8). Para McCloud (2005), as histórias em quadrinhos são “imagens pictóricas e outras justapostas em sequência deliberada destinadas a transmitir informações e/ou produzir uma resposta no espectador”. Surgiu a partir das primeiras artes sequenciais realizadas pelos homens da caverna que desenhavam hábitos, crenças e sentimentos. Vários trabalhos foram publicados e mostram que diversas experiências realizadas com potencial pedagógico com uso das HQ e a Educação em livros didáticos, exames de vestibular, jornais, gibi, por exemplo, o Centro de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo distribuiu gibi sobre uso de biotecnologia no cultivo de mexilhões e prevenção contra picadas de escorpiões. Atualmente HQ são reconhecidas pela Lei de Diretrizes e Bases- LDB (BRASIL, 1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (BRASIL, 2002). No Brasil, as histórias em quadrinhos são usadas nas escolas, principalmente no ensino fundamental, tanto como atividade literária quanto em práticas em sala de aula. (Kawamoto e Campos, 2014). Portanto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estratégia educativa partir da utilização do software “HagáQuê”, usado para construir histórias em quadrinhos com o intuito aguça a curiosidade dos alunos, incentivar a leitura e a pesquisa para melhorar o aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo sais do cotidiano de uma turma do primeiro ano do ensino médio na escola de tempo integral João dos Santos Braga, na cidade de Manaus.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada em uma turma do primeiro ano do ensino médio na escola de tempo integral João dos Santos Braga, na cidade de Manaus. A estratégia educativa utilizada foi o software HagáQuê uma ferramenta com a finalidade de aguça a curiosidade dos alunos, incentivar a leitura , a pesquisa e melhorar a aprendizagem dos alunos sobre sais inorgânicos . No primeiro momento foi realizada uma entrevista com os alunos para buscar respostas de como ser dar a relação entre os conceitos científicos de química e situações presentes no cotidiano dos alunos. As perguntas realizadas na entrevista tinham como proposta conhece até que ponto os alunos sabiam correlacionar o conteúdo sais inorgânicos com o seu dia-a-dia, até que ponto os alunos tinham conhecimento do uso e acesso do computador, se gostavam de ler, o que faziam no tempo livre estas indagações tinham intuito de verificar ser era possível a utilização do software HagáQuê para a construção das histórias em quadrinhos. A segunda parte da pesquisa foi à realização de uma aula contextualizada capaz de associar o conteúdo estudado com o cotidiano do aluno para promover uma aprendizagem significativa. Em seguida houve uma apresentação do software HagáQuê (versão 1.05, domínio público) um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. Na etapa final os alunos tiveram que construir histórias em quadrinhos utilizado como tema os sais cloreto de sódio (Nacl) e hipoclorito de sódio ( NaClO)

Resultado e discussão

Os resultados apresentados a seguir são consequências de uma análise das confecções das histórias em quadrinhos elaborados pelos alunos através do software HagáQuê. As orientações para construção da HQ a respeito do cloreto de sódio envolvia o conceito, produção e seus benefícios ao homem. Na narrativa construída no HQ (Figura 1) pelos alunos observou a ligação do cloreto de sódio aos acontecimentos do cotidiano do aluno, responderam a questão proposta pelo professor De Onde vem o sal? . Destaca-se ainda que ficou claro no HQ o conceito do cloreto de sódio mas faltou dizer as suas vantagens e desvantagens na alimentação.A figura 2 mostra uma característica importante das tirinhas que é o humor comprovado a familiarizado com este material conforme diz Calazans (2004), que as histórias em quadrinhos são um divertimento com o qual os jovens e adolescentes estão familiarizados e que prendem sua atenção pelo prazer. Podemos perceber pela pergunta Como age a Água sanitária na limpeza da roupa? Ela foi respondida pelos alunos e que a narrativa construída pelos alunos foi muito bem estruturada, pois demonstrou criatividade nos diálogos, trazendo muitas informações sobre o composto hipoclorito de sódio possibilitado ao leitor um entendimento e relacionamento da questão proposta com o cotidiano do aluno.

Figura 1 - De Onde vem o sal (NaCl)?

Tiras produzidas para ilustra o sal no cotidiano

Figura 2 - Como age a Água sanitária na limpeza da roupa?

tiras produzidas pelos alunos para ilustra a presença de água sanitária no cotidiano

Conclusões

No início da proposta houve iniciativa por parte do professor e motivação pelos alunos em construir as histórias em quadrinhos com a temática aplicação dos sais no cotidiano. Verificamos que a maioria dos alunos apresentavam um conhecimento prévio com o computador e com programas semelhantes ao software HagáQuê que viabilizou o seu uso. No segundo momento onde ocorreu a socialização sobre o uso do software HagaQuê percebemos que novos subsunçores foram agregados ao conhecimento e assim os alunos conseguiram de forma descontraída perceber em seu dia a dia a presença do conteúdo sais presente

Agradecimentos

Escola de tempo integral João dos Santos Braga, na cidade de Manaus, Orientadora Geise Góes Canalez

Referências

BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. <acesso em abril de 2015>
CANTARELLI, Elisa Maria Pivetta. Software Educacional HagáQuê. Rio Grande do Sul.
CARVALHO, Djota. A educação está no gibi. Campinas, SP: Papirus, 2006.

CALAZANS, Flávio. Histórias em quadrinhos na escola. São Paulo: Paulus,2004

FERREIRA, D.M.; FRACETO, L.F. Histórias em quadrinhos uma ferramenta para o ensino de química. In 7º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 12-14 jul. 2009, salvador.
KAWAMOTO, E.M.; CAMPOS, L.M.L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciênc. educ., Bauru, 20(1): 147, 2014